Categories
Jogos

9 melhores jogos gacha para Android 2021

Lista com os 9 jogos para Android que eu mais indico em 2021. Se você é um jogador de longa data de Summoners War, isso pode servir também como uma alternativa ao jogo.

Os melhores jogos de RPG para você colecionar personagens em 2021

Se tem uma coisa que mudou com o passar dos anos foram os hábitos relacionados a jogos. Antes limitados a uma televisão e um console, hoje é possível jogar a partir de qualquer lugar com um videogame portátil ou com um celular que tenha Android ou IOS instalado.

Nesse texto vamos tratar especificamente de jogos gacha disponíveis para Android, sendo bem mais acessível e o que a maioria das pessoas tem em mãos. É possível jogar também pelos diversos emuladores de Android disponíveis para Windows.

O que é um jogo Gacha Game?

Já dediquei um texto inteiro aqui no blog para falar sobre o que é um Gacha Game e qual a ideia por trás, mas vou falar rapidamente nesse texto caso não queira ler a versão completa.

Para nosso propósito de jogos de RPG mobile, um jogo gacha, ou Gacha Game, é basicamente um jogo onde a obtenção de personagens ou itens é através de banners, caixas, invocações ou outros métodos que não possuam 100% de certeza de se obter o que você quer, se assemelhando muito com as máquinas de Gachapon que são bastante comuns no Japão.

Maid Chloe, Epic Seven
Maid Chloe, Epic Seven

Essa aleatoriedade na obtenção de recursos faz com que as pessoas passem bastante tempo farmando por novas moedas ou faz com que elas invistam grandes quantidades de dinheiro.

Existem vários tipos de Gacha

Dependendo do jogo, a aleatoriedade pode estar nos personagens ou nos itens obtidos. Em Final Fantasy Record Keeper, por exemplo, é possível obter todos os personagens, porém os itens são limitados a retirada em banners permanentes e temporários. 

Temos também os jogos que são parecidos com Summoners War, em que você precisa invocar personagens e torcer para conseguir algum de raridade alta. Como a aleatoriedade já está nos personagens, é possível conseguir itens e outros recursos apenas investindo tempo no jogo.

Se você pensa em jogar algum jogo desse estilo, controle bem o seu tempo para não passar mais tempo que o adequado jogando e prejudicar sua saúde mental.

Agora que já expliquei um pouquinho sobre esse estilo de jogo vamos para a nossa lista, que você provavelmente vai adorar.

1 – Epic Seven

Epic Seven é o meu favorito no momento por possuir uma história envolvente e que é muito bem contada, com lindas animações, fases que não cansam e diversas linhas alternativas para conhecer melhor os personagens.

O jogo possui diversas funções que são muito desejadas em outros jogos, como a possibilidade de repetir invocações de personagens até 30 vezes em determinados momentos, isso evita que você tenha que ficar resetando sua conta até obter um bom personagem para continuar.

Epic Seven
Epic Seven

Batalhas automáticas, explorações, mistérios, lindas animações, história envolvente e muito mais coisas te esperam no mundo incrível de Epic Seven. Ainda não sei como é o late game do jogo, mas só pela história ele já valeria a pena.

O único ponto que me desagrada é a intensa busca por novos equipamentos, mas até aí tudo bem, já que ter que farmar é característica de todo e qualquer gacha.

2 – Summoners War

Queridinho dos gachas desde 2014 e provavelmente um dos jogos mais famosos do gênero, Summoners War tem gráficos e jogabilidade agradáveis. A Com2Us está constantemente atualizando o jogo e realizando eventos e campeonatos, desse modo você nunca vai sentir que o jogo está abandonado.

Os guias do jogo montam uma trilha bastante suave e agradável para te levar por vários estágios através de missões e conquistas. Outra coisa agradável em Summoners War é que as missões dos eventos são acessíveis para jogadores de todos os níveis, então nada de perder uma recompensa por começar a jogar agora.

Summoners War
Summoners War

Summoners War possui também uma comunidade extremamente ativa e amigável, e isso pode ser comprovado tanto no chat do jogo onde se pode obter ajuda para praticamente qualquer atividade, ou fazendo uma rápida pesquisa e vendo a imensa quantidade de criadores de conteúdo para o jogo.

O que me desagrada em Summoners War é a imensa dificuldade em se obter os mobs mais raros de 5 estrelas, os famosos Nat 5. Isso é levemente remediado com a possibilidade de completar grande parte do conteúdo PVM do jogo com mobs farmáveis, ou seja, monstros que você precisa dedicar apenas tempo para conseguir, e não dinheiro.

O seu grande problema será no PVP, mas até chegar esse ponto você já saberá se quer investir no jogo ou não.

3 – Raid Shadow Legends

Raid Shadow Legends tem o mesmo estilo de Summoners War com algumas pequenas mudanças que podem agradar alguns jogadores. Enquanto SW tem uma aparência que puxa mas para o Cartoon e pode ser adequado para públicos mais jovens, Raid tem gráficos um pouco mais sombrios e traz um estilo medieval.

Se você gosta da jogabilidade de Summoners War, porém se sente desconfortável com os gráficos, dar uma chance para esse jogo pode ser uma ótima ideia. Quando joguei gostei bastante da evolução dos personagens e me senti menos sufocado que em outros gachas pela quantidade de informação.

RAID: Shadow Legends
RAID: Shadow Legends

O sistema de equipamentos é o padrão de todo gacha, com itens obtidos aleatoriamente nas fases e que podem ser melhorados até +15. Imagine Summoners War com equipamentos medievais no lugar das runas numeradas de 1 a 6.

O grande problema de Raid Shadow Legends são as propagandas constantes tentando te fazer comprar packs premium por valores que são bem elevados. Isso se torna um problema ainda maior à medida que sua progressão fica mais lenta no late game. O jogo passa uma sensação que a única maneira de dar o próximo passo é investindo seu dinheiro.

4 – Final Fantasy Record Keeper

Final Fantasy Record Keeper está entre os meus jogos favoritos pelo sentimento de nostalgia que oferece aos fãs da série Final Fantasy. É possível reviver a história de todos os jogos da franquia além de utilizar todos os personagens delas, independente de ser um mocinho ou um vilão (olá Sephirot, adeus Cloud). 

Além da nostalgia histórica, o jogo também oferece o melhor das batalhas em ATB, característica pela qual Final Fantasy ficou tão famoso. Só quem já colocou um input de Curaga correndo com medo do boss jogar primeiro sabe do que eu estou falando.

Final Fantasy Record Keeper
Final Fantasy Record Keeper

É possível obter e colecionar todos os personagens, maioria deles disponíveis através da história ou de eventos. O jogo é bastante generoso nesse aspecto oferecendo vários Memory Crystals para que você resgate seus personagens favoritos.

A quantidade de conteúdo do jogo é imensa, o que pode sufocar um pouco os iniciantes, mas com certeza é um jogo que vale a pena, já que maior parte do conteúdo pode ser completado sem gastar nada.

Não consigo pensar em um ponto negativo desse jogo além da dificuldade de certos chefes, que basicamente obrigam você a jogar com uma combinação específicas de magias ou criar um combo muito bem-planejado.

Se você é fã de Final Fantasy e gosta de jogos com active time battle vai amar esse jogo.

5 – Calibria Crystal Guardians

Apesar de ser uma cópia descarada de Summoners War, Caibria Crystal Guardians trás muitas das chamadas “quality of life changes” ao jogo, que são basicamente melhorias na qualidade de vida e que tornam o jogo mais agradável de se jogar.

Na época do seu lançamento, por exemplo, nem todos os jogos contavam com batalhas automáticas e repetição, fazendo com que o jogo fosse bastante atraente. Não dropar runas flat em slots pares (algo que acontece com bastante frequência em SW) também é algo bastante simples e agradável.

Calibria Crystal Guardians
Calibria Crystal Guardians

O jogo conta com uma história simples como a maioria dos gachas e o foco acaba sendo colecionar e desenvolver seus personagens. A quantidade de personagens é relativamente alta, se considerarmos que eles não estão sendo reaproveitados em todos os elementos para inflar os números.

O jogo é bastante generoso com os recursos e moedas, oferecendo recompensas pelo seu tempo online. Apesar dessa função ser interessante, eu ainda prefiro jogos que recompensam pelo tempo offline, já que isso é muito mais benéfico para jogadores casuais.

Se você está cansado de Summoners War ou de Raid Shadow Legends e quer tentar um jogo mais recente, Calibria Crystal Guardians é exatamente o que você está procurando.

6 – Genshin Impact

Genshin Impact foi o jogo mais esperado de 2020, e só de olhar para a qualidade gráfica e a profundidade da história entendemos porquê. O Gacha da miHoYo está em um nível muito superior a quase todos os outros jogos do mesmo estilo.

Com mecânicas elementais únicas e muitas vezes pouco exploradas em outros jogos, Genshin Impact consegue entregar um misto de estratégia, ação e elementos envolventes de RPGs como culinária e coleta de recursos.

Genshin Impact
Genshin Impact

O ponto negativo é que o game exige bastante, tanto do seu celular quanto da sua mecânica, então acaba sendo mais confortável jogar no computador. Não fosse esse único fator eu focaria todos os meus esforços de criação de conteúdo apenas nesse jogo.

Genshin Impact nos traz o melhor dos mundos, deixando inclusive jogos de computador comendo poeira, e apesar de ser multi plataforma, acredito que ele se encaixe melhor no computador e nos consoles do que no mobile.

7 – Yu-Gi-Oh! Duel Links!

Duel Links é um dos, se não o maior jogo de cartas que existem na atualidade. Com uma jogabilidade fluida e vários personagens para jogar, o jogo se mostra muito melhor que outros o do mesmo gênero como Legends of Runeterra e Magic Arena.

Algo que conta positivamente para o meu TCG favorito é a imensa nostalgia que traz aos que assistiram o animê. Se eu tivesse que listar os melhores jogos que trazer os sentimentos dos animês à tona, eu com certeza listaria Duel Links no topo.

Yu-Gi-Oh! Duel Links!
Yu-Gi-Oh! Duel Links!

Ao mesmo tempo que é relativamente fácil montar um bom deck e chegar aos rankings mais altos da fila ranqueada, é difícil jogar colecionando cartas. Raramente aparecem decks realmente fortes e que são completamente F2P. Infelizmente quando isso acontece a fila ranqueada fica cheia daquele mesmo deck e eu fico bastante desmotivado de jogar.

Resumindo uma longa história: se você gosta de jogos de carta ou do animê, esse é um ótimo jogo, porém, se você é como eu, e gosta de completar tudo nos jogos, esse gacha vai ser um pouquinho mais doloroso que os outros da lista.

8 – Saint Seiya Awakening

De todos os jogos da lista esse é o único que eu ainda não explorei, mas foi por falta de tempo, e não por falta de vontade. Além de ser um jogo no Universo dos animês, ele possui diversas funcionalidades que eu gostaria de ver em outros jogos do estilo.

Uma dessas funcionalidades é um sistema de farm menos desgastante, podendo ser pré-configurado com certo nível de customização e um sistema de evolução de personagens bastante fluido. 

Saint Seiya Awakening
Saint Seiya Awakening

Se meu amor por Epic Seven morrer em algum momento desse ano, eu com certeza vou migrar para esse jogo. A não ser é claro, que lancem um jogo decente no Universo de Naruto, o que parece bem difícil no momento.

9 – Fate Grand Order 

Com uma das maiores comunidades globais, Fate Gand Order se mantém como um dos jogos mais jogados em toda história dos gachas desde o seu surgimento. Muito do que se tornou prática comum nos jogos, veio daqui, dessa obra-prima.

Talvez ele não seja tão famoso por aqui, justamente por não ter sido lançado oficialmente na nossa Play Store, isso acaba limitando o acesso já que nem todo mundo quer, ou sabe configurar uma VPN ou acha seguro instalar o Qoo App.

Fate Grand Order
Fate Grand Order 

Não tenho muita esperança de um lançamento regional do jogo, mas se viesse seria uma ótima adição, principalmente para aqueles que são fãs da série Fate e mergulham profundamente na história.

Últimas dicas antes de partir

Uma dica de ouro antes de você começar a jogar qualquer um desses jogos é conferir os tutoriais para iniciantes. Eles existem aos montes no YouTube e podem acelerar significantemente seu progresso. 

Eu, por exemplo, consegui progredir mais em 14 dias guiados pelo Curto Jogos do que em 3 meses jogando por minha conta. Falando em YouTube, não deixe de seguir nosso novo canal. Tenho certeza que irá encontrar conteúdos interessantes por lá também.

Carinhosamente
Marcos Mariano

By Marcos Mariano

Tenho 28 anos de idade e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia e literatura. Atualmente estudo Análise e Desenvolvimento de Sistemas e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

1 comment on “9 melhores jogos gacha para Android 2021”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.