Quem quer trabalhar e crescer no mercado digital deve ter o conhecimento básico sobre Marketing para e-commerce.
Sem as estratégias de marketing para as lojas virtuais, as vendas, certamente, não serão satisfatórias.
Apesar das semelhanças entre o comércio físico e o comércio virtual, existem algumas diferenças, sendo a principal, a necessidade da adoção de estratégias para atrair mais clientes.
Ficou interessado(a) neste assunto? Então, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo!
Conheça as principais estratégias de marketing para lojas virtuais:
O primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado relacionado ao seu negócio, ou seja, você precisa fazer a coleta das informações relevantes para assegurar o sucesso do seu e-commerce, como, por exemplo, o comportamento dos consumidores, os hábitos de consumo, os concorrentes, entre outros.
Isso é extremamente importante para que você alinhe o seu posicionamento no mercado e entenda se ele, de fato, possui chances de crescimento.
Fazer a definição do seu público-alvo não é fundamental somente para o marketing da loja virtual, mas, sim, para toda a estrutura do e-commerce.
Nesse sentido, desde a escolha dos produtos e do preço até a linguagem a qual será utilizada para falar com os consumidores nos canais de comunicação, estão diretamente relacionados ao seu nicho e ao seu público.
Para definir a persona do seu negócio, você deve buscar por características como idade, gênero, localização geográfica, grau de escolaridade, profissão e interesses daqueles que têm maior probabilidade de comprar o que você oferece.
É fundamental que você conheça e acompanhe o trabalho dos seus concorrentes, pois é importante entender com quem você está competindo para criar estratégias para se diferenciar delas.
Afinal de contas, não vale a pena abrir um negócio vendendo exatamente as mesmas coisas e da mesma forma que a concorrência faz, não é mesmo?
Não é novidade para ninguém que existem inúmeros canais de comunicação que possibilitam a divulgação de e-commerce.
Você pode usar redes sociais, buscadores de conteúdo, blog, e-mail, SMS, WhatsApp, etc.
No entanto, isso não quer dizer que você deve usar todos eles! O ideal é que você os conheça e depois determine quais têm condições de contribuir para seu negócio
É uma ótima ideia criar um cronograma de ações a fim de estruturar o funcionamento da campanha, com a fase de ativação, divulgação e encerramento, além de conseguir, também equilibrar as publicações em cada canal.
É necessário, para esse cronograma, levar em consideração os objetivos da empresa, a sazonalidade e as datas comemorativas.
Desse modo, você torna mais possível atrair os consumidores para a loja virtual de maneira sólida e integrada.
Se você é do mundo dos negócios online, ou está pensando em ser, sem sombra de dúvidas, você já deve ter ouvido falar do uso de técnicas de SEO.
Você não pode deixar de utilizar essa técnica com palavras-chaves adequadas.
Vamos supor que vende cigarros eletrônicos, então, você deve usar palavras-chaves as quais tem a ver com esse ramo e forma natural, você deve usar argumentos de convencimento e de incentivo.
Por exemplo, mostrando as vantagens de trocar cigarro por um vape (que segundo estudos é menos pior que o cigarro tradicional), como o vaporizador sky solo plus, etc.
Não deixe de usar essas estratégias de Search Engine Optimization (SEO) para que a sua loja virtual consiga atingir uma posição de destaque nos resultados orgânicos dos buscadores.
Agora que você está por dentro de tudo sobre as melhores estratégias digitais, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática.
CarinhosamenteMarcos Mariano
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!