É comum ouvirmos por aí que um bom vendedor é reconhecido pela sua “lábia”, isto é, seu talento para comunicação e convencimento. Mas, na realidade, o que antes era considerado como um dom, hoje em dia é visto como uma habilidade adquirida através de conhecimento e treinamento.
Tornar-se um bom vendedor não é uma questão de extroversão, mas de técnica. Obviamente, as habilidades da comunicação estão envolvidas, mas não é necessário ser uma pessoa falante demais. De fato, o vendedor inteligente é aquele que mescla um bom discurso argumentativo com uma audição apurada. Conheça a história das vendas e evolua na arte de aprender!
Esses dois elementos podem ser tidos como a espinha dorsal do que faz um bom vendedor: alguém capaz de ouvir o cliente, a fim de compreender suas dores e de ser cirúrgico ao entregar uma solução.
É por isso que as empresas buscam pessoas com alta capacidade de aprendizado, escuta e proatividade, pois todas essas características são requisitadas para que um vendedor traga resultados.
Conheça a seguir, em detalhes, as qualidades de um bom vendedor e quais delas são necessárias para alcançar a excelência nessa função. Veja também: como desenvolver um bom perfil de vendedor, na prática, e preparar-se para mudar completamente o seu jeito de fazer vendas!
Um bom vendedor é caracterizado como uma pessoa que reúne as seguintes características: curiosidade, determinação, proatividade e adaptabilidade. Afinal, sem esse perfil, dificilmente será possível se tornar um vendedor que atinge grandes resultados.
Essas características são necessárias para que o vendedor possa superar os obstáculos comuns à toda venda, e que se concentram, majoritariamente, nas objeções dos clientes.
Um bom vendedor é habilidoso para planejar suas vendas, conhecer cada cliente, ouvi-lo, adaptar seus argumentos, demonstrar conhecimento e autoridade e para negociar. Além disso, um bom vendedor anda sempre com o seu portfólio de vendas para exemplificar o seu trabalho no dia a dia.
Mas, tudo isso requer uma forma dinâmica de trabalho, no qual o vendedor nunca estagna na mesma coisa, pois sempre desbrava novos caminhos para alcançar seus objetivos. Em suma, todo bom vendedor é capaz de se tornar um grande empreendedor.
Hoje em dia, as empresas, em geral, investem pesado em treinamento para vendedores, de forma que eles possam se adequar à cultura da empresa que representam e ao produto que desejam vender. São novas técnicas e inspirações que servem para aumentar o grau de conhecimento deste profissional.
Técnicas de comunicação, escuta ativa, vendas e marketing: tudo isso pode ser ensinado para que um bom vendedor aprimore o seu trabalho. Existem qualidades que o profissional simplesmente deve ter, ou desenvolver, porque elas têm mais a ver com o perfil do vendedor.
Dentre essas qualidades, destacamos a adaptabilidade e a empatia, pois mesmo que a venda seja uma conversa rápida, a habilidade da empatia faz com que o vendedor não apenas identifique a dor do cliente, mas humanize a jornada de compra.
Além da comunicação e da habilidade de ouvir e compreender, um bom vendedor deve ser, em iguais medidas, um bom planejador e executor. Ele precisa saber traçar metas e ser capaz de chegar até ao fim, através de ações meticulosamente planejadas.
Aquele estereótipo do “falastrão”, que convence a todos no “talento”, ficou para trás há muito tempo. De fato, o vendedor deve saber se relacionar, criar networking e ser agradável, mas isso também deve fazer parte do seu arsenal de técnicas. Dentre muitas qualidades, o bom vendedor é um profissional contumaz.
Claro, por mais talentosa que uma pessoa seja, ninguém nasce plenamente capacitado para exercer uma função, e com o vendedor esse princípio não seria diferente. A simples ideia de “desenvolver um perfil” já implica que o bom vendedor é construído, formado, através de aprendizado e muita prática no seu cargo.
O desenvolvimento do perfil de um bom vendedor pode ser observado por dois vieses: profissional e pessoal, afinal, um complementa o outro, já que algumas características profissionais sobressaem de acordo com a personalidade e vice-versa.
Ainda que você não seja o melhor vendedor hoje, é essencial cultivar a disciplina para transformar o nível de sua própria capacidade. Então, podemos elencar as seguintes habilidades como o início do desenvolvimento:
Cada um desses aspectos entra na personalidade e na forma de operar de um bom vendedor. Dessa forma, é possível desenvolver as seguintes habilidades:
Cada uma dessas habilidades é usada em uma venda, por isso é muito importante que um bom vendedor as refine ao máximo.
Perceba que cada elemento das listas fala sobre habilidades, não técnicas. É preciso desenvolver essas habilidades antes de entrar no mundo das táticas de vendas mais usadas e que mais trazem resultados positivos para o universo do empreendimento.
Uma vez conhecidas as habilidades e como conquistar um perfil de bom vendedor, é o momento de passar a todas as técnicas para colocar isso em prática.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!