O que é: Rima em Literatura

O que é Rima em Literatura

A rima é um recurso muito utilizado na literatura, especialmente na poesia, que consiste na repetição de sons no final de versos ou estrofes. Ela contribui para a musicalidade e ritmo dos textos, além de ser uma forma de criar associações e conexões entre palavras. Neste glossário, iremos explorar mais a fundo o conceito de rima em literatura, seus diferentes tipos e exemplos de sua aplicação.

Tipos de Rima

Existem diferentes tipos de rima, que variam de acordo com a sonoridade e a posição dos sons repetidos. Alguns dos principais tipos de rima são:

Rima Consoante

A rima consoante ocorre quando há repetição de sons consonantais no final dos versos. Por exemplo:

“Amar é um fogo que arde sem se ver”

“E é ferida que dói e não se sente”

Nesse exemplo, as palavras “ver” e “sentem” rimam entre si, assim como as palavras “arde” e “dói”. A rima consoante é muito utilizada na poesia clássica e contribui para a harmonia e musicalidade dos versos.

Rima Assonante

A rima assonante ocorre quando há repetição de sons vocálicos no final dos versos. Por exemplo:

“O tempo passa, o tempo voa”

“E eu aqui, na minha boa”

Nesse exemplo, as palavras “voa” e “boa” rimam entre si, assim como as palavras “passa” e “na”. A rima assonante é mais sutil do que a rima consoante, mas também contribui para a musicalidade dos versos.

Rima Pobre

A rima pobre ocorre quando há repetição de sons iguais no final dos versos, mas as palavras não possuem acentuação tônica na mesma sílaba. Por exemplo:

“O céu estava azul”

“E o mar era tão cruel”

Nesse exemplo, as palavras “azul” e “cruel” rimam entre si, mas não possuem acentuação tônica na mesma sílaba. A rima pobre é considerada menos rica do ponto de vista sonoro, mas ainda assim pode ser utilizada com intenção estilística.

Rima Rica

A rima rica ocorre quando há repetição de sons iguais no final dos versos, e as palavras possuem acentuação tônica na mesma sílaba. Por exemplo:

“O sol brilhava no céu”

“E eu me sentia tão seu”

Nesse exemplo, as palavras “céu” e “seu” rimam entre si e possuem acentuação tônica na mesma sílaba. A rima rica é considerada mais rica do ponto de vista sonoro e pode ser utilizada para enfatizar a sonoridade dos versos.

Rima Interpolada

A rima interpolada ocorre quando há repetição de sons no meio dos versos, em posições diferentes das finais. Por exemplo:

“Amar é um fogo”

“Que arde sem se ver”

Nesse exemplo, as palavras “fogo” e “ver” rimam entre si, mas estão em posições diferentes dentro dos versos. A rima interpolada é menos comum do que a rima no final dos versos, mas ainda assim pode ser utilizada para criar efeitos estilísticos.

Rima Embrionária

A rima embrionária ocorre quando há repetição de sons no início dos versos. Por exemplo:

“Amor é fogo”

“Que arde sem se ver”

Nesse exemplo, as palavras “amor” e “arde” rimam entre si, mas estão no início dos versos. A rima embrionária é menos comum do que a rima no final dos versos, mas ainda assim pode ser utilizada para criar efeitos estilísticos.

Exemplos de Rima em Literatura

A rima é um recurso amplamente utilizado na literatura, especialmente na poesia. Ela contribui para a musicalidade dos textos e pode transmitir diferentes emoções e significados. A seguir, apresentaremos alguns exemplos de rima em literatura:

Rima em Soneto

O soneto é uma forma poética que possui 14 versos, geralmente divididos em dois quartetos e dois tercetos. Um exemplo de rima em soneto pode ser encontrado no famoso poema “Soneto de Fidelidade”, de Vinicius de Moraes:

“Que não seja imortal, posto que é chama”

“Mas que seja infinito enquanto dure”

Nesse exemplo, os versos do quarteto inicial rimam entre si (“chama” e “dure”), assim como os versos do terceto final (“infinito” e “enquanto”). A rima contribui para a estrutura e harmonia do soneto.

Rima em Trova

A trova é uma forma poética popular, caracterizada por versos curtos e rimados. Um exemplo de rima em trova pode ser encontrado na seguinte quadra:

“No jardim da minha vida”

“Plantei flores de ilusão”

“Hoje colho a despedida”

“E a saudade no coração”

Nesse exemplo, os versos rimam entre si, criando uma melodia e ritmo característicos da trova.

Rima em Cordel

O cordel é uma forma poética tradicional do Nordeste brasileiro, caracterizada por versos rimados e narrativas populares. Um exemplo de rima em cordel pode ser encontrado no seguinte trecho:

“No sertão do meu Nordeste”

“O sol brilha com ardor”

“E o povo, valente e agreste”

“Vive a luta do trabalhador”

Nesse exemplo, os versos rimam entre si, contribuindo para a musicalidade e ritmo do cordel.

Considerações Finais

A rima é um recurso fundamental na literatura, especialmente na poesia. Ela contribui para a musicalidade, ritmo e harmonia dos textos, além de transmitir emoções e significados. Neste glossário, exploramos os diferentes tipos de rima, como a rima consoante, assonante, pobre, rica, interpolada e embrionária. Também apresentamos exemplos de rima em diferentes formas poéticas, como o soneto, a trova e o cordel. A rima é um elemento essencial na criação de textos literários e merece ser estudada e apreciada por todos os amantes da literatura.

Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/