Monteiro Lobato, pré-modernista que viveu de 1882 à 1948, é uma das maiores referências literárias brasileiras.
O escritor, que esteve presente na infância da grande maioria das pessoas do país, teve seus diversos personagens eternizados por meio de seus livros, novelas, peças de teatro, filmes, e em diversos outros lugares.
O escritor possui várias obras de sucesso como, por exemplo, O Sítio do Picapau Amarelo. Sem dúvida, é um dos maiores universos de gênero infanto-juvenil que existe.
Além disso, ele possuía uma imaginação além da conta. Porém, ele tinha algumas ideias retrógradas, e teve sua vida repleta de polêmicas.
Monteiro Lobato, ao longo de sua vida, escreveu diversos livros muitíssimo conhecidos. Fora suas importantes traduções, artigos, críticas, prefácios, crônicas, cartas, e alguns livros sobre o cartão de petróleo.
Mas os livros infantis acabaram ganhando um espaço maior, principalmente quando nos referimos a uma de suas maiores obras: O Sítio do Picapau Amarelo.
Além desta, há também outras obras muito conhecidas de Monteiro Lobato como, por exemplo:
Você sabia da existência do Dia Nacional do Livro Infantil? E que esse dia é comemorado na mesma data de nascimento de Monteiro Lobato (dia 18 de abril)?
Também conhecido como Dia de Monteiro Lobato, a data de 18 de abril é utilizada para celebrar a importância da literatura infantil. Além disso, ela é uma das várias outras homenagens feitas para o escritor como, por exemplo, a Vila Buquira, localizada em São Paulo, e a fazenda de seu avô. Além, é claro, das várias escolas, bibliotecas e ruas que possuem o mesmo nome que o escritor, para imortalizá-lo.
Inicialmente, antes de Monteiro Lobato se dedicar à carreira como escritor, o mesmo havia se formado em direito, mas acabou não seguindo essa área, mesmo que ele tenha sido considerado um ótimo aluno.
Fora seu trabalho como escritor, Monteiro Lobato já trabalhou como editor, tradutor, empresário e jornalista tendo, inclusive, várias de suas matérias e editoriais divulgados em “O Estado de S. Paulo”.
Além disso, o escritor já tentou também se aprofundar em uma carreira como pintor. Porém, logo a deixou de lado, após conseguir confundir uma caixa de tinta aquarela com a tinta óleo.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!