Fiverr vs SEOClerks: Melhor opção para freelancers iniciantes

Esse texto foi publicado em 11/10/2022 12:42 e modificado pela última vez em 29/12/2022 13:19, escrito por Marcos Mariano.

Um dos maiores problemas ao iniciar uma carreira como freelancer, seja qual for sua área de atuação, é não saber por onde começar a anunciar seus serviços. Afinal, será que há um lugar ideal para iniciantes? Nesse artigo vamos citar a melhor opção para freelancers iniciantes que desejam crescer sua carreira digital, porém ainda não sabem o primeiro passo a ser tomado.
Fiverr vs SEOClerks: Melhor opção para freelancers iniciantes
Photo by Ewan Robertson / Unsplash

Portanto, nesse artigo estamos usando como base dois sites bem distintos, porém úteis de qualquer forma para vários profissionais: Fiverr e o SEOClerks. Um possui uma base de usuários brasileiros um pouco maior e o outro é predominantemente americano, porém será que um se destaca para iniciantes? Entenderemos um pouco sobre como funcionam e quais são as vantagens de ambos.

Ficou curioso para saber mais sobre ambas as plataformas? Então continue lendo esse artigo e descubra se o SEOClerks ou o Fiverr é o site que você está procurando para começar a oferecer seus serviços de freelancing. Afinal, qual é a melhor opção para freelancers iniciantes?

Entenda as principais diferenças entre o Fiverr e o SEOClerks

Entenda as principais diferenças entre o Fiverr e o SEOClerks
Photo by Grovemade / Unsplash

Entender qual plataforma se adéqua ao seu trabalho da melhor forma é essencial. Você pode ter várias vantagens focando em um site que atende suas necessidades, além de permitir uma liberdade maior para seu estilo de trabalho. Além disso, alguns sites focam em certos nichos, como o próprio SEOClerks. Portanto, continue lendo e saiba mais sobre o Fiverr e o SEOClerks e entenda qual é melhor para você que está iniciando no freelancing online.

Como funciona o Fiverr

O Fiverr é uma plataforma online de serviços freelancers. Nesse site, clientes e profissionais de todas as partes do mundo podem interagir em torno da prestação de serviços. Além disso, o site está disponível para o Brasil desde novembro de 2020. O que chama muito a atenção dessa plataforma é que, como o próprio nome já diz, os serviços custam U$5. Inicialmente, esse era o único valor possível, porém a plataforma mudou isso.

Desde então, prestadores de serviço podem fazer seus trabalhos serem postados e anunciados no Fiverr com o preço que desejam e acham mais justo para seu nível de habilidades e necessidade. Por lá é possível encontrar uma imensidão de profissionais de diversas áreas, desde designers gráficos, redatores, editores de vídeo até outros profissionais da área de marketing digital.

Diferente de outros sites de freelancers, no Fiverr é o contratante que escolhe o profissional e não o profissional que faz a proposta em cima de um projeto. Porém, isso é um fator positivo, já que a pessoa que está vendo um perfil bom e com bons serviços e preços que lhe interessam com certeza entrará em contato com o freelancer dono desse perfil. Isso faz com que o foco não seja em ‘quem chega antes na proposta’, mas em quem possui um perfil mais arrumado, bonito, conciso e com trabalhos valiosos para mostrar e oferecer.

O básico é o que mais vai te fazer ter sucesso, por isso, além de se preocupar com cumprir exigências e criar um perfil incrível, tenha o máximo de cuidado para desempenhar o melhor serviço possível para o seu cliente. Além disso, tenha em mente que você pode anunciar vários serviços simultaneamente, pela plataforma.

Vantagens do Fiverr

Primeiramente, devemos notar que o Fiverr é um site 100% seguro e legítimo para compradores e vendedores. Os compradores podem sempre verificar a ordem e indicar se atende ou não aos critérios.

Fora isso, o uso do site é prático, rápido e intuitivo, tornando ele um dos sites mais fáceis de usar mesmo que você não seja um mestre da tecnologia. Sendo assim, para vender seus serviços no Fiverr, tudo que você precisa fazer é se inscrever e seguir um passo a passo. Depois disso, seu trabalho começará a aparecer na página de resultados do Fiverr para consultas de pesquisa relevantes para o seu serviço.

No Fiverr é possível anunciar serviços de todos os tipos, por exemplo, Marketing, design gráfico, SEO On-page, técnico ou Off-page e mais. Sendo assim, você possui um mar de possibilidades para tentar sua sorte e obter clientes através do site. Ele pode ser extremamente útil para criar contatos e até mesmo fazer networking com outros freelancers.

Além disso, acima de tudo, é ideal pensar que o Fiverr é um dos únicos sites de freelancing que permitem que você, o vendedor dos serviços, diga o preço determinado por aquilo. Ou seja, só você pode falar qual é o preço ideal pelos seus serviços. Sendo assim, você não terá problemas com o leilão de preços e preços absurdos.

Como funciona o SEOClerks

Primeiramente, devemos evidenciar que, como seu nome já demonstra, o SEOClerks é um site com foco em serviços de SEO, ou Search Engine Optimization. Ou seja, esse site seria ótimo para quem já possui estudos na área do SEO. Por exemplo, se você é um redator freelancer que trabalha produzindo artigos com técnicas de SEO On-page, é possível oferecer seus serviços. Basicamente é um marketplace com foco em trabalhos relacionados ao SEO e suas diferentes técnicas.

Através dele também é possível encontrar serviços de linkbuilding, por exemplo, porém é preciso notar que o site é cheio de usuários americanos e internacionais em geral. Ou seja, é preciso ter um conhecimento da língua inglesa, além de também ter uma conta no PayPal ou qualquer outra plataforma que aceite pagamentos em dólar. Só assim um freelancer brasileiro pode oferecer seus serviços através do site.

O site também permite que os usuários comprem o que é ofertado, ou seja, no momento do cadastro você pode escolher ser vendedor ou comprador. Logo em sua primeira página é possível ver as ofertas mais altas e com melhor avaliação. Além disso, a promessa do site é encontrar serviços de SEO com preços mais baixos que em outros locais. No entanto, lembre-se que o pagamento é em dólares, ou seja, mesmo que você cobre, por exemplo, 30 dólares em um artigo, é possível lucrar quase 5 vezes mais por conta do valor do dólar atual.

Vantagens do SEOClerks

A maior vantagem do SEOClerks é ser um site de freelancing para freelancers com técnicas de SEO. Ou seja, quem tiver habilidades de SEO pode anunciar seus serviços na plataforma, porém é um site com muita concorrência. Existem milhares de usuários ao redor do mundo e, entrando na sua primeira página, é possível ver um domínio de usuários indianos ou asiáticos em geral.

É raro encontrar outro brasileiro na plataforma: ela é muito mais popular fora do Brasil. Fora isso, o SEO ainda é um trabalho lento que está começando a produzir resultados em território nacional. Então sites como o SEOClerk ainda não são tão visíveis e os usuários acabam preferindo pessoas com uma habilidade maior do que iniciantes para lidar com suas demandas.

Sendo assim, acaba sendo um bom site apenas para quem possui habilidades específicas e já está nesse ramo há, pelo menos, 3 anos. Ou seja, uma pessoa que é intermediária e quase especialista naquilo que faz.

Qual vale mais a pena para um freelancer iniciante: Fiverr ou SEOClerks

Com tudo isso em mente, já podemos avaliar qual site entre o Fiverr e o SEOClerks é ideal para um freelancer iniciante. No fim das contas, o Fiverr acaba sendo mais variado e não possui tantas exigências quanto às encontradas no SEOClerks. Sendo assim, o Fiverr acaba sendo o escolhido para isso e é ideal tentar anunciar seus serviços de qualquer tipo através da plataforma.

O SEOClerks acaba sendo apenas para quem tem um foco apenas em SEO com linkbuilding e SEO técnico ou escrita de artigos com técnicas de SEO. Por isso, é um site de um nicho bem específico que requer estudos e boas práticas antes de se juntar. Agora que você já sabe disso, que tal fazer a melhor escolha para você e se juntar a uma dessas plataformas? Se gostou deste artigo e não quer perder novos conteúdos, assine nossa newsletter e fique de olho para saber sobre todos os novos artigos de nosso blog.

Referências

  1. What is seo clerks and what is its use? – SEOClerks
  2. Is SEOClerks Legit: A Comprehensive Review | Learn with Diib®
  3. O que faz o Fiverr?
  4. 20 pila e Fiverr Brasil: como ganhar dinheiro como freela?
  5. SEOClerks Information – RocketReach
Fiverr vs SEOClerks: Melhor opção para freelancers iniciantes

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/