O que é: Picaresco em Literatura

O que é Picaresco em Literatura

O termo “picaresco” é amplamente utilizado no contexto literário para descrever um estilo de narrativa que se concentra nas aventuras e desventuras de um protagonista marginalizado ou de caráter duvidoso. Originário da Espanha do século XVI, o picaresco é um gênero literário que retrata a vida de personagens que vivem à margem da sociedade, muitas vezes envolvidos em atividades ilegais ou imorais.

Origens do Picaresco

O picaresco tem suas raízes na literatura espanhola do século XVI, período conhecido como Renascimento. Nessa época, a Espanha passava por grandes transformações sociais, políticas e econômicas, o que resultou em um aumento significativo da população marginalizada, como ladrões, prostitutas e vagabundos.

Esses indivíduos, excluídos da sociedade, tornaram-se personagens centrais nas obras literárias picarescas, que buscavam retratar a realidade da época de forma crua e realista. O primeiro romance picaresco conhecido é “Lazarillo de Tormes”, escrito por um autor anônimo no século XVI.

Características do Picaresco

O picaresco apresenta uma série de características distintas que o diferenciam de outros gêneros literários. Uma das principais características é a narrativa em primeira pessoa, em que o protagonista conta suas próprias experiências e aventuras.

Além disso, o picaresco é marcado pelo uso de uma linguagem coloquial e humorística, que reflete a realidade das classes mais baixas da sociedade. Os personagens picarescos são geralmente anti-heróis, indivíduos de caráter duvidoso que vivem à margem da lei e da moralidade.

Temas Abordados no Picaresco

O picaresco aborda uma série de temas recorrentes em suas narrativas. Um dos temas mais comuns é a crítica social, em que os autores utilizam os personagens picarescos para expor as injustiças e desigualdades presentes na sociedade.

Além disso, o picaresco também aborda temas como a corrupção, a hipocrisia, a religião e a sexualidade. Esses temas são explorados de forma satírica e irônica, com o objetivo de provocar reflexões no leitor.

Influência do Picaresco na Literatura

O picaresco exerceu uma grande influência na literatura ao longo dos séculos. Após o sucesso de “Lazarillo de Tormes”, diversos autores espanhóis e de outras nacionalidades se inspiraram no estilo picaresco para criar suas próprias obras.

Na literatura brasileira, por exemplo, o picaresco teve um papel importante no desenvolvimento do romance regionalista, retratando a vida dos sertanejos e retirantes. Autores como Graciliano Ramos e Guimarães Rosa foram influenciados pelo estilo picaresco em suas obras.

Exemplos de Obras Picarescas

Além de “Lazarillo de Tormes”, existem diversas outras obras picarescas que se destacam na literatura. Entre elas, podemos citar “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, considerada uma das maiores obras da literatura mundial.

Outros exemplos de obras picarescas incluem “O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de la Mancha”, de Alonso Fernández de Avellaneda, “A Vida de Lazarillo de Tormes e de seus Fortunas e Adversidades”, de Diego Hurtado de Mendoza, e “O Bandoleiro”, de Antônio José da Silva.

Conclusão

O picaresco é um gênero literário que retrata a vida de personagens marginais de forma crua e realista. Com suas características distintas e temas abordados, o picaresco exerceu uma grande influência na literatura ao longo dos séculos, inspirando diversos autores a criar suas próprias obras picarescas. Através de suas narrativas, o picaresco critica a sociedade e provoca reflexões no leitor.

Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/