DARF: o que é e para que serve!

Se você possui dúvidas sobre o que é DARF e suas características, encontrou o post certo para saná-las! Acompanhe a matéria de hoje!

Atualmente, muitas pessoas têm indagações acerca de cobranças de impostos e tributação. Nesse sentido, assuntos relacionados ao DARF são uma das maiores questões. Saiba tudo sobre o assunto agora. Confira esse artigo e tenha uma excelente leitura!

DARF: o que é e para que serve!
DARF: o que é e para que serve!

Saiba o que é DARF

Antes de mais nada, saiba que o DARF significa Documento de Arrecadação das Receitas Federais. Desse modo, trata-se de um tipo de documento de pagamento destinado ao governo.

Logo, isso abrange tanto multas quanto impostos e tributações diversas. Nesse sentido, o DARF existe desde a década de 90.

Assim, foi criado mais precisamente em 1997 e existe para garantir que o governo arrecade diversos tipos de contribuições como impostos sobre ações, multas, dentre outros tributos.

Tipos de DARF que existem no país

Conforme você for dizer acima, o DARF pode servir para arrecadar diversos tipos de impostos, a saber:

  • Ações de investidores;
  • Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros – IOF
  • Faturamento de empresas;
  • Programa de Integração Social – PIS;
  • Bem como, imposto de renda de pessoa física e também de pessoa jurídica;
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS;
  • Fundos imobiliários e todos os tipos de investimentos em renda variável tanto de pessoas jurídicas, quanto de pessoas físicas;
  • Dentre outros tipos de contribuição.

Afinal, quem deve emitir este documento?

Atualmente, quando a pergunta é sobre quem deve emitir este tipo de documento, a resposta é muito ampla.

Desse modo, é importante que você fique de olho em relação aos seus tributos e impostos. Afinal, muitos deles você mesmo pode emitir nos sites governamentais.

Sob o mesmo ponto de vista, é interessante que você conte com a ajuda de um contador se você é um profissional liberal ou até mesmo um microempreendedor.

Isso porque, provavelmente, você terá que pagar DARF e outros tipos de tributação. Desse modo, contar com a ajuda de um profissional é fundamental para garantir a viabilidade da sua organização financeira e empresarial.

Por que esse documento não tem código de barras?

Atualmente, a Receita Federal não emite mais DARF com código de barras. Dessa forma, os esclarecimentos sobre o porquê dessa mudança não foram ditos pela Receita.

No entanto, vale a pena salientar que isso não atrapalha em nada o pagamento deste tipo de guia.

Afinal, você consegue pagar normalmente através do internet banking, nos caixas eletrônicos do seu banco ou até mesmo nas casas lotéricas espalhadas pelo Brasil.

Outra opção plausível é fazer o pagamento do DARF através do app Itaú.

Pagamento da DARF e sua relevância

Diferentemente do que muita gente imagina, se o DARF não for pago pode gerar sim alguns problemas.

Assim, esse tipo de imposto existe justamente para que o governo consiga gerar mais arrecadação aos cofres públicos.

Nesse sentido, manter esses pagamentos em dia é uma necessidade para o governo, bem como, garante que você não crie uma dívida ativa.

Não paguei DARF que devo. E agora?

Se você não pagou um DARF que está em atraso, saiba que a multa pode variar entre 20% até 150% do imposto que você deve!

Por isso, é fundamental que você regularize essa situação o quanto antes. Aliás, vale a pena salientar que a Lei 8137/90 afirma que o não pagamento de impostos pode gerar até mesmo detenção com pena de 2 até 5 anos de reclusão.

Além disso, você terá diversos problemas como dificuldades com a Receita Federal e até mesmo pendências com o seu CPF.

Sob o mesmo ponto de vista, recomendamos que você sempre guarde os seus comprovantes de pagamento de impostos de forma super organizada.

Afinal, caso haja algum tipo de problema com o governo você poderá garantir que pagou sim o imposto e que houve apenas um problema no sistema de dados governamentais.

Além disso, o ideal é que você até mesmo fotografe e guarde em desktops ou na sua nuvem os comprovantes de pagamento de impostos.

Entenda mais sobre impostos e tributação

Para você aprender mais sobre tributação, impostos e sistema bancário, ative as notificações do nosso site.

Postamos conteúdos diariamente sobre esses assuntos para ajudar nossos leitores a entender tudo sobre saúde financeira e também sobre o sistema monetário nacional. Assim, conte conosco para se manter informado e atualizado!

Carinhosamente
Marcos Mariano

DARF: o que é e para que serve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/