Onde publicar minha Web Novel? | 8 alternativas para ler e publicar Web Novels — Apenas um fã de animes isekai

Aleatoriedades | Apenas um fã de animes isekai.

Tenho a história, mas cadê os leitores?

Cursos gratuitos de desenho
Cursos gratuitos de desenho

Após a popularização dos animes baseados em light novels, o consumo destes “livros para otakus” aumentou muito no ocidente, aqui no Brasil um exemplo de light novel popular é “Re:Zero“, publicado pela editora NewPop.

Estamos cansados de escutar sobre o “Syosetsu“, o website japonês em que as light novels são publicadas antes de serem adquiridas por uma editora. Apesar do Brasil ter um bom número de consumidores desse tipo de conteúdo, websites e apps para a postagem ainda são raros, mas os raros que existem tem um bom número de usuários, caso queira primeiramente lançar sua novel em formato web para depois publicar em versão física (o jeito é a autopublicação pela falta de editoras especializadas), você pode optar pelos websites a seguir.

1 — Vulcan Novels (sujeito a análise)

Vulcan novels

Vulcan Novel, um grupo de pessoas apaixonadas por novels e histórias dos mais diversos tipos. Esse grupo traduz e escreve novels dos mais variados tipos, caso tenha interesse em traduzir ou escrever, basta entrar em sua comunidade discord. Nela você pode criar amizades novas, ler dezenas de histórias e acompanhar em primeira mão as novidades. Eles possuem um programa de ajuda para quem quiser ser autor ou tradutor, com aulas e ajuda prática!

2 — Web Novels Brasil/Saikai Scan  (Postagem livre/Sujeito a aprovação)

Grupo de Scanlator.

Web Novels Brasil é uma comunidade para autores veteranos e novatos, o fórum foi criado pela “Saikai Scan“, nessa comunidade você pode postar suas obras e ela pode ser escolhida para ser postada no site oficial da Saikai.

Caso não queira se submeter ao fórum e deseje publicar diretamente no site da Saikai, é possível enviar sua obra no próprio site da saikai, mas você se deve atentar para alguns requisitos:
• Ter uma imagem de capa (300×400 ou na mesma proporção)
• Vinte capítulos ou um arco completo (todos juntos em um PDF)

Você pode gostar:  10 melhores animes baseados em mangás 2021

Obra a se destacar: A crônica de eastar, publicado no site da saikai scan em seguida foi publicada em versão física.

3 — Wattpad (Postagem livre)

Plataforma para publicação de histórias originais e Fanfics.

Quando se fala em publicação de Web Novel a primeira opção que se passa na cabeça dos autores é o Wattpad. Tendo mais de 80 milhões de leitores, o Wattpad é sim uma boa escolha para a postagem, porém não espere que sua obra fique famosa do dia para noite, por ser a primeira opção como eu disse, há milhares de histórias publicadas, se sua história não tiver um título ou capa chamativa, infelizmente ela vai se perder na multidão de histórias.

Obra a se destacar: Yuna Nate Séries, a Web Novel escrita por Lord ganhou uma versão física recentemente.

4 — Kiniga (Sujeito a aprovação)

Website para a publicação de Web Novels.

Comparado aos  outros da lista, o Kiniga é relativamente novo, mas mesmo sendo novo já tem um bom número de usuários no website, o número de obras do Kiniga cresceu em um ritmo assustador, começando pela publicação de obras do gênero isekai, hoje, o site tem obras dos mais variados gêneros.

 Obra a se destacar: Web Novel “33 depois de salvarem um mundo” escrita por rei do leste.

5 — Novel Mania (Sujeito a aprovação)

Grupo Scanlator de Light Novels e Web Novels.

Assim como a Saikai Scan, a novel Mania é um site de Scanlator e tem uma página para a postagem de Web Novels de autores nacionais, para enviar sua novel para avaliação você tem que enviar para análise:

• Nome da obra
• Sinopse
• Nome do autor
• Mínimo de 5 capítulos revisados (em PDF)
• Resumo rápido (em PDF)

6 — My Light Novel (Sujeito a aprovação)

Você pode gostar:  Taishou Otome Otogibanashi: anime lança novo trailer
Website de publicação de Light Novels Brasileiras.

O MLN foi um dos precursores dos blogs de postagem de Web Novels brasileiras, a maior parte das obras do site já estão concluídas e o autor que desejar publicar sua obra tem que ter certa experiência na escrita, mas caso seja um novato, o site possuí uma aba para o treinamento de novatos com dicas e exercícios de escrita.

7 — Webnovel (Postagem livre)

O webnovel ainda está ganhando seu espaço no cenário brasileiro, o website tem em seu catálogo obras de peso de todos os países como a Novel sul-coreana “Solo Leveling“, novel chinesa “Lord of the mysteries” e a novel norte-americana “Another  world with a truck“.

Por ser novo no cenário brasileiro, o servidor do Brasil ainda tem poucas opções para publicação se comparado aos outros (a falta da opção tags é um incômodo), mas já tem algumas obras interessantes e populares escritas por brasileiros.

8 — Spirit Fanfic (Postagem livre)

Website para publicação de fanfics e histórias originais.

Por que um website de Fanfics? 

O Spirit é um site de Fanfics nacional, além de fanfics, o site também aceita a postagem de obras originais, ele está na lista pois, apesar de ter milhares de usuários, com a ajuda das tags é possível sua obra alcançar um bom número de leitores.

Concluindo

Autopublicação é difícil quando se trata de obras voltadas ao público otaku, a escassez de websites para a postagem é o maior problema, mas o mais difícil é escrever, se sua escrita for boa o suficiente e sua intenção for construir um público para publicar uma versão física de sua obra o melhor é tentar sites “Sujeito a aprovação”, se caso seja um novato, sites como o “Spirit Fanfic” são o melhor para você.

Você pode gostar:  10 melhores animes seinen 2021

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Marcos Mariano
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 944

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.