Fiverr vs Freelancer.com: Melhor opção para freelancers iniciantes

Esse texto foi publicado em 04/10/2022 02:00 e modificado pela última vez em 29/12/2022 13:20, escrito por Marcos Mariano.

Existem milhares de plataformas para freelancers por aí, não é mesmo? Porém, será que todas são confiáveis ou de qualidade? Existem problemas sérios dentro de vários sites, pois, por exemplo, há uma taxa baixa de satisfação para vendedores que acabam tendo que leiloar seus preços com possíveis clientes. Sendo assim, se você é um freelancer iniciante, é necessário saber sobre cada plataforma possível e tirar suas conclusões.
Fiverr vs Freelancer.com: Melhor opção para freelancers iniciantes
Photo by Ave Calvar / Unsplash

Nesse post, compararemos duas plataformas extremamente populares no mercado: O Fiverr e o site Freelancer.com. Afinal, entre eles, qual é a melhor opção para freelancers iniciantes? Existem vários fatores que você deve considerar antes de fazer sua escolha, porém entenda que a escolha final fica por sua conta, pois o melhor site acaba sendo aquele que atende a sua necessidade atual.

Sendo assim, continue lendo e veja as principais vantagens e diferenças entre Freelancer.com e Fiverr. Quais desses sites oferecem as maiores vantagens para seus freelancers? Leia mais e descubra!

Entenda as principais diferenças entre o Fiverr e o Freelancer.com

Entenda as principais diferenças entre o Fiverr e o Freelancer.com
Photo by DESIGNECOLOGIST / Unsplash

Tanto Freelancer.com quanto Fiverr são extremamente populares, especialmente fora do Brasil. Porém, eles são sites que estão se tornando cada vez mais comuns em território brasileiro. Sendo assim, é bom se atentar e saber que tipo de site cada um deles é, como funcionam e quais são suas principais vantagens. Confira a seguir!

Como funciona o Fiverr

O Fiverr é uma plataforma na qual você pode comprar serviços e contratar profissionais para algum serviço. Criada em 2010 em Israel, atualmente já possui escritórios na Alemanha, no Reino Unido e nos Estados Unidos, onde é listada na Bolsa de Nova York (FVRR). Na prática, é um marketplace para serviços freelancer e, por meio dela, é possível comprar e vender serviços digitais variados, com preços mínimos cotados a USD$5,00 e o máximo a USD 10 mil.

O serviço oferecido na Fiverr é chamado de Gig, uma gíria em inglês para “Bico”, com um preço mínimo de USD 5,00. No entanto, é você que define um preço pelo serviço, com a vantagem de poder ter contato direto com a pessoa que quer contratar os seus serviços.

Para trabalhar na Fiverr, basta criar um cadastro gratuito, configurar seu Gig e oferecer seu trabalho para empresas e pessoas em diversos países. O pagamento é feito sempre após a conclusão do projeto. Para começar, de fato, basta seguir o passo a passo simples a seguir:

  1. Acesse o site da Fiverr e clique em “Inscrição” para criar uma conta gratuita;
  2. Preencha seu e-mail ou faça o cadastro com suas redes sociais;
  3. Faça a confirmação da sua conta através do link enviado para seu e-mail;
  4. Após a confirmação do e-mail, vá em “torne-se um vendedor”;
  5. Preencha seus dados pessoais e comece a vender seus serviços;
  6. Para vender seus serviços, é importante oferecer informações detalhadas sobre o trabalho para garantir bons resultados para os clientes;
  7. Após entregar o primeiro projeto, você pode cadastrar o seu canal para receber pelos serviços realizados.

Além disso, por uma conta no site do Fiverr é possível obter um link exclusivo para ser divulgado nas redes sociais e ampliar a sua rede de contatos. Sendo assim, é muito útil para um freelancer iniciante que deseja expandir sua carreira digital.

Vantagens do Fiverr

A principal vantagem para os freelancers na hora de usar a Fiverr está no fato do site ser um ótimo local para encontrar boas oportunidades de trabalho. Basta publicar o serviço na plataforma e os clientes interessados entrarão em contato com você. Essa é uma ótima oportunidade para criar parcerias frutíferas de longo prazo. Ou seja, é preciso apenas fazer um bom serviço que agrade aos clientes.

Outra vantagem para freelancers é que você pode atender clientes de mais de 160 países. Por se tratar de uma plataforma internacional, você pode encontrar clientes pagando em moedas estrangeiras mais valorizadas do que o real. Sendo assim, uma pessoa do Brasil acaba lucrando muito mais na plataforma do que em qualquer outra nacional.

Além disso, a variedade de serviços do Fiverr é imensa, sendo assim, uma pessoa especializada em Marketing pode oferecer seus serviços, assim como um programador, um designer, dentre outros tipos de profissionais freelancers. O site do Fiverr está disponível para o Brasil desde novembro de 2020, portanto é uma plataforma relativamente nova no país e existem várias oportunidades para crescer dentro dela como um freelancer iniciante.

Como funciona o Freelancer.com

Freelancer.com é uma plataforma que conecta mais de 55.654.435 empregadores e freelancers em mais de 247 países, regiões e territórios. Os profissionais podem se cadastrar para buscar vagas disponibilizadas na Freelancer.com, que abrangem as áreas de desenvolvimento, marketing, engenharia, ciências, vendas, serviços jurídicos e outras mais de 1800 categorias de trabalhos.

É uma alternativa confiável para quem procura trabalho online, mas por ser uma plataforma muito famosa, a concorrência acaba sendo bem grande. Um ponto negativo é que, na versão gratuita, você pode aplicar para apenas 8 trabalhos por mês, e você começa pagando 10% do que você fatura.

Ao realizar seu cadastro, você pode incluir todos os idiomas que fala ou gostaria de ver propostas, e filtrar projetos por língua ou localização. Além disso, é necessário notar que existe um plano Premier, assim como o Fiverr oferece um plano Pro com mais funcionalidades. Para uma pessoa iniciante, isso não é tão recomendável, porém é possível expandir a quantidade para até 1500 com o plano Premier.

Vantagens do Freelancer.com

As vantagens do Freelancer.com estão principalmente no contato com profissionais e compradores de qualquer local do mundo. Ou seja, você pode ter seu trabalho em uma plataforma internacional onde milhares de pessoas visitam todos os dias. Por outro lado, essa mesma quantidade de usuários pode ser o que torna o Freelancer.com um site tão complicado para freelancers iniciantes.

O site acaba sendo difícil de oferecer um bom faturamento, pois não é fácil crescer na plataforma e existe uma grande concorrência dentro de todos os meios. Seja Marketing de conteúdo, design, desenvolvimento, ou qualquer outra área, você acabará tendo problemas para encontrar serviços disponíveis ou para atrair clientes de verdade.

Viver apenas na plataforma Freelancer.com pode não ser muito vantajoso, pois ela acaba caindo como um dos sites mais genéricos para freelancers. Sendo assim, é uma boa plataforma, porém não é uma plataforma fantástica ou que se sobressai de qualquer forma. É apenas outro site de freelancing na internet, que pode ajudar você a expandir sua carreira digital, porém não pode ser sua única fonte de contatos ou renda. Isso levaria um bom tempo para ser feito e, normalmente, não é ideal para o freelancer iniciante.

Qual vale mais a pena para um freelancer iniciante: Fiverr ou Freelancer.com

Por fim, agora sabemos das principais questões sobre ambas as plataformas. Sendo assim, entre Fiverr e Freelancer.com, qual é a melhor opção para freelancers iniciantes? Como dito antes, é necessário notar que o Freelancer.com é um site que possui uma alta dificuldade em oferecer trabalhos viáveis por conta do tamanho de sua plataforma. Ironicamente, o tamanho do site é o que acaba sendo um ponto negativo para o mesmo.

No Fiverr é possível ganhar em dólares, lucrar mais e não ter nenhum leilão de preços, além disso, você oferece seus serviços na plataforma de forma mais justa do que em outros sites de freelancing. Ou seja, basta se cadastrar e preencher todos os itens que você está oferecendo e seus preços. Após isso, você já pode esperar que um ou outro cliente apareça, pois não é necessário que o freelancer ‘corra’ atrás de seu cliente.

Por isso, o Fiverr acaba sendo mais ideal para quem está iniciando no freelancing. Ele é um site que, além de funcional, acaba sendo mais justo com freelancers iniciantes. Sendo assim, é a melhor opção para quem está iniciando em qualquer área do freelancing. Seja em marketing, design ou qualquer outro nicho no qual você se especializa.

Gostou dessa postagem e achou informativa para você? Se sim, então compartilhe com amigos que podem aproveitar o conteúdo desse post. Além disso, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter exclusiva para saber sempre que o site tiver postagens novas para você se manter informado de como ganhar dinheiro online da forma correta.

Referências

  1. O que é Fiverr e como funciona? – Mania de Computação
  2. Fiverr como ganhar dinheiro com o app? – Confira detalhes!
  3. 5 melhores sites para trabalhar como freelancer – Facilite
  4. Como funciona o freelancer site?
  5. Vale a pena trabalhar nos sites para freelancers? – Foca e Faz
Fiverr vs Freelancer.com: Melhor opção para freelancers iniciantes

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/