8 tendências de marketing influenciador para 2022

Quais são as principais tendências para o Instagram e o TikTok em 2022

2022 se inicia e, como de costume, muitos fazem uma pausa para analisar o ano anterior, avaliar os projetos realizados e tentar se antecipar para o futuro.

2022 chega com possibilidades de muitas mudanças nas redes sociais que podem impactar diretamente quem vive do trabalho desenvolvido em plataformas digitais.

Por esse motivo, é importante analisar minuciosamente as previsões para as redes sociais em 2022 e fazer os ajustes e adequações necessárias para obter sucesso.

A seguir, conheça as principais tendências para as redes sociais em 2022.

Quais são as principais tendências para o Instagram e o TikTok em 2022
Fonte: Pixabay

Tendência para o Instagram

Por vários anos, o Instagram foi a principal rede social. Agora, parece que durante 2022 eles implementarão novas funcionalidades com o objetivo de reter seus usuários diante do TikTok. 

Qual será o foco da plataforma em 2022?

Poder para os criadores. 

Nos próximos meses, além do conteúdo de marca, o Instagram apresentará novas maneiras de compensar os criadores de conteúdo, para que eles possam monetizar seus conteúdos dentro da plataforma. 

As compensações podem vir em diferentes formas, seja com base na viralidade do conteúdo ou em métodos de assinatura (parecido com o Just For Fans ou OnlyFans).

Tudo em vídeo. 

Com a introdução do Reels, o Instagram quer competir com o TikTok e, como o chefe da plataforma, Adam Mosseri, anunciou, eles continuarão a promover esse formato. 

Na verdade, o Instagram já começou a se mover em direção a esse objetivo com a remoção do IGTV e a unificação da seção “Vídeo”.

O Reels agora deve ser um componente central nas estratégias de marketing. O sucesso no Instagram será para quem mostrar-se criativo, inovador e divertido.

Sendo assim, quem quer se destacar no Instagram deverá observar esse ponto com atenção.

É importante considerar no momento da criação que a necessidade de novos conteúdos rápidos está se tornando cada vez mais comum, então a estratégia de marketing no Instagram precisa estar alinhada a ela, usando o Instagram Reels.

Para não falhar nesse ponto, deve-se atentar às especificidades do público para ser assertivo no tempo de cada vídeo que postar, além de conhecer os melhores horários para postar Reels.

Novas opções de compras.

Não é novidade que o Instagram está fazendo grandes esforços para permitir que os usuários comprem diretamente em sua plataforma, o que ajudaria as marcas estreitar o caminho de compra dos clientes.

Após o lançamento de links nos Stories para todos os usuários, o recurso de carrinho integrado deve ser lançado em todo o mundo nos próximos meses, incluindo novos recursos como o Live Shopping. 

Concentração nos recursos de mensagens. 

O Instagram está ciente de que os usuários usam sua plataforma não apenas para compartilhar conteúdo, mas também para se comunicarem entre si. 

Novas formas de comunicação (como ligações e videochamadas) já estão em fase beta.

Tendências para o TikTok

Para muitas pessoas, o TikTok é a plataforma de maior destaque em 2021. Seu crescimento nos últimos anos foi surpreendente. 

O aplicativo já acumula mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, e as previsões indicam que em 2022 ele pode até ultrapassar o Instagram.

Mas o que isso significa para a estratégia de mídia social?

Mais marcas. 

O TikTok ainda não está saturado por anúncios de marcas e empresas. Os negócios que conseguirem encontrar o seu lugar nesta plataforma terão uma vantagem competitiva que pode ser decisiva no futuro.

Aumento no investimento em publicidade. 

Por não sofrer a pressão publicitária do Instagram, o custo da plataforma continuará a manter um preço bastante competitivo.

Uma nova abordagem para o conteúdo da marca. 

Para muitas empresas, conteúdo gerado por funcionários e influenciadores se tornarão os pilares de sua estratégia de conteúdo.

Apoie os criadores. 

Em termos de novos recursos, por enquanto, o TikTok parece se concentrar em promover ainda mais os criadores de conteúdo (assim como fez por meio do Portal do Criador do TikTok em 2021). 

Parece que nenhum novo recurso foi anunciado para contas comerciais, mas o TikTok Ads pode desenvolver novos objetivos de compra e recursos de otimização de atividades.

Conclusão

Como vimos, o ambiente digital está constantemente inovando e mudando, e tentar abraçar todas as tendências pode ser muito exaustivo. Se você deseja estar atualizado, concentre-se nessas tendências:

  • O TikTok se tornará a principal rede social.
  • O conteúdo caseiro será a base do plano de edição.
  • As plataformas tradicionais colocarão a maior parte dos seus esfoços nos criadores de conteúdo, não nas marcas.
  • O aumento da pressão publicitária levará ao aumento dos custos, levando as marcas a encontrarem novas plataformas publicitárias para realizar atividades sociais a um custo menor.
  • As ideias virão dos anos 90 e 2000. Quanto mais ousado, melhor. É hora de sair do minimalismo e buscar novas formas de expressão.

Esteja atento às mudanças apresentadas e se prepare para todas, dessa forma o sucesso do seu projeto estará garantido.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

https://www.pousadanerd.com/

One thought on “8 tendências de marketing influenciador para 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.