Aprendizados de um otaku assistindo uma obra sobre outros otakus
Sinopse: “Quer ficar comigo… no Clube de Videogames?” Keita Amano é um cara isolado e medíocre sem quaisquer traços interessantes de personalidade, exceto seu amor por jogos. Um dia, ele é abordado por Karen Tendou, a garota mais bonita da escola e presidente do Clube de Videogames. Esse momento muda a vida de Keita para sempre, e o transporta para uma comédia romântica com belas garotas gamers… Pelo menos, era para ser assim. Mas com ele, é diferente.
Gamers é um animê encantador por se aproximar muito do seu fã. Afinal, nada melhor para um otaku do que assistir uma obra onde o protagonista e algumas pessoas próximas dele são otakus também.

Amano Keita e Tendou Karen cumprem esse papel com maestria, o que inclusive já rendeu uma resenha sobre o animê aqui no blog. Hoshinomori Chiaki também cumpre seu papel como gamer, juntamente de Uehara Tasuku, fazendo que apenas Aguri não seja uma gamer/otaku.
Seja sempre você mesmo
Se tem uma lição que você precisa, definitivamente tirar desse animê é: seja sempre você mesmo. Não existe nada que você possa fazer na vida que vá te trazer mais coisas boas do que simplesmente se soltar e relaxar aceitando quem você é.
Algo que me encanta muito em Gamers é o quanto o protagonista está confortável em ser um viciado em jogos. Ele sabe da importância que eles têm em sua vida e não deixa que outras pessoas zombem disso.

Pode parecer algo bobo se você já for um pouco mais velho, mas é bem fácil sofrer bullying na escola se você for tímido e passar o seu tempo caçando dragões e procurando tesouros em jogos online.
Não tenha vergonha das suas paixões
Boa parte de ser feliz sendo você mesmo vem de aceitar profundamente todas as suas paixões e não ter vergonha delas. Quando você é um pouco diferente das outras pessoas e quer fazer parte de algum grupo diferente é fácil sentir vergonha do que você ama…

Uma grande diferença entre Amano Keita e Uehara Tasuku é exatamente essa: enquanto Keita abraça suas paixões com todas as forças mesmo que isso lhe custe algumas coisas, Tasuku esconde sua verdadeira essência para ser popular e conseguir uma namorada que ele nem gosta de verdade.

Nas palavras do próprio protagonista:
Jogos são o que nos mantêm vivos, não podemos ignorar isso.
Amano Keita
Assim como Keita, eu sou viciado em jogos e animês, e acredite, isso já me custou relacionamentos. Ao invés de ficar triste com isso, eu simplesmente vou seguir até encontrar pessoas que me amem exatamente do jeito que sou, e esse é um aprendizado que apesar de simples na teoria é bem complexo, na prática.
Mudar sua essência ou se esconder nunca vale a pena
Quando você é jovem, pode acabar caindo na tentação de mudar para agradar os outros. Acredito que não preciso nem dizer que isso é uma imensa perda de tempo que só vai te dar dores de cabeça e esvaziar seu coração.
Perceber a diferença entre seguir a sua essência e se esconder é fácil observarmos a vida de Amano Keita e de Uehara Tasuku. Enquanto Keita se diverte no fliperama sem nenhuma preocupação Tasuku tenta se esconder. Você quer viver sua vida se escondendo ou sendo você mesmo?

Se você esconder sua essência pode acabar perdendo a chance de encontrar pessoas com as mesmas paixões que você. Com toda a certeza você não quer perder uma chance dessas né?
Apenas quem aprecia algo sabe o verdadeiro valor que aquilo tem
Quando você gosta de algo a tendência é falar daquilo com toda a paixão do mundo. Curiosamente, isso só vai fazer sentido para você e para pessoas que compartilhem a mesma paixão que você.

Não adianta falar sobre aquele animê maravilhoso que está fazendo sua vida melhor para alguém que não tem contato algum com isso. Além da pessoa não entender seus sentimentos ela ainda vai fazer parecer que você é estranho, quando, na verdade, você só está deixando seus sentimentos fluírem.
Encontre a sua tribo
Encontrar sua tribo é algo importante, aquelas pessoas que amam as mesmas coisas que você e não vão te julgar. De certo modo esse ponto engloba todos os outros, já que ao encontrar sua tribo você provavelmente terá acesso à todas as outras coisas citadas acima.

Eu sinto que ainda estou na minha jornada para encontrar as pessoas que são realmente parecidas comigo, e espero que esse blog possa me ajudar nesse quesito. Claro que podemos nos dar bem com pessoas que gostam de coisas diferentes, mas um mínimo de gostos parecidos sempre facilita passar o tempo juntos.
Confira uma resenha episódio a episódio no Anime21
- Gamers! Episódio 1: Primeiras impressões
- Gamers! Episódio 2: Desenvolvimento
- Gamers! Episódio 3: Clichês não tão clichês?
- Gamers! Episódio 4: Recaída
- Gamers! Episódio 5: Um mundo de mal entendidos
- Gamers! Episódio 6: Confissão
- Gamers! Episódio 7: Encontro
- Gamers! Episódio 8: Esclarecimento
- Gamers! Episódio 9: Tarde demais?
- Gamers! Episódio 10: Amadurecimento
- Gamers! Episódio 11: Encontro Duplo
- Gamers! Episódio 12: O lado bom de ser um gamer é…?
Chega de aprendizados por hoje
Essas são as minhas reflexões sobre o animê Gamers na forma de coisas que eu aprendi. Sempre que me sinto perdido na vida tento voltar e olhar para esse animê para entender melhor como eu sou e as coisas que eu gosto.
Existe muito de Amano Keita em mim, você nem imaginaria quanto. Caso já tenha assistido esse animê deixe suas reflexões aqui também, caso não, aproveite que entrou em nossa pousada e aproveite para conhecer outros animes que podem mudar sua vida.
Carinhosamente
Marcos Mariano