Frases para refletir sobre a vida
Não é de agora que se percebe o quanto a cultura japonesa evidencia o significado das coisas. Com uma filosofia diferenciada das demais culturas, o Japão possui um estilo único e incomparável de se viver. Isso está mais que comprovado nos registros históricos do país.
Por meio de um embasamento milenar, a cultura japonesa possui uma forma diferenciada de ver a vida. Acostumados a momentos difíceis, a vida dos japoneses transmite a singularidade de um povo com ideais e perspectivas completamente evoluídas.

Em termos filosóficos, é o povo que mais cultua a sua história. Mesmo com os anos, não deixam para trás todo o resquício do que faz parte de sua identidade. Sendo assim, além de ser um país bem característico, o Japão também possui cultura significativa.
Conhecidos pela história como a cultura que mais se destaca pela sabedoria, qualquer argumentação japonesa eleva a prática de exercitar o modo reflexivo. Dessa maneira, além de acreditarem muito no poder do pensamento, os japoneses são marcados pela sua proeminência. Não só isso, são carregados pela cultura histórica de vida.
A seguir, algumas frases principais, vão trazer inspirações de filosofias japonesas muito sábias que podem ser inseridas no dia a dia.
Frases da filosofia japonesa para incorporar no seu dia a dia
Viva com grande resiliência
Viver com resiliência se atribui a como cada pessoa pode superar as dificuldades, bem como desafios do cotidiano. Esse pensamento ensina que todos os dias as pessoas precisam aprender a superar os momentos de crises. Orienta também sobre a capacidade de permanecer com leveza mediante as situações adversas.

Ou seja, executar a paciência em qualquer circunstância, sem dúvida, é a melhor opção para lidar com qualquer dificuldade. Para os japoneses, ao seguir essa prática, as pessoas conseguem manter o domínio dos seus sentimentos.
Admirar a imperfeição
Embora seja muito controverso, admirar a imperfeição é um ato que resulta em amplo crescimento pessoal. Pois, essa filosofia tem como intenção celebrar as imperfeições da vida, para que cada pessoa encontre um modo diferenciado de ver as coisas.
Celebrar a imperfeição é um exercício de reformulação daquilo que consideramos ruim ou feio. É extrair algo positivo de uma situação ou coisa relativamente negativa. Ou anular só pelo simples fato de transmitir essa sensação ruim.
A frase Wabi Sabi, ensina sobre a apreciação e reconsideração das coisas. Principalmente, enfatiza, a respeito do reconsiderar o eu pessoal de cada um. Sendo assim, a forma física de uma pessoa, uma cicatriz de machucado, características de nascença, cabelos e etc, devem ser significativamente considerados.
Admirar a imperfeição é uma frase que, inclusive, necessita mais do que nunca, ser colocada em prática. Isso porque os ocidentais estão cada vez mais apegados ao critério do que é perfeito. Então, aceitar qualquer outro parâmetro que esteja fora disso, é algo fora de cogitação.
Nutrir o corpo
Essa é uma das filosofias mais aplaudidas e levadas a sério no ditado japonês. Isso porque os japoneses entendem que o intestino é um órgão ligado ao cérebro. Dessa forma, é necessário garantir um dia a dia abastecido com alimentos altamente nutritivos e que sejam saudáveis.
Por isso também, o cardápio japonês está sempre caprichado com alimentos específicos como frutos-do-mar, carboidratos, chás, especiarias com gengibre e muitos vegetais. Com isso, o Japão também é reconhecido como o país que tem as menores taxas de obesidade do mundo. Sem contar que, é um povo que valoriza as práticas de atividade física.
Aprender a melhor forma de se cuidar
O cuidado com o corpo, alma e espírito é uma das preocupações que elevam a cultura japonesa. Essa filosofia de encontrar a melhor maneira de se cuidar é culturalmente ensinada desde cedo.
A regra dessa filosofia é que, antes de qualquer outra pessoa, primeiro o cuidado deve ser com si. Cortar relacionamentos, assim como pessoas negativas faz parte dos ensinamentos sobre cuidados.
Fazer o melhor em qualquer ocasião
Fazer o melhor em todas as situações é um ensinamento que garante a valorização do esforço. Por meio da dedicação é possível construir tudo que uma pessoa deseja de melhor para a sua vida. Nesse caso, a filosofia japonesa é até rigorosa, pois não existe nenhuma atividade que eles se propõem a fazer que não recebam destaque por isso.
Aceitar o que não pode ser mudado
Aceitar o que não pode ser mudado é uma expressão muito comum do Japão. Isso porque ela enfatiza que muitas coisas que acontecem na vida não são para serem mudadas. Elas simplesmente acontecem. Com isso o dever de cada um é saber lidar, ou seja, aceitar cada situação.
O que não tem como ser mudado, serve para ensinar que nem sempre as pessoas terão o controle de todas as coisas. Essa é uma frase que estimula cada um ao entendimento sobre o momento de lutar e o momento de simplesmente desistir.
Cuidar do círculo interno
Cuidar do círculo interno é considerado uma filosofia que fala a respeito dos relacionamentos com as outras pessoas. Essa frase tem como responsabilidade direcionar o envolvimento com aqueles que possuem características que sejam positivas. Ensina também as pessoas a manterem bons vínculos em todo o período.
Cultivar a gratidão em todo tempo
Ser grato é uma ação que desenvolve bons sentimentos e vibrações. Quando uma pessoa aprende a ser grato pelas coisas, pela vida e por tudo que o cerca, mais coisas positivas ela atrai.
Essa filosofia ensina sobre ser grato nos mínimos detalhes como reconhecer um dia bonito de sol, e agradecer também pelo dia de chuva. Considerar cada tempo com a sua beleza e particularidade.
Ser útil com as pessoas
Exercer empatia sobre os demais é uma arte de vida que ensina o ser humano a desenvolver a habilidade de ser amável. Agregar conhecimentos com aqueles que se encontram ao redor, bem como se importar com os interesses do próximo, é sempre uma prática de servir aos outros.
Elogiar, celebrar as qualidades, ajudar, bem como observar e ser hospitaleiro, são alguns dos atos de uma pessoa que é útil para o próximo.
Seguir a Pousada Nerd
Gostou das 9 frases da filosofia japonesa que selecionamos aqui nesse artigo? Comente! Vamos adorar saber a sua opinião!
Carinhosamente
Marcos Mariano
Uma cultura rica e com uma filosofia que nos dá todo o embasamento para viver a vida em sua plenitude
Realmente é uma cultura diferenciada nessas reflexões sobre a vida né? Acho que é uma das coisas que mais me encanta nessas terras orientais.
A gente aprende tanto com a cultura japonesa, mas acredito que o maior ensinamento dessa cultura, seja a paciência(onde bebe litros??) rs
Adoro isso de utilizar frases e com isso, aprender um pouquinho mais, principalmente sobre como olharmos para nós mesmos!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Olha, se eu encontrar os litros de paciência com certeza vou compartilhar com você (depois de beber a metade).
No geral são ótimos ensinamentos que no mínimo nos fazem pensar e olhar para a vida de uma outra forma.