Glossário de Criptomoedas

Entenda o significado dos termos usados no mundo das criptomoedas

A transição entre o sistema financeiro tradicional e o sistema financeiro descentralizado oferecido pelas criptomoedas está em andamento, e com isso, surgem diversos novos termos como “blockchain” e “NFT”.

Saber o significado dos termos mais importantes nesse mundo é essencial se você tem interesse em investir no mercado de criptomoedas ou em se envolver com jogos “Play to Earn”.

Glossário de Criptomoedas
Glossário de Criptomoedas

Continue lendo abaixo caso deseje conhecer os termos mais comuns utilizados no mundo das criptomoedas. Você também pode usar esse texto como uma consulta quando ficar em dúvida sobre algum termo.

51% Attack

Também conhecido como ataque majoritário. Quando um ou um grupo de mineradores controla mais de 50% do hashrate de mineração da rede ou poder computacional.

Absolute Advantage

Um conceito de economia em que uma parte tem uma vantagem direta em eficiência na produção/fornecimento de um bem ou serviço específico em relação a outra parte.

Active Management

Uma estratégia de investimento empregada por gestores de fundos com o objetivo de superar um índice ou mercado para gerar lucros.

Ad Hoc

Uma frase de origem latina que é usada no inglês moderno para significar ‘para esse propósito’ ou ‘especificamente para isso’.

Address

String de texto que designa a localização de uma carteira específica no blockchain. Muitas vezes, uma versão com hash de uma chave pública.

Airdrop

A distribuição de ativos digitais ao público, seja por possuir um determinado token ou simplesmente por ser um endereço de carteira ativo em um determinado blockchain.

Algorithm

Uma sequência de instruções não ambíguas usadas com o propósito de resolver um problema.

All or None Order (AON)

Um pedido que, uma vez feito, deve ser preenchido em sua totalidade ou não. Isso evita qualquer preenchimento parcial de pedidos.

All-Time High (ATH)

O preço mais alto de uma criptomoeda em uma moeda de cotação, como dólar, BTC, ETH ou BNB

Allocation

Uma alocação de tokens ou patrimônio, que pode ser ganho, comprado ou reservado para um determinado investidor, equipe, grupo, organização ou outra entidade relacionada.

Alpha

Versão inicial para testes de um produto lançado por uma equipe, consistindo na primeira versão de um software ou produto básico e primitivo.

Altcoin

Uma criptomoeda que é alternativa ao Bitcoin. Usado para descrever criptomoedas que não são Bitcoin.

Angel Investor

Investidores ricos que buscam oportunidades para fornecer financiamento para empreendedores ou empresas iniciantes.

Anti Money Laundering (AML)

Uma estrutura que consiste em procedimentos legais e regulatórios para minimizar e coibir o fluxo de recursos gerados por atividades ilegais ou duvidosas.

Application Programming Interface (API)

Uma coleção de funções e procedimentos que permitem que os usuários interajam/se comuniquem com os dados de um aplicativo ou serviço, como uma troca, para executar os recursos do serviço programaticamente.

Application-Specific Integrated Circuit (ASIC)

Um Circuito Integrado personalizado para desempenho máximo em um uso específico, em vez de uso geral.

Arbitrage

Compra e venda de ativos em diferentes mercados para tirar vantagem de preços diferentes no mesmo ativo.

ASIC-resistant

Uma criptomoeda resistente a ASIC tem seu protocolo e algoritmo de mineração configurados de tal forma que o uso de máquinas ASIC para minerar a moeda é impossível ou não traz nenhum benefício significativo quando comparado à mineração tradicional de GPU.

Ask Price

O preço mais baixo que um vendedor está disposto a aceitar em sua ordem de venda ao negociar um ativo em uma bolsa.

Asset Management

Um sistema ou método que ajuda indivíduos ou empresas a gerenciar ativos. Seja em nome de seus clientes ou deles próprios.

Asynchronous

Eventos em sistemas eletrônicos que não acontecem ao mesmo tempo ou velocidade, ou acontecem independentemente do fluxo do programa principal.

Atomic Swap

Tecnologia de contrato inteligente que permite a troca de uma criptomoeda por outra sem o uso de intermediários centralizados, como exchanges.

Attack surface

Pontos em um ambiente de software em que um invasor pode tentar inserir ou extrair dados do sistema.

Auction

Um evento ao vivo em que ativos ou serviços são negociados por meio de um processo de licitação, que geralmente é liderado por um leiloeiro.

Bags

A carteira de moedas que uma pessoa está guardando. Muitas vezes relacionado a uma bolsa de ativos com baixo desempenho que os investidores insistem em manter.

Bear Market

Uma tendência negativa nos preços de um mercado. É amplamente utilizado não apenas no espaço de criptomoedas, mas também nos mercados tradicionais.

Benchmark

Um padrão de medição que pode ser usado para medir o desempenho de um determinado ativo ou carteira de investimentos.

BEP-2

Um padrão técnico que define um conjunto de regras para emissão e gerenciamento de tokens no ecossistema da Binance Chain.

BEP-20

O BEP-20 é um padrão de token na Binance Smart Chain que estende o ERC-20, o padrão de token Ethereum mais comum. Você pode pensar nisso como um modelo para tokens que define como eles podem ser gastos, quem pode gastá-los e outras regras para seu uso. Devido à sua semelhança com o BEP-2 da Binance Chain e o ERC-20 da Ethereum, é compatível com ambos.

BEP-721

Um padrão técnico que define um conjunto de regras para a emissão de NFTs no ecossistema Binance Smart Chain.

BEP-95

BEP-95 é uma proposta de evolução da Binance que introduz um mecanismo de gravação em tempo real para a Binance Smart Chain.

Beta (Coefficient)

Uma ferramenta usada para medir a volatilidade de um ativo em comparação com a volatilidade de uma carteira específica ou índice de mercado.

Beta (Release)

Uma versão inicial de um programa para os usuários testarem e para uma equipe obter feedback. O estágio Beta vem após o estágio Alpha.

Bid Price

No contexto dos mercados financeiros, é o valor que os compradores oferecem por um ativo, como uma commodity, segurança ou criptomoeda.

Bid-Ask Spread

A diferença de preço entre o preço pedido mais baixo e o preço de oferta mais alto no livro de ordens para um ativo

Binance Blockchain Charity Foundation (BCF)

A primeira plataforma de caridade descentralizada do mundo a defender o conceito de ‘blockchain para o bem social’.

Binance Community Vote

Quando a comunidade tem a oportunidade de votar em seu projeto favorito para ganhar uma listagem gratuita na Binance.

Binance Ecosystem Fund (BEF)

Uma iniciativa da Binance para colaborar com parceiros que se preocupam com o ecossistema blockchain/criptomoeda.

Binance Labs

Um fundo de impacto social e uma iniciativa para incubar, investir e capacitar empreendedores, projetos e comunidades de blockchain e criptomoeda.

Bitcoin

Uma criptomoeda criada pelo(s) desenvolvedor(es) pseudônimo(s) Satoshi Nakamoto. A primeira criptomoeda, inicialmente descrita como ‘Peer-to-Peer e-cash’.

Bitcoin Core

Implementação líder do software que permite aos usuários interagir com a rede Bitcoin. Inicialmente lançado por Satoshi.

Bitcoin Dominance

A proporção da capitalização de mercado do Bitcoin versus a soma das capitalizações de mercado de todas as criptomoedas.

Bitcoin Pizza

A primeira transação conhecida em que o Bitcoin foi trocado por um bem físico. Laszlo Hanyecz pagou 10.000 BTC por duas pizzas.

Black Swan Event

Um evento que muitas vezes é totalmente inesperado e se desvia do resultado esperado causando ramificações generalizadas.

Block

Um arquivo de computador que armazena dados de transações. Estes podem então ser organizados em uma sequência linear, que formará um blockchain.

Block Explorer

Uma página da Web Blockchain online que permite aos usuários navegar por informações sobre blocos, transações, saldos e históricos de transações.

Block header

Uma seção em um bloco contendo metadados e um resumo das transações do bloco. Esta é a informação hash durante a mineração.

Block Height

O número de blocos na cadeia entre ele e o primeiro bloco nesse blockchain (bloco de gênese ou bloco 0).

Block Reward

A soma de moedas concedidas pelo protocolo blockchain aos mineradores de criptomoedas para cada bloco minerado e validado com sucesso.

Blockchain

Um livro descentralizado e digitalizado que registra informações de transações sobre uma criptomoeda em ordem cronológica.

Bloom Filter

Uma estrutura de dados que pode ser usada para informar ao usuário se um determinado item faz parte de um conjunto

BNB

Lançado pela Binance após uma oferta inicial de moedas que terminou em 3 de julho de 2017. Usado para receber descontos em taxas de câmbio entre outros utilitários.

Bollinger Bands

Um indicador de análise técnica que mede a volatilidade do mercado. É feito de duas bandas laterais e uma média móvel simples.

Bounty

Uma recompensa postada por um grupo ou indivíduo para incentivar determinado trabalho, comportamento (como referências) ou desenvolvimento.

Break-Even Point (BEP)

O ponto em que os custos totais de uma operação são equivalentes ao seu valor atual ou receita.

Breakeven Multiple

O múltiplo do preço atual pelo qual um ativo precisa se valorizar para atingir sua máxima histórica anterior.

Breakout

Quando o preço de um ativo se move para fora de um intervalo ou padrão definido, geralmente saindo de uma área de suporte ou resistência.

BUIDL

Originalmente derivado de HODL, um termo que se refere a manter a cabeça baixa e focar na construção de seu produto.

Bull Market

Uma tendência positiva nos preços de um mercado. É amplamente utilizado não apenas no espaço de criptomoedas, mas também nos mercados tradicionais.

Buy Wall

Uma única grande ordem de compra ou a composição de várias grandes ordens de compra ao mesmo preço no livro de ordens de um mercado específico.

Candidate Block

Um bloco temporário criado por um nó de mineração (minerador) para adicionar ao blockchain para receber as recompensas do bloco.

Candlestick

Uma representação gráfica da ação do preço que exibe os pontos de abertura, fechamento, alta e baixa em um determinado período.

Capitulation

Um período de forte atividade de venda, onde os investidores desistem de suas posições e vendem suas participações o mais rápido possível.

Censorship-resistance

A propriedade de uma rede de criptomoedas que impede qualquer entidade de alterar as transações nela.

Central Bank

Uma instituição financeira que atua como autoridade monetária e administra a moeda do estado, as taxas de juros e a oferta de dinheiro.

Central Processing Unit (CPU)

A parte de um computador responsável por interpretar instruções de programas de computador e executar operações.

Centralized

Quando os mecanismos de planejamento e tomada de decisão estão concentrados em um determinado ponto dentro de um sistema.

Cipher

Um método para criptografar e descriptografar mensagens. Estes podem ser divididos em simétricos ou assimétricos, de acordo com seu modelo chave.

Circulating Supply

O melhor número aproximado de moedas ou tokens de criptomoeda que estão publicamente disponíveis e circulam no mercado.

Cloud

Em ciência da computação, um conjunto compartilhado de recursos, que são disponibilizados para vários usuários através da Internet.

Coin

Uma criptomoeda ou dinheiro digital independente de qualquer outra plataforma, que é usada como troca de valor.

Collateral

Penhorar algo de valor contra um empréstimo para garantir que a pessoa que toma o empréstimo completará o pagamento.

Colocation

Um espaço dedicado em um data center pertencente a bolsas de valores que é compartilhado com outras entidades, como traders de alta frequência.

Commodity Futures Trading Commission (CFTC)

Agência sediada nos Estados Unidos responsável por regular os mercados de derivativos, que incluem opções, swaps e contratos futuros.

Confirmation Time

O tempo decorrido quando uma transação é submetida à rede e a hora em que ela é registrada em um bloco confirmado.

Confluence

Quando vários métodos de investimento, indicadores técnicos ou sinais de negociação são combinados para formar uma estratégia mais confiável.

Consumer Price Index (CPI)

Um Índice de Preços ao Consumidor (IPC) é uma medida usada para rastrear os efeitos da inflação ao longo de um período de tempo.

Credentials

Informação pessoal. Exemplos incluem nome de usuário, senha, endereço de e-mail, qualificações e muito mais.

Cryptocurrency

Uma moeda digital protegida por criptografia para funcionar como meio de troca dentro de um sistema econômico ponto a ponto (P2P).

Cryptography

A ciência de usar teorias matemáticas e computação para criptografar e descriptografar informações.

Custody

Refere-se à detenção de ativos em nome de um cliente. Também pode se referir à propriedade de seus fundos ou ativos.

Daemon

Um processo operando em segundo plano esperando por um evento ou condição específica para ser ativado.

Dead Cat Bounce

Uma breve recuperação no preço de um ativo em declínio que é logo seguida por uma continuação da tendência de baixa.

Decentralized Application (DApp)

Aplicativos executados em uma rede P2P de computadores em vez de um computador central. Isso permite que o software seja executado na internet sem ser controlado por uma única entidade.

Decentralized Autonomous Cooperative (DAC)

Uma organização que é controlada por acionistas em vez de uma autoridade central.

Decentralized Autonomous Organization (DAO)

Um sistema de regras codificadas que definem quais ações uma organização descentralizada tomará.

Decentralized Exchange (DEX)

Uma troca que não exige que os usuários depositem fundos para começar a negociar e não retém os fundos para o usuário. Em vez disso, os usuários negociam diretamente de suas próprias carteiras.

Decentralized Finance (DeFi)

O ecossistema é composto por aplicativos financeiros descentralizados desenvolvidos em redes blockchain.

Decryption

O ato de reverter um processo de criptografia para que dados ilegíveis (texto cifrado) possam ser convertidos em dados legíveis (texto simples).

Deep Web

A parte da web que está de alguma forma oculta, ou seja, não indexada pelo Google e outros mecanismos de pesquisa tradicionais da web.

Delisting

A remoção de um ativo de uma bolsa como uma solicitação da equipe do projeto ou como uma decisão tomada pela bolsa.

Design Flaw Attack

Um ataque no qual um usuário mal-intencionado cria propositalmente um contrato inteligente, um mercado descentralizado ou outro software com conhecimento de certas falhas para enganar os indivíduos que interagem no ambiente sem permissão.

Difficulty

Em criptomoeda, a dificuldade indica a dificuldade necessária para minerar um bloco.

Difficulty Bomb

O termo ‘bomba de dificuldade’ denota o aumento da dificuldade de mineração no Ethereum, como parte de sua migração para Proof of Stake.

Divergence

Quando o preço de mercado de um ativo e um indicador técnico (por exemplo, RSI, Volume, MACD) estão indo em direções opostas.

Diversification

A alocação de fundos em diferentes tipos de ativos e jurisdições para reduzir os riscos gerais.

Do Your Own Research (DYOR)

Um conselho valioso. É sempre aconselhável pesquisar uma moeda ou token em vez de seguir o que os outros dizem. Sempre faça sua própria pesquisa.,

Dollar Cost Averaging (DCA)

Investir quantias fixas em dólares durante períodos regulares de tempo, independentemente do preço do ativo.

Double Spending

Quando uma determinada quantidade de moedas é gasta mais de uma vez. Geralmente como resultado de um ataque de corrida ou um “ataque de 51%”.

Eclipse Attack

Quando a maioria dos peers na rede são mal-intencionados e monopolizam a rede para evitar que nós específicos recebam informações de nós honestos.

Efficient Market Hypothesis (EMH)

Uma teoria econômica que afirma que os mercados financeiros refletem todas as informações disponíveis sobre o preço dos ativos a qualquer momento.

Encryption

Conversão de informações ou dados em um código seguro para impedir o acesso não autorizado às informações ou dados.

Enterprise Ethereum Alliance (EEA)

A primeira organização de padrões globais do setor a fornecer uma arquitetura e especificação aberta e baseada em padrões para acelerar a adoção do Enterprise Ethereum.

ERC-20

Um padrão técnico usado para emitir e implementar tokens no blockchain Ethereum proposto em novembro de 2015 por Fabian Vogelsteller.

ERC-721

Um token não fungível baseado em Ethereum. Isso significa que cada token é único e, como resultado, não é intercambiável.

Exchange

Um mercado para criptomoedas onde os usuários podem comprar e vender moedas.

Fakeout

Uma situação em que um trader entra em uma posição apostando em um movimento de preço que reverte rapidamente ou, em última análise, não acontece.

Falling Knife

Refere-se à ação de comprar um ativo enquanto ele está caindo rapidamente de preço sob a expectativa de que ele irá saltar.

Fear Of Missing Out (FOMO)

A sensação de medo e ansiedade de que você pode estar perdendo uma oportunidade potencialmente lucrativa.

Fear, Uncertainty and Doubt (FUD)

Uma estratégia de marketing usada para espalhar medo e insegurança entre clientes, comerciantes ou investidores.

Fiat

Dinheiro que um governo declarou como moeda legal.

Fill Or Kill Order (FOK)

Uma ordem de compra ou venda que deve ser executada imediatamente em sua totalidade ou será cancelada.

Finality

A garantia ou garantia de que as transações concluídas (criptomoeda) não podem ser alteradas, revertidas ou canceladas.

First-Mover Advantage (FMA)

A vantagem competitiva do primeiro projeto para trazer um serviço ou produto para um mercado ou indústria nova e inexplorada.

Fiscal Policy

Descreve como as autoridades ajustam as alíquotas de impostos de um país, influenciando como os fundos públicos devem ser arrecadados e usados.

Flappening

O nome para descrever o momento em que o Litecoin (LTC) ultrapassou o Bitcoin Cash (BCH) em termos de capitalização de mercado

Flippening

O nome para descrever o momento em que/se o Ethereum (ETH) supera o Bitcoin (BTC) em termos de capitalização de mercado

Forced Liquidation

Quando a posição alavancada de um trader é fechada à força como resultado de não cumprir os requisitos de margem necessários.

Forex (FX)

Forex significa Mercados de Câmbio Estrangeiro. É um mercado global para a negociação de moedas fiduciárias.

Formal Verification

Usando provas matematicamente rigorosas para garantir certas propriedades de algoritmos de criptografia e mecanismos de blockchain.

Full Node

Um computador que implementa totalmente a totalidade das regras de uma rede blockchain subjacente e valida completamente as transações e blocos em uma blockchain.

Fundamental Analysis (FA)

Avaliar um ativo com base em suas características e traços subjacentes como um esforço para chegar a um valor intrínseco do ativo.

Fungibility

A propriedade de um ativo cujas unidades individuais são indistinguíveis umas das outras em termos de valor e funcionalidade.

Futures Contract

Uma versão padronizada de contratos a termo que são usados como um acordo legal para comprar ou vender um ativo no futuro a um preço e data acordados.

Gas

O mecanismo de preços empregado na blockchain Ethereum para calcular os custos das operações de contratos inteligentes e taxas de transação.

Gas Limit

O preço máximo que um usuário de criptomoeda está disposto a pagar como taxa ao enviar uma transação ou executar uma função de contrato inteligente.

General Public License

Licença que permite aos usuários copiar e modificar software, mas exige que as obras sejam distribuídas sob a mesma licença.

Genesis Block

O primeiro bloco registrado em sua respectiva rede blockchain, também conhecido como Bloco 0 ou Bloco 1.

GitHub

Um site/sistema/pasta/repositório onde uma equipe pode compartilhar, colaborar e salvar seu código aberto ou proprietário.

Golden Cross

Um padrão de gráfico de alta em que uma média móvel de curto prazo cruza acima de uma média móvel de longo prazo.

Gossip Protocol

Um método específico de comunicação ponto a ponto assíncrona entre nós de computador de um sistema distribuído.

Gwei

Uma pequena denominação de Éter. É amplamente utilizado como uma medida de preços de gás. 1.000.000.000 wei = 1 Giga wei (Gwei)

Hacker

Um indivíduo que possui uma compreensão avançada de sistemas e redes de computadores, incluindo programadores e especialistas em segurança cibernética.

Haha Money Printer Go Brrrrr

Haha Money Printer Go Brrrrr é um meme criado em resposta ao plano de 2020 da Reserva Federal para imprimir dinheiro.

Halving

Quando a recompensa em bloco de um ativo criptográfico, como bitcoin, cai para metade do que era antes; isso é usado para criar uma taxa de emissão decrescente para chegar a um eventual fornecimento finito de um ativo criptográfico.

Hard Cap

A quantidade máxima de fundos que um projeto pretende levantar durante sua Oferta Inicial de Moedas (ICO) ou evento alternativo de arrecadação de fundos.

Hash

A saída produzida por uma função hash depois que um dado é mapeado. Também pode ser referido como valor de hash, código de hash ou resumo.

Hash Rate

A velocidade com que um computador ou hardware de mineração é capaz de calcular novos hashes. Geralmente medido em hashes por segundo.

Hashed TimeLock Contract (HTLC)

Refere-se a um recurso especial usado para criar contratos inteligentes que podem modificar os canais de pagamento.

High-Frequency Trading (HFT)

Um tipo de negociação algorítmica que envolve a execução de um grande número de ordens em frações de segundo.

HODL

Um erro de digitação de ‘Hold’ originário do bitcointalk que também foi adaptado para ser um acrônimo para Hold on for Dear Life – para manter a propriedade das moedas e não vender.

Honeypot

Um mecanismo usado em segurança de computadores usado para detectar ou neutralizar o acesso não autorizado a sistemas de informação.

Iceberg Order

Uma ordem condicional para comprar ou vender uma grande quantidade de ativos em quantidades predeterminadas menores para ocultar a quantidade total da ordem.

Immutability

A incapacidade de mudar ou ser mudado. Um dos principais recursos por trás da tecnologia Bitcoin e blockchain.

Index

Um instrumento financeiro usado para rastrear o valor do preço de um determinado ativo ou cesta de ativos

Initial Coin Offering (ICO)

Um método de captação de recursos no qual novos projetos venderão suas criptomoedas para investidores.

Initial Exchange Offering (IEO)

Um método de captação de recursos projetado para reduzir o risco para os compradores de tokens, introduzindo um intermediário confiável entre a equipe do projeto e o usuário.

Initial Public Offering (IPO)

Refere-se ao momento em que uma empresa privada começa a oferecer suas ações ao público pela primeira vez.

Integrated Circuit (IC)

Um pequeno chip, normalmente feito de silício, que contém um conjunto de peças eletrônicas, como transistores, resistores ou capacitores.

Interoperability

O conceito de permitir que blockchains sejam compatíveis entre si e se baseiem nos recursos e casos de uso de cada um.

InterPlanetary File System (IPFS)

Um projeto de código aberto que cria um protocolo para armazenamento e acesso de conteúdo distribuído.

IOU

Um acrônimo que significa “eu te devo” e se refere a um documento informal que reconhece uma dívida que uma parte deve a outra.

Isolated Margin

O saldo da margem alocado para uma posição. Os traders podem gerenciar o risco restringindo o valor alocado para cada posição.

Issuance

Geração de uma nova criptomoeda que ocorre de diversas formas, dependendo dos parâmetros especificados pelos criadores.

Jager

A menor denominação de BNB. Derivado do identificador do Telegram do Binance Community Manager na época.

Keccak

Uma função criptográfica versátil desenvolvida por Guido Bertoni, Joan Daemen, Michaël Peeters e Gilles Van Assche.

Know Your Customer (KYC)

Um procedimento padrão no setor financeiro que permite que as empresas identifiquem seus clientes e cumpram as leis KYC AML.

Latency

O tempo entre o envio de uma transação para uma rede e a primeira confirmação de aceitação pela rede.

Law of Demand

A lei da demanda refere-se à disposição dos consumidores de comprar uma quantidade específica de bens ou serviços por um determinado preço.

Layer 2

Uma estrutura ou protocolo secundário que é construído em cima de um sistema blockchain existente para fornecer maior escalabilidade.

Ledger

Um livro físico ou um arquivo de computador digital onde as transações monetárias e financeiras são rastreadas e registradas.

Library

Uma coleção de recursos estáveis, que podem incluir arquivos executáveis, documentação, modelos de mensagem e código escrito.

Lightning Network

Uma segunda camada operando em cima de uma blockchain, permitindo maior velocidade de transação entre os nós participantes. Esta é uma solução para o problema de escalabilidade.

Linux

Um popular sistema operacional de código aberto, criado em 1991 por Linus Torvalds. É usado em uma ampla gama de dispositivos em todo o mundo.

Liquidity

A capacidade de vender ou comprar qualquer ativo sem causar flutuações significativas no preço de mercado desse ativo.

Listing

A adição de um ativo a uma exchange como uma solicitação da equipe do projeto ou como uma decisão tomada pela exchange.

Mainnet

Um protocolo blockchain totalmente desenvolvido e implantado onde as transações estão sendo transmitidas, verificadas e registradas.

Mainnet Swap

Quando uma moeda migra de uma plataforma de terceiros, como Ethereum ou outro token, para um token nativo em sua rede principal.

Maker

Você se torna um “maker” quando faz um pedido e ele não é negociado imediatamente, então seu pedido permanece no livro de pedidos e espera que outra pessoa o preencha/combina com ele mais tarde.

Malware

Qualquer programa de software ou código criado para se infiltrar e causar intencionalmente danos a sistemas e redes de computadores.

Margin Trading

Negociação com fundos emprestados – nota: esta é uma estratégia de alto risco e deve ser feita apenas por investidores experientes.

Market Capitalization

O valor total de negociação de uma determinada moeda – calculado pelo produto da quantidade disponível da moeda pelo preço atual.

Market Momentum

A capacidade de um determinado mercado de manter um aumento ou diminuição contínua no preço dentro de um determinado período de tempo.

Market Order

Quando um comprador escolhe o melhor lance disponível ou pede uma criptomoeda, pegando o preço e a quantidade disponíveis no livro de pedidos.

Masternode

Nós em uma rede que geralmente exigem uma quantidade mínima de uma determinada moeda alocada para acessar as recompensas de staking.

Maximum Supply

Refere-se ao número máximo de moedas ou tokens que serão criados para uma determinada criptomoeda.

Mempool

O mecanismo de um nó para manter o controle de transações não confirmadas que o nó viu (mas ainda não foram adicionadas a um bloco).

Merged Mining

O ato de minerar duas ou mais criptomoedas ao mesmo tempo, sem sacrificar o desempenho geral da mineração

Merkle Tree

Uma maneira de organizar e estruturar grandes quantidades de dados para torná-lo mais simples de processar. Uma estrutura de dados baseada em hash.

Metadata

Dados que incluem informações sobre outros dados, como informações sobre recursos de uma transação específica.

Mining

A verificação de transações em uma rede blockchain, na qual as transações são adicionadas como entradas no livro blockchain.

Mining Farm

Uma coleção de muitos mineradores, geralmente em um armazém ou grande data center dedicado à mineração de criptomoedas

Monetary Policy

Refere-se às políticas que as autoridades criam e adotam para controlar a oferta monetária e as taxas de juros de um país.

Moon

Uma expressão coloquial usada para descrever uma criptomoeda ou outro ativo que está passando por uma forte tendência de alta do mercado.

Multisignature

Carteira que exige que outra parte autorize uma transação antes de ser transmitida para a rede.

Node

Um participante em uma rede blockchain que se comunica com outros participantes para garantir a segurança e a integridade do sistema.

Non-fungible Token (NFT)

Um tipo de token criptográfico que representa um ativo digital ou do mundo real exclusivo.

Nonce

Uma string ou número arbitrário de uso único gerado para fins de verificação para evitar a repetição de transações anteriores.

Off-chain

Transações que ocorrem fora de uma determinada rede blockchain, que podem ser posteriormente relatadas ou agrupadas antes de serem enviadas à cadeia principal.

Offshore account

Uma conta registrada em uma jurisdição diferente da jurisdição da cidadania do titular.

One Cancels the Other Order (OCO)

Um par de ordens que são criadas simultaneamente, mas só é possível executar uma delas.

Open-Source Software (OSS)

Software lançado sob uma licença que dá a qualquer pessoa a capacidade e o direito de usá-lo, atualizá-lo e distribuí-lo livremente.

Oracle

Uma fonte de dados ou feed de um terceiro usado para determinar os resultados de contratos inteligentes

Order Book

Uma lista eletrônica de ordens de compra e venda pendentes para um ativo específico em uma exchange ou mercado.

Orphan Block

Um bloco cujo bloco pai é desconhecido, formado em versões mais antigas do Bitcoin Core, onde os dados de ancestralidade não eram necessários.

Paper Wallet

Um pedaço de papel no qual um endereço de criptomoeda e sua chave privada correspondente são impressos fisicamente.

Passive Management

Uma estratégia de investimento que não depende da exposição ativa do mercado, mas acompanha um índice econômico existente.

Peer-to-Peer (P2P)

Quando dois ou mais computadores estão conectados e compartilham carga de trabalho ou recursos sem depender de um servidor centralizado.

Pegged Currency

Uma moeda em que o preço é projetado para permanecer o mesmo que um ativo designado. Por exemplo: 1 USDT está atrelado a 1 USD. Também conhecido como stablecoin.

Phishing

Um ataque malicioso em que um agente mal-intencionado tentará obter as credenciais de um usuário para obter acesso não autorizado à sua conta.

Plasma

Uma solução de dimensionamento off-chain da Ethereum que pode permitir que a Ethereum aumente bastante as capacidades de transações por segundo.

Polkadot Crowdloan

Polkadot Crowdloan refere-se ao processo de staking de tokens Polkadot (DOT) para apoiar projetos específicos no Leilão Polkadot Slot. Em troca, os participantes podem receber recompensas dos projetos.

Ponzi Scheme

Um golpe em que os fundos dos novos investidores são usados para pagar os retornos prometidos aos investidores anteriores. Não invista nestes. Nossa famosa pirâmide.

Price Action

Os movimentos de preços de um ativo financeiro ao longo do tempo. Plotado em um gráfico, ele pode ser usado por traders para identificar configurações de negociação.

Prisoner’s Dilemma

Um exemplo que mostra por que dois indivíduos podem não cooperar, mesmo que pareça ser do seu interesse.

Private Key

Em criptomoeda, uma chave privada é um número longo que permite aos usuários assinar transações e gerar endereços de recebimento.

Private Sale

Uma rodada de investimento em estágio inicial para investidores estratégicos com uma quantidade considerável de fundos investíveis.

Progressive Web application (PWA)

Um aplicativo que é criado por meio do uso de modernas tecnologias da Web e segue os padrões básicos da Web.

Proof of Attendance Protocol (POAP)

Um protocolo que cria crachás digitais ou colecionáveis para comemorar e registrar a participação em um evento.

Proof of Stake (PoS)

Um mecanismo de consenso que recompensa os validadores de blocos de acordo com a quantidade de moedas que eles têm em jogo.

Pseudorandom

A propriedade de uma função definida que pode produzir um resultado que passa em testes estatísticos de aleatoriedade.

Quantum Computing

A computação quântica funciona usando partículas que podem estar em superposição. Essas partículas representam qubits em vez de bits e podem assumir o valor de 1, 0 ou ambos simultaneamente.

Race attack

Quando duas transações são criadas com os mesmos fundos ao mesmo tempo, com a intenção de gastar esses fundos duas vezes.

Ransomware

Um tipo de malware que toma conta do seu computador e ameaça destruir ou revelar arquivos, a menos que um resgate seja pago.

Rekt

Uma gíria usada para definir alguém ou algo que foi destruído ou sofreu uma falha catastrófica, é sinônimo de liquidado

Relative Strength Index (RSI)

Um indicador técnico que mede o momento do mercado, é usado para identificar condições de sobrecompra e sobrevenda.

Resistance

Um termo em Análise Técnica (TA). Quando um preço que está aumentando encontra resistência. Geralmente comparado com máximos anteriores.

Return on Investment (ROI)

Uma medida utilizada para avaliar a eficiência de um investimento. A razão entre o lucro líquido e o custo líquido.

Roadmap

Uma técnica de planejamento de negócios que estabelece os objetivos de curto e longo prazo de uma empresa dentro de um cronograma flexível estimado.

Routing Attack

Um ataque no nível do provedor de serviços de Internet para afetar o tempo de atividade ou a participação em um sistema habilitado para web, como um blockchain.

Rug pull

Um rug pull (puxão de tapete) na indústria de criptomoedas é quando uma equipe de desenvolvimento de repente abandona um projeto e vende ou remove toda a sua liquidez.

Satoshi

A menor unidade de um bitcoin, conforme definido pelo protocolo Bitcoin. É igual a um centésimo milionésimo de um bitcoin ou 0,00000001 BTC.

Satoshi Nakamoto

O pseudônimo do criador ou criadores do protocolo bitcoin e whitepaper.

Secure Asset Fund for Users (SAFU)

O Secure Asset Fund for Users é um fundo de seguro de emergência criado pela Binance em 2018.

Securities and Exchange Commission (SEC)

Uma agência governamental independente responsável por regular os mercados de valores mobiliários.

Security Audit

Uma análise sistemática para avaliar a segurança de um sistema, contrato inteligente ou blockchain contra ataques ou falhas técnicas.

Seed Phrase

Uma frase de semente ou semente menmônica é uma coleção de palavras que podem ser usadas para acessar sua carteira de criptomoedas.

Segregated Witness (SegWit)

Um processo em que as assinaturas de transação são separadas das transações de bitcoin. Permitindo que mais transações caibam em um bloco.

Selfish Mining

A retenção e liberação estratégica de blocos por um minerador para obter uma vantagem competitiva sobre a rede.

Sell Wall

Uma ordem de venda com limite muito grande ou uma acumulação de ordens de venda no mesmo nível de preço em um livro de ordens para um ativo.

Sentiment

A atitude geral de uma comunidade em relação a uma criptomoeda ou de investidores em relação a um determinado mercado financeiro.

Sharpe Ratio

Um índice criado em 1966 que investidores e economistas usam para avaliar o potencial de retorno do investimento (ROI).

Smart Contract

Contratos automatizados que acionam determinada ação quando condições predeterminadas são atendidas. Funciona como as condições ‘Se… então’ como, por exemplo, precisa que a condição C seja atendida antes que o dinheiro possa ser transferido de A para B.

Snapshot

A capacidade de registrar o estado de um ledger blockchain, dispositivo de armazenamento ou sistema de computador em um momento específico.

Source Code

Código de computador, responsável por definir como o software funcionará com base em uma lista de instruções e afirmações.

Stablecoin

Um tipo de criptomoeda projetada para manter um valor estável, em vez de sofrer mudanças significativas de preço.

Staking Pool

Uma pool onde as partes interessadas combinam seu poder de participação para aumentar suas chances de validar com sucesso um novo bloco.

State Channel

Um canal de comunicação bidirecional entre dois usuários ou nós em uma rede ou entre um usuário e um serviço.

Store of Value

Uma mercadoria, ativo ou moeda que pode ser guardada, recuperada e trocada em uma data futura, sem sofrer depreciação.

Supercomputer

Um computador ou máquina virtual que opera no nível mais alto de poder computacional atualmente possível.

Supply Chain

Uma rede de pessoas e empresas envolvidas na criação e distribuição de um determinado produto ou no atendimento a um determinado cliente.

Support

Um termo em Análise Técnica (TA). Quando um preço que está caindo encontra ‘suporte’. Geralmente comparado com suas baixas.

Taker

O ‘taker’ é alguém que decide fazer um pedido que corresponde instantaneamente a um pedido existente no livro de pedidos.

Tank

Um termo adotado dos mercados financeiros tradicionais e descreve um forte desempenho financeiro negativo de um determinado ativo.

Ticker

O ‘símbolo’ de negociação ou nome abreviado (normalmente em letras maiúsculas) que se refere a uma moeda em uma plataforma de negociação. Por exemplo: BNB

Token

Tokens (não confundir com moedas) são unidades digitais emitidas em uma blockchain. Eles podem manter valor ou ser resgatados por ativos.

Token Lockup

O período de bloqueio ou aquisição de tokens refere-se ao período de tempo em que tokens ou moedas não podem ser transferidos ou negociados.

Token Sale

A emissão de tokens em troca de outra criptomoeda. Também conhecido como Oferta Inicial de Moedas.

Total Supply

Refere-se ao número de moedas ou tokens que existem atualmente e estão em circulação ou bloqueados de alguma forma.

Transaction ID (TXID)

Um ID de transação (TXID) é uma sequência exclusiva de caracteres que rotula cada transação no blockchain.

Transactions Per Second (TPS)

O número de transações que uma rede blockchain é capaz de processar a cada segundo.

Trustless

Nenhuma entidade tem autoridade sobre o sistema e o consenso é alcançado entre os participantes que não precisam confiar uns nos outros.

Turing Complete

Uma máquina que, com tempo e memória suficientes, juntamente com as instruções necessárias, pode resolver qualquer problema computacional, por mais complexo que seja.

Unit of Account

Uma das principais propriedades do dinheiro. Permitindo a medição e comparação do valor de coisas diferentes.

Unspent Transaction Output (UTXO)

Uma saída criada em uma transação, que deve ser referenciada em uma transação futura para gastar fundos.

User Interface (UI)

A interface onde ocorrem as interações entre humanos e máquinas. Ele estabelece como um usuário pode interagir com uma máquina.

Verification Code

Código enviado para um segundo dispositivo para garantir a identidade de alguém fazendo login em uma conta. Usado para autenticação de dois fatores

Virtual Machine

Um sistema de computador emulado ou um sistema distribuído projetado para replicar os recursos de um determinado sistema.

Vladimir Club

Um termo usado para descrever alguém que adquiriu 1% de 1% (0,01%) da oferta máxima de uma criptomoeda.

Volatility

Com que rapidez e quanto o preço de um ativo muda. Calculado em termos de desvios padrão no retorno anual de um ativo durante um determinado período de tempo.

Volume

Uma medida do número de unidades individuais de um ativo que mudou de mãos em um mercado durante um determinado período.

Wallet

Usado para enviar e receber criptomoedas. Diferentes tipos incluem carteiras de software, carteiras de hardware e carteiras de papel.

Weak Hands (Mãos de alface)

Um termo que se refere a traders ou investidores que não têm confiança para manter seus ativos ou seguir seus planos de negociação.

Weak Subjectivity

Relaciona-se com a necessidade de certos nós dependerem de outros nós ao determinar o estado atual de uma blockchain PoS.

Web 1.0

A iteração inicial da web, quando os dados eram principalmente páginas somente leitura conectadas a hiperlinks. Também conhecido como web ‘somente leitura’.

Wei

A menor denominação possível de ether (ETH), a moeda usada na rede Ethereum. Frequentemente usado quando se refere a preços de gás.

Whale

Um indivíduo ou organização que detém uma grande quantidade de Bitcoins ou outra criptomoeda, permitindo que eles afetem os mercados.

Whiskers

As linhas que se estendem da barra colorida em um gráfico de velas que indicam toda a faixa baixa-alta de um par de negociação dentro de um determinado período de tempo. Também conhecido como mechas ou sombras.

Whitelist

Uma lista de indivíduos, programas de computador ou endereços de criptomoeda permitidos ou confiáveis em relação a um serviço ou evento.

Wick

Uma linha encontrada em um gráfico de velas que é usada para indicar onde o preço de um ativo está flutuando em relação aos seus preços de abertura e fechamento.

Wrapped Ether (WETH)

Token ERC-20 representando Ether na proporção de 1:1. Ele permite que os usuários negociem tokens ETH para ERC-20 em plataformas descentralizadas.

Zero-Knowledge Proofs

Provas para verificar se as transações são válidas sem revelar qualquer informação sobre essas transações, proporcionando privacidade à transação, mantendo sua legitimidade.

Zk-Snarks

“Argumento Não Interativo Sucinto de Conhecimento Zero” – uma abordagem para provas de conhecimento zero.

O glossário apresentado tem como fonte a própria Binance, sendo altamente confiavel. Espero que ele sirva para as suas consultas relacionadas às criptmoedas.

Glossário de Criptomoedas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/