Primeira Habilitação: Saiba como tirar a sua carteira de motorista

Ter a primeira habilitação é o sonho de muitos, principalmente aqueles que estão prestes a completar 18 anos e não aguentam mais esperar o momento de poder ter a sua habilitação.

A primeira habilitação pode ser um divisor de águas na vida do jovem ou até mesmo do adulto que ainda não obteve a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Este documento traz independência do cidadão de se deslocar, viajar e ter maiores chances de entrar no mercado de trabalho.

Primeira Habilitação: Saiba como tirar a sua carteira de motorista
Primeira Habilitação: Saiba como tirar a sua carteira de motorista

Mesmo que você não pretenda dirigir profissionalmente, seja como funcionário de empresas ou para algum aplicativo, dirigir pode ser um grande diferencial no seu currículo.

Algumas empresas exigem que o funcionário seja habilitado para poder se deslocar, fazer visitas técnicas, visitar clientes, ir até reuniões e outras situações comuns na rotina de uma empresa.

Quem pode ter CNH?

Para você obter a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), deve atender as seguintes exigências:

  • Ser penalmente imputável (ter 18 anos completos);
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir documento de identidade ou equivalente;
  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Possuir comprovante de residência.

Ao atender esses critérios, você está apto a iniciar o processo e se for aprovado nos exames psicológico, de aptidão física e mental, conhecimentos em legislação de trânsito e prático de direção veicular, você receberá a sua CNH.

Por onde começar?

Inicie esse processo escolhendo a sua autoescola (Centro de Formação de Condutores – CFC). Essa escola irá te orientar em todas as etapas dando todo o suporte necessário e as orientações importantes para cada etapa, assim como informações de custos e prazos.

O conhecimento teórico, as aulas com simuladores e as aulas práticas serão feitas pelas a sua autoescola, então escolha uma que seja próxima a você e que sinta confiança.

Você pode gostar:  Ainda vale a pena criar um blog em 2022?

Organize-se

Se organize para que todo o processo, ou seja, da data de início até a prova prática seja cumprido no prazo de 1 ano. Salvo os processos que se iniciaram durante a pandemia, que tiveram o prazo estendido. 

Se você cumprir as etapas lentamente, fazendo aulas em períodos muito espaçados, você pode encontrar dificuldade ou acabar esquecendo o conhecimento ou a prática já obtida.

Inicie o seu processo em um período no qual você consiga se dedicar, marcar as provas ao fim de cada etapa. Caso você não seja aprovado na prova prática, você ainda terá tempo para treinar mais e repetir antes do prazo se concluir.

Exames iniciais

As primeiras etapas do processo são os exames médico e psicotécnico do Detran. O exame analisa os seguintes critérios:

  • Condições cognitivas e lógicas do candidato;
  • Características de aptidão e raciocínio visual do candidato;
  • Habilidades técnicas e traços psicológicos do candidato.

Essa etapa não exige preparação e costuma ser fácil. Mantenha a calma, tente dormir bem na noite anterior, não ingira bebida alcoólica antes do exame, se alimente bem e não chegue atrasado.

O médico por meio de exames e testes irá avaliar a sua capacidade observando os seguintes pontos:

  • Visão;
  • Audição;
  • Força e destreza;
  • Memória;
  • Capacidade de raciocínio lógico;
  • Capacidade de resposta a estímulos;
  • Personalidade;
  • Capacidade de diferenciar as cores;
  • Outros.

Prova teórica

Após as 45 horas/aula de curso, o Detran precisa certificar se os conhecimentos exigidos foram absorvidos pelo aluno e se ele está apto a dar continuidade às próximas etapas.

Provavelmente você já ouviu algum motorista falando que a prova do Detran é fácil ou que todo mundo passa. Sem o intuito de te preocupar, de fato existem algumas questões no qual a resposta é bem óbvia, mas o conteúdo precisa ser levado a sério e estudado.

Você pode gostar:  Google Notícias acompanhe todas as notícias do seu interesse

A prova teórica tem 30 questões e você precisa da pontuação mínimo de 21 acertos do conteúdo:

  • Legislação de trânsito;
  • Direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas;
  • Noções de primeiros socorros;
  • Noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito;
  • Noções sobre o funcionamento do veículo de duas ou mais rodas.

As questões são sorteadas a partir do Banco de Dados do Detran, mas seguem a seguinte distribuição:

  • 12 questões de legislação (inclui infrações e sinalização);
  • 10 questões de direção defensiva;
  • 3 questões de primeiros socorros;
  • 3 questões de cidadania e meio ambiente;
  • 2 questões de mecânica básica.

A melhor dica é realizar o máximo de questões no simulado detran ms, assim você terá bastante conhecimento para a prova teórica.

Simulador

A grande vantagem do simulador é fazer o condutor vivenciar situações que não poderiam ser apresentadas em vias públicas com segurança ou contextos que não podem ser programados como chuva e neblina.

O aluno consegue colocar em prática o conteúdo teórico e dirigir na simulação ambientes de rodovia, serras e se preparar para situações de aquaplanagem que trabalham as habilidades do futuro condutor.

O aluno pode escolher fazer até 3 horas da carga horária de aulas práticas no simulador em um cenário noturno para que ele consiga estar melhor preparado e confiante para o futuro.

Aulas práticas

Você juntamente com um instrutor irá praticar em vias públicas e aprender na prática o que foi visto no conteúdo teórico, como sinalização, cuidados, distanciamentos, velocidade.

Aproveite este momento para observar as suas dificuldades e inseguranças e o seu instrutor irá te orientar melhor nestes pontos para que você fique confiante e seguro na prova prática. Escute atentamente o profissional que está te acompanhando.

Você pode gostar:  Consciência corporal: como aprofundar a sua ligação com o corpo

Prova prática

Se você chegou até esta etapa, você está a um passo de pegar a sua carteira de motorista. 

Durma bem na véspera e chegue pontualmente. Ter calma e concentração é um fator decisivo e pode colocar em risco a sua aprovação por mais bem preparado que esteja.

Mostre ao seu fiscal que você tem domínio, segurança e responsabilidade, logo está preparado para ter a sua primeira habilitação.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Imagem padrão
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 930

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.