Fiverr vs DesignCrowd: Melhor opção para freelancers iniciantes

Esse texto foi publicado em 15/10/2022 01:04 e modificado pela última vez em 29/12/2022 13:19, escrito por Marcos Mariano.

Freelancers iniciantes possuem muitas dificuldades para entender por onde começar. Afinal, é possível achar que todos os mercados e nichos estão saturados quando não se acha uma plataforma que ajuda você a anunciar e vender mais. Portanto, conhecer um site que seja confiável, não tenha leilão de preços e seja seguro para você e para quem compra de você é ideal.
Fiverr vs DesignCrowd: Melhor opção para freelancers iniciantes
Photo by NordWood Themes / Unsplash

Sendo assim, nesse artigo falaremos sobre duas opções muito conhecidas: o Fiverr e o DesignCrowd. Um dos sites é mais vantajoso para quem tem foco no design gráfico, por isso já tenha isso em mente antes de se cadastrar. Além disso, continue lendo nosso artigo para entender o funcionamento das duas plataformas e as principais vantagens de cada uma. Afinal, qual será a melhor opção para freelancers iniciantes? Continue lendo e descubra!

Entenda as principais diferenças entre o Fiverr e o DesignCrowd

Entenda as principais diferenças entre o Fiverr e o DesignCrowd
Photo by Stanley Dai / Unsplash

Como funciona o Fiverr

A Fiverr foi fundada no ano de 2010, em Nova Iorque. Embora ela esteja se popularizando agora no Brasil, perceba que já está há mais de 10 anos no mercado e já é muito popular nos Estados Unidos, uma vez que 36% da população trabalhadora dos EUA são freelancers. O nome Fiverr vem de “Five”, pois a maioria dos serviços são ofertados por 5 dólares. Inclusive, este é um dos diferenciais: oferecer serviços freelancers por um valor abaixo das demais plataformas.

Para quem está fora do Brasil, o valor de 5 dólares pode parecer absurdo, porém para quem está em países fora dos EUA como o Brasil, onde há uma alta do dólar, os ganhos vão para muito alto. Sendo assim, se você cobrar 10 dólares por um serviço de redação de um artigo de 500 palavras, por exemplo, já é possível ganhar uma boa quantia de dinheiro graças à diferença entre o real e o dólar atualmente.

Para se cadastrar no site, é extremamente fácil, veja o que é preciso ser feito para se juntar ao Fiverr:

  • Acesse o site oficial, através do seguinte link: https://br.fiverr.com;
  • Clique na opção “Inscrição”;
  • Você pode acessar através da sua conta do Facebook ou criar um login. Escolha a que for melhor para você;
  • Depois que sua conta for aprovada, publique os primeiros anúncios.

Vale notar que para ter uma conta de vendedor, é preciso editar o tipo de perfil que você possui. Para isso, você precisa entrar no Fiverr pelo desktop, pois é impossível configurar o tipo de conta mesmo em seu app gratuito por Android ou iOS.

Vantagens do Fiverr

Há milhares de categorias que você pode escolher no Fiverr, sendo assim é possível ser um profissional de qualquer área e conseguir trabalhos através do Fiverr. O design e a construção de sites são um dos serviços mais bem pagos do Fiverr. Embora você encontre ofertas diferentes para design de sites, desenvolvimento, você ganhará mais dinheiro se puder fazer as duas coisas.

O Fiverr é um dos sites para freelancing mais renomados do mundo e possui milhares de usuários com uma satisfação comprovada, seja de compradores ou de vendedores. Além disso, você ganha em dólar e ainda define o quanto seus serviços custam. Existem médias na plataforma; por isso, é ideal pesquisar um pouco sobre antes de realizar a precificação.

Como funciona o DesignCrowd

Para quem tem uma empresa e precisa de criativos ou um logo para um projeto, o site DesignCrowd promete lhe auxiliar na criação de algo que deseja através do trabalho de centenas de designers espalhados ao redor do mundo inteiro! O site se baseia no formato de crowdsourcing, onde o cliente entra com a necessidade e diversos designers entram com a proposta.

O DesignCrowd funciona de forma básica: O cliente, ou seja, uma pessoa, agência ou empresa, decide descrever qual o serviço que deseja obter. Por exemplo, uma logomarca contendo cores alegres, com temas de verão e piscina, para um parque aquático. Os usuários inscritos no DesignCrowd que trabalham como designers encontram esse pedido e analisam quanto a pessoa pode pagar por isso. Se a pessoa gostar do que vê, ela pode produzir um exemplo de arte que oferece para o pedido do cliente.

Caso o cliente gostar de algum design, ele pode escolher aquela opção e pagar por ela segundo o preço já informado na descrição do pedido. Sendo assim, é um processo fácil e que oferece muitas oportunidades para designers. Porém, a concorrência é bem grande e muitas pessoas acabam tendo dificuldade para encontrar oportunidades reais dentro dessa plataforma focada em design gráfico.

Vantagens do DesignCrowd

Primeiramente, já devemos ressaltar o óbvio: se você é um designer gráfico de qualquer tipo, o DesignCrowd, como seu nome já demonstra, é um site ideal para seus serviços. Existe uma gama ampla de serviços disponíveis, onde há várias agências, pessoas e empresas buscando artes dos mais diversos tipos. Ou seja, você pode trabalhar com clientes de diferentes tipos e nichos que oferecem pagamentos variados.

Porém, há um grande problema no DesignCrowd: mesmo que sua arte seja ótima, é possível que ela não seja escolhida. Ou seja, o DesignCrowd não é bom para quem não usa mais de uma plataforma de freelancing simultaneamente. O lucro na plataforma não é garantido, mesmo que haja uma possibilidade de um bom lucro obtendo vários projetos simultaneamente.

Acima de tudo, o DesignCrowd tem uma concorrência muito forte dentro da sua plataforma, o que complica ainda mais para um designer iniciante. Se você ainda não possui um portfólio completo e muita habilidade, o site acaba sendo um pouco inútil, pois não é possível ter certeza que ele vai, de fato, oferecer qualquer lucro positivo para você.

Qual vale mais a pena para um freelancer iniciante: Fiverr ou DesignCrowd

Considerando todos os fatores explicados anteriormente, podemos chegar em uma conclusão: o DesignCrowd é feito para designers que já possuem um nome concreto, já usam outros locais para anunciar seus serviços e já possuem clientes recorrentes. Sendo assim, é algo que poucos iniciantes possuem, sendo muito raro, pois é necessário ter tempo e experiência para obter isso.

Ou seja, o DesignCrowd não é amigável para quem acabou de começar e quer lucrar e ganhar experiência. O ganho de experiência é garantido, pois você precisa produzir artes para o pedido do cliente. Porém, o pagamento não é garantido, pois o cliente pode escolher apenas um profissional. Sendo assim, se torna muito injusto para quem não está no mercado há um bom tempo.

Portanto, recomendamos iniciar pelo Fiverr para anunciar serviços de freelancing online com garantia de ter seu pagamento em dia, desde que o serviço seja cumprido no prazo estipulado por você. Além disso, você decide seu preço! Agora que já sabe qual é a melhor opção para freelancers iniciantes, você pode fazer a melhor escolha para si mesmo. Se gostou de nosso conteúdo, compartilhe ele com amigos e se inscreva em nossa newsletter exclusiva, assim você não fica por fora de nenhuma postagem.

Referências

  1. Os 10 melhores sites para trabalhar como designer gráfico
  2. 24 Sites de Freelancer para Encontrar Trabalhos em 2022 – Zyro
  3. Como ganhar dinheiro com Fiverr em 2022
  4. Como ganhar dinheiro no Fiverr?
  5. Avaliação Fiverr: terceirize suas tarefas por $5+
Fiverr vs DesignCrowd: Melhor opção para freelancers iniciantes

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/