Pular para o conteúdo

Como crescer o seu blog utilizando o Instagram

Entenda porque o Instagram é uma das ferramentas mais importantes para o seu blog

O blog vem sendo uma das principais ferramentas do marketing digital que uma empresa pode contar para alavancar suas estratégias e fidelizar o cliente.

Afinal, quem não gostaria de entender mais sobre tráfego orgânico, melhores maneiras de ter engajamento e como conciliar melhores estratégias de todas as redes sociais em apenas um plano de marketing?

Como crescer o seu blog utilizando o Instagram
Como crescer o seu blog utilizando o Instagram

O blog é justamente a maneira perfeita de aliar todas as coisas em uma coisa só, além de contar com ferramentas específicas, tais como e-mail marketing e CRM, também é possível fazer uma renovação de propostas. E é sobre isso que veremos neste post.

Gestão de tráfego orgânico e tráfego pago

Se você já possui um blog na sua empresa ou um blog pessoal, sabe que a criação de um site no estilo blog é uma ideia voltada para a publicação de matérias e serviços que promovem o sucesso e marketing da sua empresa, estas pessoas que frequentam seu blog podem ser possíveis clientes em potencial.

No caso do tráfego orgânico, você ou sua empresa não contam com a necessidade de realizar quaisquer investimento pela organização dos posts, ou seja, se você possui conteúdos e boas matérias bem ranqueados, com palavras chaves e bons conhecimentos de SEO, basta o seu cliente chegar até você através de links externos, compartilhados por outras redes sociais, uma delas pode ser o Instagram, o qual veremos mais a frente, ou por alguma sugestão de outro texto do mesmo assunto que o seu blog costuma publicar.

Agora, uma vez que um investimento precisa ser realizado, para que seu conteúdo apareça em primeiro lugar nas pesquisas, locais que seus clientes e consumidores de conteúdos do blog estão, estas ações são chamadas de tráfego pago.

Você pode gostar:  Programas de afiliados valem a pena

Conhecida por aquelas palavras como “anúncio” ou “patrocinado” antes da exibição do título do resultado obtido ao realizar as buscas. Uma ferramenta muito comum é o Instagram Ads que pode ser utilizado para promover os posts do seu Instagram ou divulgar o link dos artigos do seu blog.

Como escolher a melhor estratégia entre os tráfegos

Ambas estratégias podem ser combinadas, uma vez que o que fara com que seus produtos e serviços da empresa gerem resultados são as suas ações e qualidade do serviço, não apenas campanhas e softwares com foco na criação de marketing.

Por que devo considerar o blog como estratégia?

Uma vez que não se trata apenas de uma boa posição, tráfegos orgânicos ou pagos na internet e campanhas milagrosas, você precisa ter conteúdo e qualidade para ser notado por todos, não apenas por seus clientes.

Plataformas de tráfego ensinam que o que é relevante não é apenas o seu conteúdo e qualidade, você deve fazer com que cada vez mais pessoas faça a ação de clicar no seu site e dar uma “olhadinha”, para isso é de suma importância que você possa agregar conteúdo com qualidade.

Postar com frequência e sempre lembrar-se que a cada postagem do Instagram a cada dia, sempre haverá alguém novo que poderá ser convertido em um futuro ou futura cliente, dessa maneira, a plataforma entende que o seu conteúdo é relevante e irá deixa-lo cada vez mais presente na aba do explorar.

O que fazer para crescer com seu blog no Instagram

  1. Inicie pela criação de um bom conteúdo.

Agora que você já sabe como criar um conteúdo com qualidade eficiência no blog, por que não fazer isso nas redes sociais também? Escreva as palavras certas e nos locais certos, além de que faça o bom uso de vídeos e infográficos, os quais veremos a seguir sobre eles.

  1. Faça o uso de infográficos.
Você pode gostar:  Como ter sucesso em vendas pelo Instagram?

Muitas pessoas utilizam as redes sociais como forma de dar uma desacelerada na correria do dia a dia, você não espera que uma pessoa possa ler 7min do seu texto, por mais maravilhoso que ele possa estar.

Invista em infográficos, dessa forma ele fica com um visual muito mais moderno, além de ser bonito num conceito visual e você ainda pode usar links para engajar ainda mais suas matérias.

  1. Faça vídeos e coloque junto ao seu blog

Vídeos são também uma ótima ferramenta para que você possa atrair ainda mais seus clientes, além de ter super a ver com a praticidade que comentamos recentemente, no Instagram, eles também oferecem maneiras acessíveis de serem compartilhados e enviados a diversas pessoas.

Para melhorar ainda mais, você também pode fazer o uso de CTAs (call to actions) ao final de cada vídeo como forma de engajamento pedindo ao seu cliente para executar uma ação como entrar em contato ou ver um produto em específico.

  1. Escreva sobre conteúdos atuais

Mesmo que seu nicho seja algo totalmente fora do comum, sempre há uma maneira de mantê-lo “evergreen”, ou seja, passe o tempo que for, ele sempre se manterá presente para quem precisar consumi-lo.

Faça um compilado de notícias e matérias mais lidas no seu blog ou o que mais tem chamado a atenção dos seus seguidores no Instagram e perceba a relação entre estes dois tipos de conteúdo.

  1. Publique em ambas plataformas com frequência

Muito provavelmente, seus seguidores no Instagram e nas redes sociais com o blog, retornam para mensurar todos os dados que estão consumindo e tomar a decisão de fazer parte do seu e-mail marketing, comprar seu produto ou serviço.

Você pode gostar:  Marketing para loja virtual: melhores estratégias atuais

Mas tudo isso só acontece pela frequência em que você está criando os materiais que posta nas plataformas.

Feito isso, e agora?

Não existe fórmula secreta para que as coisas aconteçam da noite para o dia. Você deve definir as estratégias fazendo um estudo de como é o comportamento do seu público atual e o que você quer que seu público alvo faça para que as ações comecem a ter efeito.

Mesmo investindo em tráfego pago ou orgânico, você deve ter um calendário editorial com suas ideias e posts preparados para serem postados, investir num bom mapeamento de palavras chaves dentro e fora das redes sociais, como o blog, ter um ótimo conhecimento de SEO para que seu texto tenha uma boa colocação e esforço contínuo para ver a mudança acontecer.

Carinhosamente
Marcos Mariano