Estereótipos que as pessoas têm sobre otakus

Infelizmente, se você é fã de animes é bem provável que alguém já tenha tentado lhe ofender usando seus gostos como uma razão para essas ofensas ou é possível que tenha visto uma discussão na Internet sobre como otakus são idiotas, solitários e outros pontos negativos dessas pessoas, simplesmente por gostarem abertamente de animes.

Mesmo com a enorme popularidade atual dos animes, otakus passam por muitos problemas com estereótipos que as pessoas assumem sobre eles em seu dia-a-dia. Nesse artigo, desvendaremos quais são os principais estereótipos que as pessoas possuem sobre otakus e falar um pouco sobre como esses estereótipos são maldosos e até mesmo perigosos, afinal nunca é válido julgar pessoas por conta de seus gostos e interesses, contanto que os mesmos sejam inofensivos.

Marcos com seu manto de Hokage
Marcos com seu manto de Hokage

O que é ser otaku?

Por definição, um otaku é aquele que consome animes, ou seja, animações japonesas, mangás, jogos ou músicas de origem japonesa. Em geral, é uma pessoa com interesse na cultura pop do Japão. Otaku é a palavra que se originou de um texto produzido por Akio Nakamori em 1983 para a revista Manga Burikko. O termo, portanto, já possui algum tempo e era utilizado originalmente apenas no país, porém muitos na Internet começaram a se identificar com a palavra com a chegada dos anos 2000.

Nem todo otaku consome apenas anime, afinal, os otakus consomem mídia da cultura popular japonesa. Sendo assim, um otaku pode até mesmo nem consumir nenhum anime, podendo ser apenas fãs de mangás ou artistas do país ou jogos japoneses como Final Fantasy e Kingdom Hearts. Também é válido notar que otakus não necessariamente consomem qualquer tipo de anime, vários optam por apenas uma categoria ou até mesmo selecionam animes que preferem, ao invés de consumir todos animes da temporada.

Mesmo que essa seja a definição geral de otaku, a sociedade assumiu várias coisas erradas sobre pessoas que se encaixam nessa identificação. Muitos são chamados de esquisitos, estranhos e mais nomes pejorativos, apenas por conta de seu interesse na cultura pop japonesa.

Coisas erradas que as pessoas pensam sobre otakus

Há muitas coisas erradas que todos já pensaram em algum momento sobre otakus, pois existe um estigma muito grande sobre pessoas que gostam de animes. Vamos ver, então, os cinco principais estereótipos que a sociedade, especialmente a Internet, possui sobre otakus e explicar, abaixo, a razão por trás disso não ser verdade.

Otakus não sabem distinguir entre realidade e ficção

Alguns otakus, certamente, podem passar dos limites e confundir ficção com realidade, porém essas pessoas costumam a ser conhecidas por weeaboos e não otakus, por serem fãs exagerados. A ficção pode, de fato, afetar a realidade em alguns casos, portanto obras de mangás e animes precisam ser moralmente corretas e escritas de forma a abordar temas mais sérios como estupro e pedofilia de forma respeitosa e sem romantizar a situação. Porém, as pessoas fãs de anime reconhecem que poderes sobrenaturais, mundos fictícios e lutas épicas não ocorrem na vida real.

Otakus são um bando de virjões

Essa é uma das maiores generalizações que a sociedade faz sobre otakus como um todo. Por gostarem de animações japonesas, são vistos como estranhos demais para se envolverem sexualmente com alguém. Como já é óbvio, as pessoas podem ter interesses aleatórios enquanto mantêm uma vida profissional, pessoal e sexualmente ativa sem nem mesmo trazer à tona o fato que gostam ou não de animes, se assim escolherem.

Se é otaku, já sei que é gay

Além de ser um estereótipo, essa fala é dada como homofóbica, afinal qual seria o problema de um otaku que também é parte da comunidade LGBT? Enquanto há otakus gays, trans, bissexuais e lésbicas, também existem vários otakus héteros e cisgêneros. Portanto, é importante lembrar que o caráter de uma pessoa não é definido por sexualidade, gênero ou gostos e interesses.

Todos são gordos, feios e com espinhas

Outro estereótipo muito maldoso seria que todo fã de anime é feio, gordo e possuem espinhas. Devemos notar que ser gordo ou possuir espinhas são detalhes humanos, afinal todo ser humano possui seu próprio corpo e todos são válidos da forma que são. Segundamente, devemos, novamente, mencionar que assumir a aparência e personalidade de uma pessoa por meio de seus interesses não é apenas maldoso, como sem sentido, imaturo e pode até causar problemas na autoestima da pessoa atingida.

Otakus só assistem animes

Otakus são pessoas que apreciam a cultura pop japonesa em geral. Você não precisa, necessariamente, ver animes para ser um otaku, mesmo que a grande maioria dos otakus consuma as animações japonesas. Um otaku pode gostar de música japonesa como Vocaloid, idols e outros músicos do Japão, além de poder consumir mangás, séries japonesas e outros tipos de mídia japonesa. Os otakus possuem também vários outros interesses, pois muitos gostam de quadrinhos do Ocidente, livros, desenhos animados e mais. Portanto, nunca é inteligente resumir os gostos de alguém em apenas uma coisa.

Como nasceram os estereótipos com os otakus?

Otakus começaram a ser estereotipados através de, principalmente, imagens espalhadas pela Internet, especialmente no fórum online 4Chan. Na grande realidade, os otakus possuem grande interesse em animes e variam muito em aparência e personalidade. A taxação feita com essas pessoas que gostam de animes é muito ofensiva e pode até ser perigosa para a autoestima do atingido. Por isso, é importante sempre reforçar que esses estereótipos não são reais e são apenas coisas que as pessoas assumem sobre os fãs de anime.

O que fazer se você passar por isso?

O melhor a fazer é tentar educar a pessoa sobre o que realmente é um otaku, porém, caso ela continue com o mesmo assunto, é preciso ignorar a pessoa. O mais importante é sempre focar em seus próprios gostos e focar em se divertir ao invés de escutar pessoas que não possuem informação suficiente sobre o assunto para assumirem tais detalhes sobre um otaku. Além disso, vale compartilhar conteúdo que torna as pessoas mais informadas sobre esse assunto para evitar preconceitos como esses.

Estereótipos que as pessoas têm sobre otakus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/