Como trabalhar o marketing da sua pequena empresa

Esse texto foi publicado em 01/12/2022 02:47 e modificado pela última vez em 01/12/2022 02:51, escrito por Marcos Mariano.

Nesse artigo gostaria de falar sobre marketing, especificamente para sua pequena empresa. Usaremos uma empresa de desentupimento que deseja se posicionar na sua região para as palavras-chave “desentupimento de pia” e “como desentupir a pia da cozinha”.
Como trabalhar o marketing da sua pequena empresa
Como trabalhar o marketing da sua pequena empresa

Marketing funciona para pequenas empresas também?

Sempre que falamos de marketing pensamos em grandes empresas como Amazon e Microsoft, mas a verdade é que o marketing está muito mais próximo da sua empresa do que você imagina.

Pequenas empresas podem aumentar em muito seu faturamento e alcançar novos públicos investindo em uma estratégia de marketing.

Os novos público podem ser alcançados de maneira orgânica através da criação de conteúdos para o site ou redes sociais e também de maneira impulsionada, com o tráfego pago.

O que é melhor para empresa pequena, tráfego orgânico ou tráfego pago?

Não existe uma resposta certa para isso, e o mais recomendado seria aliar as duas estratégias já que elas se complementam e podem garantir o sucesso do seu negócio.

O que é melhor para empresa pequena, tráfego orgânico ou tráfego pago?
O que é melhor para empresa pequena, tráfego orgânico ou tráfego pago?

Por muito tempo a Pousada Nerd usou de ambos os tráfegos para vender cursos de criptomoedas, algo que funcionava muito bem, já que eu obtinha conversões tanto no tráfego pago quanto no orgânico.

O marketing da nossa empresa de desentupimento fictícia

Na introdução deste artigo, citei que usaríamos como exemplo para nossa estratégia de marketing uma empresa que quer se posicionar para as palavras-chave “desentupimento de pia” e “como desentupir a pia da cozinha”.

Devemos imaginar que a empresa quer aparecer nas buscas assim que alguém pesquisar por termos relacionados ao desentupimento de pia. Para isso um anúncio no Google é perfeito.

Crie uma campanha para as palavras-chave desejadas no Google Ads

Para aparecer nas campanhas locais, a empresa pode simplesmente criar uma campanha no Google Ads. Nesse anúncio será feita a segmentação do público de maneira que ele só apareça na região de atuação.

A segmentação do público pode contar com localidade, que pode ser a cidade ou região de atuação da empresa. Poder aquisitivo caso estiver trabalhando com produtos mais caros e principalmente em quais pesquisas deseja aparecer.

Crie uma campanha para as palavras-chave desejadas no Google Ads
Crie uma campanha para as palavras-chave desejadas no Google Ads

É importante configurar variações da palavra-chave, isso pode deixar a campanha um pouco mais cara, mas deve aumentar bastante o número de pessoas atingidas.

É importante acompanhar os números

Após isso, é importante acompanhar os números e analisar a taxa de conversão. Uma taxa de conversão muito baixa pode indicar que você está atingindo um público que não está interessado no seu serviço.

A partir disso vá refinando sua campanha até começar a ter lucro, gastando menos dinheiro e convertendo mais vendas.

Crie uma imagem e trabalhe de maneira orgânica

Algo que pode influenciar bastante na decisão das pessoas em comprar de nossa empresa fictícia é a imagem prévia que elas têm dela. Uma ótima maneira de mudar isso seria criar uma página no Instagram e postar dicas de como cuidar da casa.

Mesmo que isso não resulte em tantas vendas como outras estratégias mais agressivas, resultará numa melhora da imagem da empresa.

Na prática, quando essa pessoa precisar de algum serviço, estará mais inclinada a comprar de você do que do concorrente.

Crie textos tirando dúvidas comuns

Em todo nicho existem dúvidas que aparecem a todo momento. Você sabe disso, pois está acostumado a responder sempre as mesmas perguntas. Que tal usarmos isso para atrair mais pessoas ao nosso site?

Podemos criar algumas postagens com as dúvidas mais comuns e desenvolver uma estratégia de conteúdo ao redor disso. É importante também que as descrições estejam bem feitas em todas as páginas.

Tudo isso faz parte do marketing da nossa empresa fictícia.

Google Meu Negócio

“ Transforme as pessoas que encontram você na Busca Google e no Maps em novos clientes com um Perfil da Empresa gratuito para seu estabelecimento físico ou sua área de cobertura. Customize seu perfil adicionando fotos, ofertas, postagens e muito mais. “

Esse é o texto de propaganda do Google Meu Negócio, indispensável para toda e qualquer empresa. Essa ferramenta do Google permite que após cadastrar sua empresa, ela apareça para buscas em sua região com maior facilidade.

Google Meu Negócio
Google Meu Negócio

Se alguém pesquisar “desentupimento de pia perto de mim” você aparecerá como uma das opções no mapa. Esse é um dos maiores atalhos para fortalecer sua presença na pesquisa do Google.

Quais as vantagens de utilizar o Google Meu Negócio

  • Grátis: Crie um Perfil da Empresa sem pagar nada;
  • Fácil: Controle como seu negócio aparece na Busca Google e no Maps;
  • Personalizado: Adicione horário de funcionamento, fotos, postagens e muito mais.

“ Seja sua empresa um restaurante, loja ou provedor de serviços, o perfil ajuda os clientes a fecharem negócio com você de forma fácil e direta, oferecendo cardápio, orçamentos e muito mais. ”

Aproveite essa ferramenta para dar um gás a mais na sua presença digital.

Concluindo nossa estratégia para a empresa de desentupimento de pia

Nesse artigo falamos sobre uma possível estratégia de marketing para aumentar as vendas de nossa empresa ficticia. Nossa empresa atua no ramo de desentupimento de pias e deseja vender mais.

Nós primeiro identificamos quais as palavras-chave mais importantes para a empresa e qual público mais gerava conversões. Isso foi testado pouco a pouco até chegarmos em uma configuração que gerasse lucro.

Em seguida criamos um perfil para a empresa no Instagram para melhorar nossa imagem. Fizemos isso compartilhando dicas na rede, de modo que as pessoas lembrem de nossa marca ao contratar algum serviço.

Por último nos cadastramos no Google Meu Negócio para consolidar nossa presença local e facilitar os negócios.

Espero que tenha gostado da nossa estratégia, confira outros textos do blog para aprender mais sobre o assunto!

Como trabalhar o marketing da sua pequena empresa

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/