7 alimentos que influenciam seu estado de espírito

Você sabia que o que você come influencia seu estado de espírito? Todo alimento consumido produz ou libera substâncias que atuam diretamente sobre o cérebro. Talvez você tenha conseguido identificar que quando você come um determinado alimento você sente ou percebe algo. Você se lembra, existe um cheiro, um gosto, uma textura que o faz sentir-se mais feliz ou, pelo contrário, mais triste?

7 alimentos que influenciam seu estado de espírito
7 alimentos que influenciam seu estado de espírito

Hoje, com a colaboração de médicos e pesquisadores, vamos lhe falar sobre 7 alimentos que influenciam seu humor e que podem te ajudar a ter alguns dias repletos de bem-estar. 

Os principais alimentos que influenciam o seu humor

  1. Cereais como arroz, quinoa e aveia, consumidos inteiros ou processados, aumentam a produção do “hormônio feliz” da serotonina. Eles também permitem que os níveis de açúcar no sangue se estabilizem.
  2. O chocolate, especialmente se tiver uma concentração acima de 70%, é rico em flavonoides do cacau. Esta é uma substância que ajuda a melhorar o humor e a manter a clareza mental. Ela também contém triptofano e ajuda a elevar os níveis de dopamina, responsável pela regulação do humor, atenção e aprendizagem.

Dica extra

Sobre o chocolate, coma quando for desafiado academicamente ou no trabalho. O chocolate também ajuda a reduzir o estresse e a gerar bem-estar.

  1. O chá-preto é outra bebida que ajuda a equilibrar os níveis de estresse. Dentre suas propriedades, observa-se que o chá-preto contém 2-4% de cafeína, influenciando o pensamento e a atenção. Ele também contém antioxidantes e outras substâncias que podem ajudar a proteger o coração e os vasos sanguíneos.

Além disso, falando em ervas, suplementos naturais como tribulus terrestris e a maca peruana podem ajudar no desejo sexual (libido).

  1. As pimentas contêm capsaicina, que combate a frustração, a depressão e a raiva. Ela é encontrada em pimentas, e é responsável por essa leve sensação de queimadura na língua. Quando o cérebro percebe aquele calor picante como dor, ele responde imediatamente liberando endorfinas, que aumentam a sensação de bem-estar. 
Você pode gostar:  Profissões mais buscadas: quais são os cursos de graduação mais procurados pelos estudantes brasileiros

Mais ingredientes que trazem benefícios importantes

  1. O consumo de frutas e vegetais está ligado ao bem-estar e à felicidade, de acordo com um estudo do American Journal of Public Health. Frutas como a banana melhoram o humor, pois são ricas em vitamina B6, que está envolvida no processo de transformação de certos compostos proteicos de serotonina. Ela também contém ácido fólico, vitamina C e fibras vegetais, que ajudam a melhorar as defesas do corpo. Se você está em boa saúde, isso também se reflete em seu estado de espírito.

Hora de descascar o abacaxi!

Outra fruta poderosa para seu humor é o abacaxi. Este fruto contribui para o bem-estar físico e é um aliado contra a frustração, pois contém compostos ativos que aumentam a produção de serotonina. A vitamina C estimula a circulação (a longo prazo, mais do que aquele famoso remédio azulzinho!) e o metabolismo, aumenta a capacidade do corpo de se curar, acalma os nervos e ajuda nos problemas de concentração e motivação.

O melhor de tudo é que você pode comer abacaxi à noite, já que o cérebro converte o triptofano em melatonina, o hormônio do sono. 

  1. Proteínas animais como a carne bovina e o frango aumentam a liberação de serotonina, um neurotransmissor que em níveis elevados previne a depressão. As carnes magras são ricas em ácido linoleico, uma gordura natural que ajuda a combater o estresse, bem como ferro e ômega-3, componentes básicos para a saúde do cérebro.
  2. As nozes também são um alimento saudável que ajuda com as emoções graças à sua contribuição de ácidos graxos ômega-3, os principais responsáveis pelas mudanças de humor. Eles também contêm triptofano, um composto químico que ajuda na síntese da serotonina. Sentimentos relacionados ao nível de serotonina no corpo incluem raiva, agressão, apetite, memória e atenção. Recomenda-se o consumo de cinco nozes por dia.
Você pode gostar:  A história dos desenhos

Relação entre dieta e bem-estar mental

Assim como seus músculos e sua gordura corporal podem variar dependendo do que você consome, também pode variar seu humor. Como vimos, alguns alimentos podem afetar ou influenciar o sistema nervoso; estar consciente do que você come pode ajudá-lo a administrar as mudanças de humor, a fadiga, a depressão e a ansiedade.

A explicação está no fato de que a maioria dos alimentos acima são ricos em triptofano, o que, como já mencionamos, ajuda a produzir um aumento na serotonina. A serotonina é um neurotransmissor, e baixos níveis de serotonina estão associados a sintomas de depressão, ansiedade, angústia e tristeza. Em outras palavras, os alimentos ricos em triptofano atuam como antidepressivos naturais.

A relação entre dieta e bem-estar mental tem sido de interesse para um campo emergente de pesquisa conhecido como psiquiatria nutricional, de acordo com um artigo no The New York Times. 

Na verdade, fala-se também de uma tendência gastronômica chamada “Mood Food“, que incentiva o consumo de alimentos que trazem felicidade e bem-estar. Precisamente, são alimentos que impulsionam a produção de endorfina e serotonina.

Conclusão

“Nós somos o que comemos”, dizem… A melhor recomendação será sempre comer comida de verdade, com pouco ou nenhum processamento. Uma dieta variada, rica em alimentos que fornecem ao corpo os nutrientes de que ele precisa para funcionar corretamente. Você já conhece uma lista de sete alimentos que ajudam no seu bem-estar, inclua-os em sua dieta e desfrute de um bom humor!

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Imagem padrão
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 934

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.