Antecipação de recebíveis: O que é, como funciona e como fazer

Antecipação de recebíveis

Você já ouviu falar em antecipação de recebíveis? Também conhecida como “antecipação de crédito” é uma tática adotada por algumas empresas na busca de recursos financeiros para que dividas mais urgentes e próximas do prazo de pagamento possam ser quitadas sem maiores problemas. Confira no decorrer do artigo um pouco mais sobre o que é a antecipação de recebíveis, como ele funciona, quem pode fazer e motivos para que você adote esta tática em sua empresa.

O que é antecipação de recebíveis

Se você possui uma empresa e ainda não sabe e nem usufrui do serviço de antecipação de recebíveis/antecipação de crédito então saiba que seu negócio pode estar perdendo uma ótima forma de otimizar seu caixa e não cair nas falhas do capital de giro.

De forma simples e direta esse serviço irá garantir e “adiantar” um dinheiro que já é seu e de sua empresa, porém apenas entrariam em seu caixa após um certo tempo que poderia variar entre um, dois ou três meses, podendo demorar ainda mais em algumas ocasiões.

Digamos por exemplo que você tenha a oportunidade de fechar um grande negócio com x cliente, porém, o mesmo precisara de um maior tempo para realizar o pagamento ou o faça de forma parcelada, para que você não recuse o serviço e perca o cliente em potencial apenas porque o pagamento será a longo prazo você poderá então recorrer à antecipação de recebíveis, com este serviço você conseguirá antecipar os valores das notas fiscais respectivas das vendas a longo prazo que fechar.

O que é antecipação de recebíveis
O que é antecipação de recebíveis

Como fazer a antecipação de recebíveis?

Para realizar uma antecipação de recebíveis você poderá optar por três diferentes meios, que são: bancos; FIDCs/ESCs e factorings

Bancos

Vá até uma instituição de sua escolha e a mesma irá realizar uma análise de crédito de sua empresa, analisando as devidas notas e cheques que está desejando antecipar. Será cobrado uma taxa e o IOF sobre o serviço.

FIDCs e ESCs

O FIDCs (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) são antecipados em securitizadoras, procure pelo serviço de securitização de recebíveise a mesma irá transformar os débitos em direitos creditórios. O FIDCs é isento do IOF e apresenta taxas mais competitivas.

Factorings

As chamadas empresas de factorings são agências especializadas na antecipação de recebíveis, as mesmas fornecem o debito e a empresa possui acesso instantâneo ao mesmo; se tornando uma opção mais rápida e menos burocrática para as empresas.

Quem pode fazer antecipação de recebíveis?

Qualquer empresa está apta a procurar pelos serviços de antecipação de crédito; como dito anteriormente este é um serviço que irá fazer com que o caixa de uma empresa continue girando, com que a firma ainda tenha recursos e dinheiro para manter o local de trabalho em ordem, pagando os funcionários, mantendo a produção diária, pagando fornecedores, etc.

É importante ressaltar que este recurso é mais recomendado em casos urgentes, para momentos em que você e sua empresa precisam de dinheiro para manter as atividades essenciais do dia a dia.

Alguns dos setores da economia que mais utilizam da antecipação de recebíveis são:

  • Metalúrgicas;
  • Industria de plásticos;
  • Alimentos e bebidas;
  • Agronegócio;
  • Industrias gráficas;
  • Indústrias químicas;
  • Autopeças.

Por que antecipar recebíveis?

Se interessou pelo serviço, mas ainda possui algumas dúvidas sobre o porquê antecipar os recebíveis? Confira alguns dos principais benefícios que sua empresa obterá ao optar pela antecipação de crédito:

Crescimento da empresa

Uma vez em que você antecipa os recebíveis terá um maior crescimento financeiro de seu negócio; com o dinheiro em seu domínio conseguirá fazer negócios mais facilmente, seja com clientes ou fornecedores;

Por que antecipar recebíveis
Por que antecipar recebíveis

Taxas

A antecipação de recebíveis oferece taxas menores do que financiamentos/empréstimos, uma vez em que através da antecipação você apenas está pegando um recurso que já é seu, diferente de pedir dinheiro emprestado para uma instituição. Garantindo então uma operação mais barata e longe de possíveis taxas abusivas que resultariam num endividamento futuro;

Redução de riscos

Toda e qualquer empresa corre o risco de sofrer com possíveis inadimplências, casos em que o cliente realiza uma compra e não cumpre com o pagamento da mesma ou pratica alguma fraude por exemplo; com a antecipação de recebíveis sua empresa estará diminuindo os riscos de ficar dependente de uma possível venda inadimplente e não cumprir com os compromissos diários.

Excelente! Com estas informações você já possui conhecimento e alguns dos motivos para adotar a antecipação de recebíveis para sua empresa, entretanto, é importante ressaltar que você como empresa não fique dependente deste recurso, por mais que seja um dinheiro próprio que chegaria a você em longo prazo é imprescindível que você tenha lucros e recursos para manter sua empresa em ordem além deste serviço.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Antecipação de recebíveis: O que é, como funciona e como fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/