Existe diferença entre Isekai e Tensei?

Se você é um otaku, então já sabe que existem mais de 300 categorias de animes por aí. De fato, há uma enorme necessidade de categorizar cada um dos gêneros de anime, pois existem vários e cada um deles pode ser específico ou abordar um tema que você pode gostar, porém, outros podem odiar. Mesmo que, nesse sentido, isso seja bom, ocorrem problemas com a confusão entre as categorias. Afinal, qual é a diferença entre um Isekai e um anime Tensei?

No Game No Life (2014)
No Game No Life (2014)

Para quem já viu web novels, mangás e animes dessas categorias, já sabe que elas tocam no assunto de uma grande aventura, uma dimensão, normalmente mágica, e distante do mundo original de nosso protagonista. No entanto, se eles são tão similares, qual seria a principal diferença entre essas categorias? Será que existe alguma diferença? Veremos mais sobre isso neste artigo.

O que é um anime Isekai e qual sua estrutura?

Um anime Isekai é um tipo de animação japonesa que foca na aventura e na jornada do herói, seu protagonista ou grupo de personagens principais. Devemos mencionar que existe uma grande quantidade desses animes e mangás por aí, afinal é um dos tipos de anime mais populares de todos os tempos. Muitos podem não saber o que é essa categoria, mas é quase impossível nunca ter visto ao menos uma obra com a premissa da maioria dos animes Isekai por aí. Podemos mencionar Inuyasha e Digimon como animes Isekai que quase todo mundo já viu, até mesmo durante sua infância.

A maioria dos animes dessa categoria possui uma estrutura parecida entre si, por isso eles se encaixam em um só gênero. Esses animes possuem um protagonista que, de alguma forma, se encontra em um mundo diferente do seu original. Seu mundo original é, normalmente, a Terra como conhecemos. O novo mundo em que se encontra costuma a ser baseado em mundos medievais e com aspectos de RPG ou até mesmo mundos virtuais, como jogos que o protagonista costumava jogar em sua vida normal.

Você pode gostar:  Isekai Izakaya "Nobu": Dorama terá 2° temporada — Apenas um fã de animes isekai

Durante a sua jornada, os Isekai apresentam alguns enredos comuns. Por exemplo, é comum que o protagonista fique muito interessado em voltar para sua casa e entre em uma jornada para isso. Já em outros casos, é comum que alguns personagens principais não chegam a pensar em retornar, desejando forjar sua nova vida nesse local. 

O que é um anime Tensei e qual sua estrutura?

Ao contrário do Isekai, o Tensei é considerado um subgênero de anime que se originou do próprio Isekai. O Tensei é um gênero que não é tão famoso quanto o Isekai e pode ser encontrado mais facilmente em web novels e mangás no Japão. No entanto, existem alguns exemplos de animes Tensei que começaram a aparecer na mídia a partir de 2017. A razão por trás de sua popularidade não ser tão grande pode ser um dos seus principais fatores para a premissa do Tensei.

Em geral, todo Tensei cobre uma história onde o personagem principal ou vários personagens morrem e então renascem em um novo mundo. É uma premissa igual ao Isekai, no entanto ela sempre precisa envolver o renascimento, ou seja, a reencarnação. Por conta da maioria dos Tensei tocarem em alguns tipos de temas um pouco mais religiosos e questões sobre a vida após a morte, nem todo mundo gosta de ler ou consumir animes com esse gênero.

As histórias do Tensei começam de forma similar a um Isekai, apresentando seu protagonista vivendo sua vida normal no mundo comum que conhecemos. No entanto, por conta de fatores como suicídio, acidente ou assassinato, esse personagem morre. Por meio de intervenção divina, milagre ou magia, o personagem acaba ganhando vida novamente, porém se encontra em um mundo totalmente diferente do seu original.

Você pode gostar:  10 melhores animes Slice of Life baseados em mangás 2022

Entenda qual é a diferença entre Isekai e Tensei

Entendendo sobre suas estrutura, é válido notar que existe apenas um ponto que diferencia os animes Isekai de seu subgênero, Tensei. A presença da morte não está em um Isekai, além da maioria dos animes Isekai não tratar de assuntos tão pesados e focar na parte mais fantasiosa, enquanto os animes e mangás Tensei mostram alguns detalhes um pouco religiosos. Portanto, tudo depende de seus interesses e crenças, há quem não liga para esses temas, no entanto, a escolha fica por parte do telespectador.

Exemplos de animes Isekai e Tensei famosos

Existem vários exemplos de animes Isekai e Tensei super populares para você conferir. Separamos 3 dos melhores desses gêneros para você começar a sua maratona hoje mesmo e ver mais sobre essas categorias super interessantes dos animes.

Youjo Senki

Youjo Senki (2017)
Youjo Senki (2017)

Tanya the Evil é um dos animes Tensei mais conhecidos do mundo. Essa obra conta a história de um homem que morre e conhece Deus, porém ele nunca acreditou em sua existência e até mesmo naquele momento negou que ela era real. Como punição, o homem é reencarnado no corpo de uma garota que é uma soldado em uma nação em guerra.

Tate no Yusha no Nariagari

Tate no Yuusha no Nariagari (2019)
Tate no Yuusha no Nariagari (2019)

Durante anos, o Japão se viu enfrentando várias guerras. Enfrentando essas batalhas, alguns feiticeiros viajam no tempo e decidem convocar guerreiros jovens para batalhar e aprender magia na época medieval. O futuro do Japão pode depender de pessoas que vieram desse mesmo futuro. Esses jovens ávidos querem se tornar alguém importante, por isso os feiticeiros buscam adolescentes, inclusive o próprio protagonista que vive a trama do anime

Você pode gostar:  10 melhores animes com demônios 2021

Princess Connect! Re:Dive

Princess Connect! Re:Dive (2020)
Princess Connect! Re:Dive (2020)

A segunda temporada de Princess Connect! Re:Dive está sendo transmitida em 2022. O anime cativou muitos com seus personagens e arte de agradar a todos. A segunda temporada apresenta Kokkoro e Yuuki que ainda estão em sua jornada em rumo ao desconhecido. A trama do anime foca em um mundo chamado Astrae, onde um homem, de repente, cai do céu. Esse homem conhece uma princesa élfica e recebe sua ajuda para retornar a sua casa. Essa dupla precisa se ajudar e tomar cuidado se querem sobreviver a todos os perigos presentes nessa região.

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Imagem padrão
Camille Paoleschi

Me chamo Camille, tenho 19 anos e escrevo desde minha infância. Atuo como redatora de conteúdo e sou apaixonada em animes de vários gêneros, desenhos animadoa e video games. Tenho um interesse enorme por idols, Vtubers e suas seiyuus.

Artigos: 54

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.