Pular para o conteúdo

Como ter sucesso em vendas pelo Instagram?

Todo mundo conhece o Instagram. A rede social, criada em 2010, surgiu com o intuito de compartilhar fotos. No entanto, com as novas funcionalidades, muitos passaram a se perguntar como ter sucesso em vendas pelo Instagram.

Obviamente que ganhar curtidas no Instagram ajuda muito nesse objetivo. Mas isso é, apenas, parte do processo. O engajamento real, que resulta em vendas, vai para muito, além disso.

Como ter sucesso em vendas pelo Instagram?
Como ter sucesso em vendas pelo Instagram?

Existem, de fato, muitas ferramentas que podem impactar os seus bilhões de usuários, nesse sentido. E mais de 25 milhões de marcas já as utilizam. Assim, você pode ser uma dessas pessoas.

Fique conosco para saber como conseguir vender no Instagram. E, acima de tudo, para saber o porquê você deve fazer isso. Boa leitura.

Quais são os números do Instagram?

Pode parecer, a um primeiro olhar, que o Instagram serve, apenas, para documentar nossos momentos pessoais. No entanto, muitas pessoas estão na rede seguindo empresas e marcas.

Assim, 60% dos usuários encontram novos produtos no Instagram. E 73% deles acompanham marcas na rede, com 72% interagindo com influenciadores digitais.

E o próprio Instagram ajuda na descoberta de novas tendências. Ainda mais se você mantém um bom engajamento com os seus seguidores, respondendo os comentários e incentivando compartilhamento e reações.

Como ter um perfil comercial no Instagram?

Em primeiro lugar você precisará da ferramenta Instagram for Business. Ela permite que obtenha mais dados sobre seus seguidores, entre outras funcionalidades.

Dentre as informações fornecidas, você pode ter acesso às impressões, engajamento e alcance. De qualquer uma de suas publicações.

Dentre os dados que o Instagram for Business fornece estão o gênero, idade e localização dos usuários. Além de dados de comportamento, como horário em que mais acessam.

A plataforma tem ainda outras funções. Como a venda de produtos pelo próprio aplicativo.

Como aproveitar o potencial do Instagram?

A primeira coisa que você precisa para isso é ter uma página no Facebook, ligada à sua conta no Instagram. Em seguida, dentro das configurações do Instagram, você precisa selecionar Alternar para perfil comercial.

No momento da conversão do seu perfil, você pode selecionar a página do facebook. Ou, então, criar uma, caso não a tenha. É importante mudar a sua conta para o público. Caso contrário, a conversão não será possível.

Você pode gostar:  7 Perfis com mais seguidores no Instagram

Em seguida, é interessante definir um botão de ação para seu contato. Isso é possível ao entrar em Editar Perfil e Opções de Contato.

Finalizando, altere as informações de contato, se necessário. E clique em Concluído. Seu perfil comercial está pronto para uso.

Como usar o Instagram para vender?

Agora que você já preparou o seu Instagram para ser um perfil comercial, está a meio caminho de transformá-lo em um recurso para alavancar suas vendas. Para isso, é preciso seguir algumas boas práticas.

Elas não são obrigatórias. No entanto, são os caminhos que dão maiores retornos. Tanto em reconhecimento de marca, quanto em aumento de receita.

É interessante usar o Instagram para esse fim, dado o seu potencial. Os brasileiros são a segunda maior audiência da rede. Apenas atrás dos estadunidenses.

Dentre as várias boas práticas que poderíamos falar, separamos 7 das mais importantes. No entanto, algumas podem fazer mais sentido que outras, para você. O importante é adaptar nossa lista para o seu negócio. Veja elas, em detalhes, mais abaixo.

Coloque o seu site na sua bio

A sua biografia (ou, simplesmente, bio) fica no seu perfil, logo abaixo do seu nome. E é um espaço usado para você se descrever. Em se tratando de uma empresa, é um espaço muito valioso.

Aqui, você deve descrever, de maneira resumida, a sua empresa. E isso inclui a razão de existir dela e outros dados que você julgar interessantes para a sua audiência.

Nesse ponto, é vital que você coloque um link para o seu site. Ou, então, para um blog seu ou, até mesmo, uma landing page. Esse é o momento em que você captou os seus clientes em potencial.

Você pode gostar:  Como crescer o seu blog utilizando o Instagram

Use CTAs nas imagens

Para os que não estão familiarizados com o termo, CTA significa Call To Action. Que, por sua vez, se traduz como chamado para a ação.

Em outras palavras, são palavras ou expressões que direcionam o leitor a fazer algo. Como preencher um formulário ou visitar uma página, por exemplo. Embora não levem diretamente a uma venda, esse é o caminho, na maior parte das vezes.

É possível incluir esse tipo de gatilho em meio a enorme quantidade de posts na sua timeline. Isso certamente atrai a atenção dos seus seguidores.

Invista nos vídeos

Esse formato, certamente, funciona com os usuários. E, já que você conquistou a atenção deles, pode usar o vídeo para direcioná-los à sua página de vendas. Ou outra página com mais informações, por exemplo.

Use o Instagram Ads

Os anúncios veiculados com essa ferramenta servem como complemento do seu crescimento e alcance orgânico. Existem diversos formatos nesta opção. Incluindo o carrossel, que é muito pouco explorado.

Firme parcerias com influenciadores

Existem, no Instagram, vários usuários que conquistaram centenas de milhares de seguidores. E, alguns, que ultrapassaram essa ordem de grandeza.

Dessa maneira, eles possuem um gigantesco potencial de alcance. Por isso, muitos cobram para alugar esse potencial para marcas.

No entanto, se estivermos falando de influenciadores locais, você pode firmar parcerias, por valores muito mais em conta. Além deles terem mais acesso ao seu público-alvo mais imediato, como os consumidores da sua região.

No entanto, na hora de conversar com um influenciador, para fechar parcerias, lembre-se de que números não são tudo. O engajamento conta muito mais, nessas horas.

Você pode gostar:  Vantagens de ter uma conta comercial no Instagram

Além de ter muitos seguidores, eles precisam ser capazes de ganhar curtidas no Instagram, além de comentários e compartilhamentos. Além de responderem aos comentários nas publicações.

Por vezes, influenciadores menores podem ser mais vantajosos que os gigantes. Isso se eles tiverem maior afinidade com o seu nicho.

Faça bom uso das hashtags

Como você já deve saber, as hashtags são utilizadas para que os usuários encontrem publicações sobre um conteúdo específico. O que pode (e deve) incluir nas suas publicações.

Assim, se você quiser promover uma publicação de maneira orgânica ou, então, fazer um evento, use essas ferramentas. No entanto, é preciso, também, ter cuidado com elas.

As hashtags genéricas não retém clientes. Apesar de atraírem muitos. Assim, procure aquelas que façam sentido com o seu negócio.

Aposte em imagens e textos curtos

Como nós já dissemos, o Instagram é destinado, na maior parte das vezes, a imagens e vídeos. Logo, o seu conteúdo deve focar nesses aspectos.

Assim, sua imagem deve passar a mensagem que você quer. Ou, então, atrair o usuário a ler o seu texto. Esse deve ser bastante sucinto, aliás.

Assim, procure passar a sua mensagem nas primeiras linhas do texto. Evite que o seu seguidor precise clicar em “Ver mais” para saber do que se trata o assunto. Isso diminui as chances de conversão. Essa área é destinada às hashtags e informações complementares.

Além disso, evite fotos de bancos de imagens sem tratamento. E, também, imagens carregadas de texto. Lembre-se que as pessoas entram no Instagram por motivos diversos. E, na maior parte das vezes, não é pelo seu negócio.

Assim, lembre-se de que converter um seguidor em cliente vem de um trabalho para deixar o seu Instagram mais profissional. E, claro, de atenção concedida ao seu cliente.

Carinhosamente
Marcos Mariano