Dicas de educação financeira

Se você está começando a pensar em educação financeira, existem algumas dicas super importantes que podem lhe ajudar a conquistar seus sonhos e a finalmente realizar os seus próprios objetivos! Ficou curioso? Então continue conosco!

Quando o assunto é sobre educação financeira, algumas dicas são de extrema importância para ajudar você na conquista de objetivos.

Dicas de educação financeira
Dicas de educação financeira

Podemos ter em nosso imaginário que, pelo menos uma vez em sua vida, você pode ter chegado a ouvido de alguma pessoa a respeito do quão importante é se organizar financeiramente.

Isto é muito importante para diversas coisas em nossa vida, seja para conquistar objetivos, dar mais um passo em direção ao seu sonho ou simplesmente melhorar a forma como você lida com o tão importante dinheiro.

Nesse sentido, existe outro ponto interessante é que, além de muito necessárias, várias delas são extremamente simples de serem executadas.

O desafio maior em colocá-las em prática é, portanto, somente o seu comprometimento em segui-las.

Neste artigo você vai ver qual a importância da educação financeira e algumas dicas para que os próximos meses sejam de saldo positivo na sua conta!

Dicas simples de Educação Financeira para pôr em prática já!

Antes de começarmos essas dicas essenciais, precisamos que você compreenda alguns pontos. Essas dicas são valiosas e ensinadas pelos maiores economistas do mundo, contudo, nenhuma delas servirá de nada se você não colocá-las em prática. Portanto, aprenda e pratique!

Nunca gaste mais do que ganha!

Isto tem que ser algo que devemos gravar em nossas almas para nunca esquecer em momento algum. Pois, existem centenas de contextos que nos colocam nessa relação entre gastar e ganhar.

Nós acreditamos, ainda por cima, que ela pode ser até bem óbvia, mas o desafio maior está em colocar em prática,

De qualquer forma, é muito importante olhar para dentro e avaliar com sinceridade a sua realidade atual. E, se isto for possível, não ouse gastar mais do que ganha. Viva dentro do que lhe é possível viver.

Existem dezenas de óbvios motivos para isto, afinal, você não pode gastar o que não tem e, quando gasta, está só se afundando para tentar pagar o que não consegue.

Não caia nas alternativas fáceis de empréstimos ou de pegar aquele “dinheiro emprestado” com um amigo ou com quem quer que seja. É cilada e você só vai se afundar mais na dívida.

Esquemas que podem ajudar

Para lhe ajudar a controlar seus gastos existem diversas “regras” que podem ser praticadas para não extrapolar sua cota mensal de gastos. Existe, por exemplo, a regra: 50-15-35.

Neste modelo você considera 3 divisões principais para os seus gastos, sendo

  • 50% para os gastos essenciais (alimentos, luz, água, moradia e etc.);
  • 15% para prioridades financeiras (Quitar dívidas ou guardar uma reserva de emergência);
  • 35% para gastos não essenciais (Lazer, viagens e etc.)

Alertamos que o terceiro item é o mais “descartável” e deve ser basicamente cortado completamente em caso de algum momento de crise financeira.

Além deste esquema você pode variar as porcentagens, como o de 50-30-20 e outros. Também é possível criar sua própria regra para seguir e determinar suas prioridades e necessidades mensais.

Não existe um padrão melhor ou pior, mas a recomendação é que sempre diminua ao máximo cortes não essenciais.

Outra dica importante é, o dinheiro que sobrar da porcentagem de lazer e gastos essenciais, coloque-o na reserva de emergência. É sempre bom ter uma boa reserva de emergência.

Tenha um planejamento financeiro

Agora vamos entrar em uma área para quem quer realmente conquistar seus objetivos e sonhos, fazer um bom planejamento financeiro.

Além de te ajudar a cortar gastos desnecessários e a montar uma estratégia para alcançar seus objetivos, um bom planejamento financeiro nos dá a capacidade de analisar minuciosamente o padrão de gastos de cada um e entender melhor o que pode ser mudado e o que precisa ser reestruturado.

Assim, você chegará a um patamar de gastar muito menos do que ganha!

Se você está se perguntando o que é esse tal planejamento, vamos te explicar de uma forma bem simples.

Um planejamento financeiro consiste, basicamente, no registro e análise detalhada da sua situação financeira atual.

E, a partir disso, você terá que traçar um plano de ação para que o seu objetivo final seja atingido. Também será possível determinar até em quanto tempo ele vai ser possível.

Você também poderá atingir vários objetivos e metas com um único planejamento, alguns deles como:

  • Quitar todas as suas dívidas;
  • Montar uma reserva de emergência;
  • Viajar no ano que vem para a Europa;
  • Colocar meu filho na escola particular;
  • Comprar um carro novo;
  • Cortar gastos supérfluos.

Você pode pensar em absolutamente qualquer plano e saiba que ele será facilmente encaixável a um plano financeiro!

Carinhosamente
Marcos Mariano

Dicas de educação financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/