Resenha: Filme Virada Radical


Se você está procurando um filme que seja sobre esportes e diversão, além de ter um toque de realidade mostrando um pouco como é a realidade dos atletas, esse filme é para você!

É o típico filme adolescente onde uma delas se mete em encrencas e usa a dança/esporte para mudar de vida. Mas, temos que dar os créditos: isso realmente ajuda a tirar jovens de todas as idades das ruas e a ter uma vida mais digna!

É um filme que já passou várias vezes na sessão da tarde, por isso é bem conhecido, mas tem o seu valor! É aquele filme para assistir numa tarde de descanso, que entretém e diverte na medida certa. Nada muito cult nem que exija muito da nossa capacidade de pensamento, mas tem dias que é exatamente isso que precisamos, não é mesmo?

Filme Virada Radical: A história

Tudo começa com a nossa protagonista Haley Graham sendo detida. Ela estava fazendo manobras radicais de bicicleta com alguns amigos e acabou presa em uma casa vazia ao fazer uma manobra que a leva a entrar na casa pela janela. Alguns vizinhos veem a cena e chamam a polícia. Os amigos de Haley conseguem fugir, mas ela não, então acaba indo para delegacia.

Como Haley já tinha se metido em encrencas outras vezes, a juíza dá um ultimato a ela: ela pode escolher se quer ir para uma academia militar ou para a academia VGA. Como ela já conhecia a academia VGA, e tinha, inclusive, deixado as meninas da ginástica na mão após desistir de uma competição nas vésperas, ela escolheu ir para a academia militar. Mas, como o destino gosta de ser traiçoeiro, a Juíza contraria o que a Haley escolheu e a manda para academia VGA.

Você pode gostar:  Como criar um blog de sucesso em 2021

Chegando lá ela é muito mal recebida pelas ex-colegas – com toda a razão – mas como não tem outra opção, volta a treinar.

Aí o filme começa a mostrar um pouco mais a rotina de treino de ginastas profissionais e fica bem interessante! É legal ver como as vezes subestimamos o trabalho duro delas! Muitas vezes vemos as Olimpíadas na televisão e não temos a real noção do quanto aqueles atletas precisam treinar e se dedicar para chegar ali.

Uma das cenas mais marcantes é uma em que a Haley finaliza o seu dia de treinos mergulhando em uma banheira de gelo para aliviar as dores no corpo.

A atriz realmente tem um corpo muito bonito, que com certeza é o corpo que uma ginasta tem com treinos tão difíceis e intensos!

Outro ponto legal do filme é que no fim as meninas acabam aceitando Haley de volta, afinal, ninguém tem outra escolha ali. E a Haley mostra pras meninas que além dos treinos e da vida puxada que elas levam, elas também podem se divertir e sair um pouco, para ter uma vida um pouco mais equilibrada, dentro do possível na realidade delas, claro.

A realidade das ginastas olímpicas

O filme é bem interessante, pois mostra uma realidade muito diferente da que estamos habituados. É realmente uma vida muito regrada, cheia de desconfortos, muitos treinos intensos e muita, muita, muita dor. Dá para ver que as meninas estão ali porque aquilo ali é a vida e o sonho delas, caso contrário nenhuma delas aguentaria tanto.

Haley Graham
Haley Graham

Além disso, também mostra o quanto existem algumas regras que são muito sem noção, por exemplo: as competidoras não podem deixar nenhum mínimo pedacinho de sutiã aparecendo, caso contrário perdem pontos!

Você pode gostar:  Pluto TV: Como assistir filmes gratuitamente

Chega a ser cruel o quanto os juízes cobram a perfeição de meninas que nada mais são do que adolescentes tentando fazer o seu melhor.

As lições do filme Virada Radical

Na minha opinião, o filme tem duas lições principais. A primeira é o quanto o esporte e a dedicação podem mudar a vida de alguém. A Haley vivia na detenção e se metendo em encrencas, mas quando começa a levar a ginástica a sério seus problemas diminuem.

Os esportes – independente do tipo – tem muito a ver com disciplina e isso ajuda em qualquer área da vida. Pessoas disciplinadas conseguem fazer o que tem de ser feito, independente de suas vontades.

O filme retrata bem o quanto esses esportes – por mais dolorosos que sejam – ajudam as meninas a desenvolver essa disciplina em busca da vitória.

É muitas vezes uma lição de vida para nós, que reclamamos de passar uma hora dentro de uma academia climatizada fazendo musculação e preferimos ficar em casa comendo morango com Nutella.

Elas tentam a todo custo parar de brigar entre si e mostrar a importância de estarem unidas para alcançarem os objetivos.

Apesar de ser um filme considerado por muitos “bobinho”, se estivermos de olhos bem abertos conseguimos tirar várias boas lições! E uma delas é que precisamos parar de fazer as meninas competirem entre si e começarem a se ajudar pelo bem comum.

O filme é uma lição de feminismo e sororidade incrível, onde no fim uma toma as dores da outra e todas se unem para vencer.

Uma ginasta olímpica de verdade

Um fato legal do filme é que a ginasta olímpica Nastia Liukin, que ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas em 2008 teve uma participação especial no filme!

Você pode gostar:  Crescimento do blog: Janeiro 2021

Em uma das cenas de competição, ela mesmo faz algumas posições nas barras assimétricas, deixando o filme bem mais real e mostrando como realmente o empenho dessas ginastas faz diferença no desempenho delas.

Olhares que se encontram
Olhares que se encontram

Outra curiosidade do filme é que podemos ver o ator Kellan Lutz em seu início de carreira! Para quem não se lembra, o Kellan é o ator que fez o papel de Emmett Cullen na saga crepúsculo!

Que tal correr um pouco pela Pousada Nerd?

Você já assistiu ao filme Virada Radical? Gostou? Conseguiu tirar mais alguma lição que não abordamos aqui? Tem algum outro filme nesse estilo que você também goste? Comente! Vai ser um prazer conversar com você nos comentários.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Marcos Mariano

Tenho 28 anos de idade e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia e literatura. Atualmente estudo Análise e Desenvolvimento de Sistemas e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Postagens recentes