Como Buscar Artigos para o TCC na Base Scopus? 

Para elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com alto grau de qualidade, é importante fazer um bom levantamento bibliográfico, a chamada revisão de literatura (ou referencial teórico) necessária para evidenciar o esforço feito pelo estudante na construção do trabalho acadêmico, bem como mostrar as evidências científicas que sustentam os argumentos do TCC. Nesse contexto, os artigos científicos são de fundamental importância, pois eles vão mostrar o que de fato já foi investigado sobre o tema da pesquisa e os caminhos que o estudante pode escolher para dar continuidade na produção do conhecimento científico.  

Como Buscar Artigos para o TCC na Base Scopus? 
Como Buscar Artigos para o TCC na Base Scopus? 

Assim sendo, o melhor lugar para buscar artigos científicos são as principais bases de dados utilizadas pela comunidade acadêmica brasileira. Tais bases de dados hospedam os mais variados documentos científicos desde artigos, TCCs, dissertações de mestrado e teses de doutorado. As principais bases de dados utilizadas são (1) Google Acadêmico, (2) SciELO, (3) Scopus e (4) Web of Science. As duas primeiras são de livre acesso, podem ser navegadas por qualquer estudante conectado à internet, e são de maior uso pelos discentes da graduação devido ao acervo bibliográfico apresentar idioma em português. As duas últimas bases de dados citadas possuem acervo bibliográfico em inglês em sua maioria, sendo empregado mais por estudantes de pós-graduação, pesquisadores e cientistas do mundo inteiro.  

É importante destacar que para um aluno de graduação utilizar as bases Scopus e Web of Science ele precisa de habilidade de leitura em inglês, sendo este o idioma de comunicação entre os cientistas ao redor do mundo. Geralmente, os alunos que desenvolvem projeto de iniciação científica durante os cursos de graduação podem aprender a trabalhar nessas plataformas científicas, e assim empregarem as mesmas para a construção do TCC. 

Você pode gostar:  Descubra o Guia Completo para Baixar Livros no Kindle

Com base no exposto, voltamos a pergunta principal: Como buscar artigos para o TCC na base Scopus? Inicialmente, o discente pode inserir o termo “portal Capes” no buscador do Google, aguardar os resultados e clicar no link do portal Capes que aparecer no topo da página. Em seguida, é necessário o estudante ir em acesso CAFE (no canto superior esquerdo da página), clicar e inserir seu login e senha com cadastro criado na universidade matriculada (geralmente é o mesmo login e senha para acessar o email institucional). Tal procedimento é necessário, pois a base Scopus é uma plataforma paga pertencente à editora holandesa Elsevier, e as universidades brasileiras pagam para ter acesso aos vários artigos científicos de revistas internacionais das mais diversas áreas do conhecimento.  

Com o login efetuado e ainda no portal Capes, o estudante vai clicar em acervo > lista de bases e coleções (no menu da página), digitar a palavra “scopus” no campo de busca (localizado no centro da página), e clicar em cima de “SCOPUS (Elsevier)”. Dessa forma, o estudante vai ser redirecionado para a base Scopus.   

Feito o procedimento de acesso, é hora de buscar os artigos científicos. Assim sendo, iremos escolher as palavras-chave que tem relação direta com um determinado TCC. Suponhamos que o discente esteja desenvolvendo um trabalho na área da saúde relacionado à atendimento domiciliar de idosos. Pode ser um tema trabalhado pelos estudantes de enfermagem, fisioterapia ou medicina. Dessa forma, escolhe-se as palavras-chave em inglês “home care” e “elderly”, lembrando que a base Scopus possui em sua grande maioria obras científicas em inglês. Tais palavras-chave serão inseridas no campo “Search documents” com o argumento lógico AND entre elas, com a escolha da opção Article tittle logo ao lado esquerdo do campo de busca (na opção “Search within”). Assim sendo, busca-se os artigos científicos que contenham simultaneamente as palavras-chave “home care” e “elderly” no título, sendo uma busca focada no tema de TCC. No lado esquerdo da página podemos filtrar ainda mais, selecionando o tipo de documento sendo “article” and “review”, de modo a buscar somente artigos científicos publicados em revistas qualificadas, eliminando artigos de congresso. Ainda no lado esquerdo e mais abaixo, seleciona-se a opção “Language > English”, para ter acesso a somente artigos na língua inglesa. Clica-se em “Search” no lado direito da página para obter os resultados de busca. 

Você pode gostar:  Porque você deveria comprar um Kindle em 2021

Com acesso aos resultados da busca, em “377 documents found” (377 documentos encontrados), seleciona-se a opção “Sort by Cited by (highest)” (significando os mais citados), a fim de obter os artigos científicos de maior relevância na temática de atendimento domiciliar de idosos. Assim sendo, obtêm-se os seguintes artigos no topo da página: 

  1. Potentially inapproriate medication use among elderly home care patients in Europe 

Authors: Fialová, D., Topinková, E., Gambassi, G., Reissigová, J., Bernabei, R. 

Source: JAMA, 293(11), pp. 1348–1358.  

Year: 2005.  

Citations: 595. 

  

  1. Effectiveness of assistive technology and environmental interventions in maintaining independence and reducing home care costs for the frail elderly a randomized controlled trial 

Authors: Mann, W.C. 

Source: Archives of Family Medicine, 8(3), pp. 210–217 

Year: 1999.  

Citations: 372. 

  1. Screening performance of the 15-item geriatric depression scale in a diverse elderly home care population 

Authors: Marc, L.G., Raue, P.J., Bruce, M.L. 

Source: American Journal of Geriatric Psychiatry, 16(11), pp. 914–921. 

Year: 2008.  

Citations: 236.  

  1. Intensive home-care surveillance prevents hospitalization and improves morbidity rates among elderly patients with severe congestive heart failure 

Authors: Kornowski, R., Zeeli, D., Averbuch, M., Levo, Y., Pines, A. 

Source: American Heart Journal, 129(4), pp. 762–766. 

Year: 1995.  

Citations: 180. 

Posteriormente é importante ler o resumo em “Show abstract” para averiguar se o documento contém o que o aluno busca. Feito isto, clica-se em “View at Publisher” e baixa-se o documento no formato PDF. 

Você pode gostar:  MÊS LGBT+ : Literatura ajuda a combater o preconceito

É importante mencionar que os artigos científicos foram exibidos com base na citação, não considerando se o artigo é muito recente ou mais antigo. Assim, são apresentados os artigos para o tema buscado que apresentam a maior relevância independente do intervalo temporal. Em um segundo momento, o estudante pode fazer uma busca recente, considerando os últimos 5 anos, para que ele identifique os avanços científicos que têm sido identificados com relação ao atendimento domiciliar do idoso a nível global.  

Conforme exposto anteriormente, a base Scopus exige um certo grau de maturidade do discente na área de Metodologia Científica e habilidade de leitura no idioma inglês, podendo proporcionar a coleta de artigos científicos de alto impacto para o desenvolvimento de um TCC de altíssima qualidade. 

>> Para mais informações sobre TCC, acesse: 

Marcos Mariano
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 5132
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/