Como os animes evoluíram ao longo dos anos

Esse texto foi enviado por Adrian Paul, Head de Marketing na *NC Cuttingtools*

As origens do anime podem ser encontradas no Japão do final do século XIX. Alguns dos primeiros exemplos de animação contemporânea foram criados por artistas japoneses com inspiração no movimento artístico francês conhecido como “Japonisme”.

Como os animes evoluíram ao longo dos anos
Como os animes evoluíram ao longo dos anos

A popularidade do estilo não decolou até a Segunda Guerra Mundial, quando o governo do Japão começou a enfatizar os desenhos animados como uma tática para aumentar o moral.

Um século de animes

Apesar de ter uma história que remonta mais de um século ao início do século 20, o anime pode parecer um desenvolvimento recente. O primeiro anime foi um curta-metragem chamado Namakura Gatana (The Dull Sword), criado pelo artista Jun’ichi Kuchi, e lançado em 1917, no auge da era do cinema mudo.

Foi produzido pelo artista utilizando métodos de animação de recorte de vanguarda. Vários dos trabalhos japoneses iniciais foram influenciados por curtas-metragens de animação da França e dos EUA.

Eles levaram muito tempo e dinheiro para fazer, apesar do fato de que geralmente eram considerados muito bem feitos.

Eles também não se tornaram tão conhecidos quanto, digamos, as animações da Disney, em parte porque permaneceram em grande parte em silêncio e também em preto e branco em uma época em que outras mídias haviam feito a transição para cores com som.

Influência da Disney nos animes

Alguns dos primeiros trabalhos no cânone do anime incluem Momotaro de Seitaro Kitayama de 1918 e Chikara To Onna No Yononaka de 1932, o primeiro filme de anime dublado.

Esses dois curtas-metragens foram criados em uma época em que a maioria das pessoas não achava que a animação pudesse ser utilizada para contar histórias mais longas.

Após o lançamento de Branca de Neve e Os Sete Anões pela Disney em 1937, essas opiniões restritivas começaram a mudar. Foi recomendado para animadores de todo o mundo, mas especialmente na indústria de anime jovem, procurar formatos mais longos.

A Disney tem um impacto em mais do que simplesmente a duração dos filmes. Os filmes da Disney foram uma grande influência para Osamu Tezuka, que é considerado um dos fundadores da animação e diz ter produzido mais de 700 mangás em sua vida.

Seu estilo foi muito influenciado por esses filmes, principalmente a forma como a Disney retratava a doçura com feições redondas, infantis e olhos grandes.

À medida que a forma de arte se desenvolveu, esse movimento estético se aplicou quase exclusivamente ao anime.

*Adrian Paul*
*Head of Marketing at **NC CuttingTools*
https://www.nccuttingtools.com/

Como os animes evoluíram ao longo dos anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/