Como obter insights relevantes para prospectar novos clientes?

Atualmente os insights relevantes a partir da gestão de dados constituem-se como os elementos mais decisivos para o crescimento de uma empresa. 

Alargar o público consumidor é sempre um desafio, especialmente no mercado atual, que é marcado pela concorrência exacerbada.

É preciso considerar que as empresas agem de forma simultânea, onde o reflexo de seus atos é o que sobressai no mercado. 

Como obter insights relevantes para prospectar novos clientes?
Como obter insights relevantes para prospectar novos clientes?

O cliente se vê bombardeado de propagandas a todo tempo, pois é isso o que as marcas fazem. 

De certa forma, encontra-se um terreno em comum para muitas empresas, no sentido do marketing.

Mas, se existe relativa padronização em todas as práticas, como fazer o seu negócio aparecer mais, como sair na frente, como conquistar mais clientes? 

Os insights relevantes são a resposta, pois correspondem eles surgem do estudo profundo do comportamento do público a quem a marca se dirige.

Quem é esse consumidor, onde mora, o que gosta de fazer, são apenas algumas perguntas que as empresas buscam responder, para que suas estratégias sejam cada vez mais certeiras e elas saiam na frente diante da concorrência.

Na esteira da obtenção de dados para que a empresa aumente seu escopo de clientes encontra-se a prática de usar o mailing segmentado, muito comum no mercado B2B. 

Confira a seguir os motivos que tornam os insights relevantes tão preciosos para o crescimento de uma empresa, bem como as melhores formas de obtê-los e não melhor maneira de captar tais insights, se não através de um mailing.

Aprenda mais sobre como a inteligência de dados pode influir nessa prática e fazer sua empresa alcançar resultados como nunca.

Entenda a importância de se obter insights relevantes  

Existe uma necessidade que permeia todo negócio no mundo de hoje, a qual se materializa no contato real entre empresa e consumidor. 

É a questão do relacionamento, que deve ir muito além da simples busca frenética pela compra de um produto ou serviço. 

Os insights relevantes ajudam a estreitar essa ponte entre marca e cliente, principalmente quando iniciar, por exemplo, uma campanha de cold mail.

Através do cold mail, você consegue captar novos clientes em massa, de uma forma personalizada, ágil, de fácil mensuração e engajamento para novos leads. É uma excelente aposta!

Uma vez compreendido o principal motivo de se obter insights relevantes, é possível delimitar, exatamente, do que tratam. 

Em suma, são informações acerca do consumidor, que podem ter duas naturezas principais: demografia e hábitos de pesquisa e consumo.

Os dados demográficos se constituem por informações de: localidade, família, idade, escolaridade e toda informação que possa oferecer um detalhamento de quem o é seu consumidor, em uma perspectiva social.

Já os dados referentes aos hábitos e pesquisa são: de que forma o consumidor realiza buscas na internet, como realiza suas compras, quanto produto costuma comprar, com que frequência faz a compra, de que forma prefere pagar, etc. 

Essas informações são pertinentes ao comportamento, que tem a ver com o psicológico de cada pessoa.

A partir da reunião de todos esses dados, os especialistas contratados pelas empresas fazem análises para descobrir quem é o consumidor. 

Dessa forma, estratégias, majoritariamente de vendas e marketing, são criadas. Tudo isso para fazer com que a empresa se aproxime do cliente.

A aproximação deve ser realizada da maneira mais natural e agradável possível.

Uma marca memorável, de qualidade, é vista como aquela capaz de dar uma experiência de consumo ao cliente. Quanto mais original e inédita, melhor.

É importante notar que o consumidor do B2B possui diferenças-chave com o consumidor do B2C, que se trata do consumidor final.

De fato, o cliente do B2B é uma pessoa que toma decisões de uma empresa, isto é, a representa. 

Esse cliente é mais exigente, difícil de convencer, e na maioria dos casos, já sabe o que quer. Isso torna os insights relevantes, neste caso representados pela aquisição de mailing segmentado, de extremo valor.

Isso porque a lista providenciada nesse tipo de mailing é preenchida com o contato e os nomes dos reais tomadores de decisões nas empresas, pessoas em cargos de chefia e gerência. 

No mercado B2B, é preciso ter os dados dessas pessoas a fim de oferecer o produto ou serviço e realizar a venda.

Como obter insights relevantes?

Como obter insights relevantes?
Como obter insights relevantes?

Os insights relevantes podem ser usados tanto pelas grandes empresas, que possuem equipes inteiras especializadas no ramo do consumer insights, quanto pelas pequenas. 

Não importa o tamanho de sua empresa, saber como extrair dados demográficos, de hábitos e do consumidor determinará o seu crescimento.

Mais importante do que possuir um time enorme de especialistas, é saber encaixar os dados em categorias de análise. 

Assim, insights relevantes vão surgir, tais quais:

  • A persona de sua marca;
  • Que espécie de conteúdo produzir online;
  • Como oferecer vantagens;
  • Em quais aspectos treinar os vendedores;
  • Como alimentar o relacionamento do cliente com a empresa;
  • Como aumentar o campo de prospecção.

Uma análise profunda de dados permitirá que sua empresa se posicione no mercado. 

Saber como o cliente pensa e o que deseja, é o caminho mais curto para edificar a oferta perfeita e tornar a sua marca em significado de autoridade e confiabilidade.

Utilize a Inteligência de Dados a favor do seu negócio

A inteligência de dados nada mais é do que o produto da coleta e análise de todas as informações pertinentes ao consumidor. 

As quais é possível acessar por meio da internet. Não apenas ao realizar pesquisa tradicional nos buscadores, mas pelo uso de softwares especializados em dados.

Insights relevantes podem surgir da análise de dados, e das métricas, especialmente no que tange às estratégias de marketing digital e vendas.

A transformação digital permitiu que os dados fossem coletados de maneira mais específica e também automatizou o processo de análise. 

Assim, há mais tempo para, literalmente, pensar nas melhores estratégias, que mais se adéquam à realidade de sua empresa, seu mercado e seu público.

Exemplos de uso da inteligência de dados incluem o Google Analytics, o Big Data e o CRM.

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado já era usada antes da transformação digital, e até hoje não perdeu seu poder e valor. 

Afinal, é a oportunidade de uma empresa perguntar diretamente ao consumidor. 

São as pesquisas sobre seus gostos, o que desejam num produto, pelo que prezam ao fazer compras, etc.

Também é possível fazer isso através das pesquisas de satisfação, de modo a traçar as próximas estratégias de venda e marketing.

Afinal, o pós-venda pode ser determinante no retorno dos clientes e, quem sabe, eles indiquem seu produto ou serviço. 

Não apenas é um relacionamento longevo, mas do tipo que gera frutos. 

Conclusão

Obter insights relevantes é uma consequência de obter dados precisos acerca da pessoa e do comportamento do consumidor. 

Cada uma dessas informações é como um bloco na ponte que anula o abismo que pode existir entre marca e cliente.

Portanto, investir na obtenção de dados para você ter insights relevantes é o ingrediente principal na criação de estratégias de marketing e vendas. 

Esses planos, bem como execuções, devem ser ousados, originais e, ao mesmo tempo, encontrar correspondência no consumidor.

Utilize as ferramentas disponíveis para automatizar o processo da análise de dados e se surpreenda com o tempo economizado, o qual deve ser usado para criar inovações interessantes a fim de obter novos clientes e novas fatias do mercado.

De nada adianta investir pesado em propaganda, anúncios e até mesmo conteúdo quando não se tem uma direção certa do que dizer e como dizer. 

O cliente espera de sua marca informação e segurança. Ofereça tudo isso, alicerçado no que se sabe dele. 

Quanto mais intensa for essa prática, mais rápida será a conquista de novos clientes interessados.

Bons negócios,

Carinhosamente
Marcos Mariano

Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

https://www.pousadanerd.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.