Marketing de influência, veja como funciona

Com o passar do tempo, o marketing de influenciadores ganhou espaço no mercado digital. Os influenciadores que têm um público fiel e ainda são poderosamente persuasivos precisam muito de marcas de diferentes nichos.

De acordo com dados da pesquisa da plataforma de Cursos Online com Certificado, Certificado Cursos Online, muitos influenciadores digitais são a segunda maior influência dentro das decisões de compra, atrás das recomendações de amigos.

customers users color wheel
Photo by Kaboompics .com on Pexels.com
Insights Acionáveis Para Estratég...
Insights Acionáveis Para Estratégia De Marketing De Conteúdo

Esses números assustaram outras mídias publicitárias e colocaram o marketing de influenciadores no centro das atenções.

Continue lendo e aprenda como usar o marketing de influenciadores em sua estratégia de comunicação de mídia social.

O que é Marketing de Influência?

O marketing de influenciadores é uma estratégia simples e fácil de entender, mas tem um poder incrível. Consiste em relacionamentos estabelecidos entre marcas ou empresas patrocinadoras e produtores independentes de conteúdo.

Estes, por sua vez, têm forte impacto em públicos específicos, com os quais se relacionam dentro das mídias sociais.

O objetivo é criar uma ponte entre as marcas e o público de influenciadores e parceiros digitais. Tenha um impacto positivo na percepção do público sobre sua marca. Então complete outras metas como:

  • Gerar valor e confiança;
  • Conquistar novos clientes;
  • Reter clientes;
  • Influenciar na decisão do cliente.

Todos os objetivos recorrentes são uma consequência das empresas que fazem um bom marketing de influência.

Por que investir em marketing de influência?

Há uma boa razão pela qual investir em marketing de influenciadores é uma ótima opção.

A estratégia permite que a empresa entregue com maior poder de fogo uma mensagem que afete a jornada de compra de seu público-alvo. Ou seja, use as vozes de admiração, reconhecimento e confiança do público que a marca deseja influenciar.

Você pode gostar:  Como ser verificado no TikTok: 10 dicas

E, como já mostramos no início deste artigo, os influenciadores digitais ocuparam o segundo lugar dentro do ranking de influenciadores para decisões de compra.

Como tal, as estratégias de marketing de influenciadores vêm ganhando nos últimos anos e parecem continuar a produzir os melhores resultados para o futuro.

Além de ser uma opção de marketing muito poderosa, também é muito econômica. A marca pode atingir um grande público a um custo acessível e tem mais chances de produzir resultados.

Combina com a marca

Muitos influenciadores digitais têm a maior vantagem da confiança do público. Então, não basta somente o público ter afinidade com o seu produto ou serviço, é preciso também que os profissionais gostem do que você oferece.

Por isso, os depoimentos são genuínos, honestos e sinceros, trazendo resultados reais e fidelização do público.

Canal de atuação

Muitos canais definem que alguns detalhes do marketing digital: o modelo do público alvo, faixa etária, propensão a preferir determinados produtos.

Por exemplo, pense em influenciadores no LinkedIn, Spotify e Facebook que têm perfis completamente diferentes.

Para qual dessas plataformas você é mais adequado? A resposta sempre depende do que você vende.

Você pode até mesmo tentar uma rede social mais voltada para memes e lazer como TikTok ou Helo App para encontrar os seus clientes dependendo do seu nicho.

Tipo de parceria

Não, não é só porque você vai decidir o número de seguidores de um influenciador ou outro.

É necessário entender como implementar a parceria em sua estratégia. Pergunte sempre sobre valor, o envio de produtos, o modelo de publicação e muito mais.

O ideal é abordar todas as ações possíveis para atingir os objetivos dentro da sua marca, desde as parcerias pagas, comunicações até a recriação de conteúdo.

Você pode gostar:  8 tendências de marketing influenciador para 2022

Como aplicar o marketing de influenciadores à estratégia de marca

Acertar no marketing de influenciadores não é um erro de sete cabeças. No entanto, quando você está apenas começando, pode ser suspeito.

Por conta disso, você verá a seguir algumas dicas para colocar em ação e usar assim como estratégia dentro do seu projeto:

Determine uma meta

A primeira coisa que você deve fazer quando for adotar o marketing de influenciadores é traçar os principais objetivos que a estratégia está tentando alcançar. Este é um princípio básico que deve se aplicar dentro de qualquer estratégia de marketing dentro da mídia social.

Qual é o principal objetivo da meta? Gerar vendas? Lançar um novo produto? Capturar leads para sua marca? Essas perguntas precisam ser respondidas para atingir os objetivos principais da campanha.

Depois de ter os principais objetivos traçados para sua empresa, você poderá passar para a próxima fase da sua estratégia.

Encontre o influenciador certo

Tão importante quanto ter um propósito claro, a escolha certa de quem será a cara da sua marca é crucial para que o marketing de influenciadores seja frutífero. Dito isso, é necessário escolher o influenciador ou influenciadores certos para desenvolver uma estratégia.

Contratar um influenciador com milhões de seguidores não fará nenhum bem se esses seguidores não estiverem engajados. Ou se o público do influenciador não estiver interessado no conteúdo que você oferecer.

É melhor escolher influenciadores que sejam iguais ou semelhantes ao público da sua empresa. Portanto, o impacto da estratégia é maior e é mais fácil atingir as metas estabelecidas.

Agir em conjunto

A voz que as marcas realmente precisam para influenciar seu público já está no target? Então é hora de continuar atacando e entrar em contato com influenciadores para parcerias.

Você pode gostar:  Como Ganhar Dinheiro na Internet e Trabalhar em Casa

Após o acordo, o próximo nível é sempre planejar e executar todas as ações conjuntas com o objetivo de promover os produtos, serviços e a empresa.

Ações conjuntas entre marcas e influenciadores são fundamentais para o sucesso de uma estratégia de marketing de influenciadores. Afinal, eles serão a parte mais prática dentro da sua estratégia, onde você poderá colocar em ação tudo que você tem planejado.

Por fim, mas não menos importante, a qualificação profissional é algo muito importante para a sua carreira, por conta disso, faça algum Curso Online da área e aperfeiçoe os seus conhecimentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Marcos Mariano
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 944

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.