Melhor Luta dos Animes: Netero vs Meruem

Netero vs Meruem

Para todos aqueles otakus que curtem um bom anime shounen, já é esperado que uma hora ou outra um combate épico irá acontecer, e geralmente a qualidade desse combate é o que nivela a qualidade do anime. Porém, pode se dizer que um anime desenvolveu um combate tão épico, que pode ser considerado o melhor entre os animes.

Estamos falando de Hunter x Hunter, um anime já consagrado e que não precisa de muita apresentação no mundo otaku, sua qualidade já é reconhecida desde o mangá, tendo um roteiro muito bem elaborado, personagens aprofundados e, claro, boas lutas! 

O diferencial de Hunter x Hunter está na sua maneira de apresentar o poder dos seus personagens, o anime gasta muito tempo ensinando todas as regras de seu universo, como funcionam os poderes dos personagens e como cada um pode desenvolver suas próprias habilidades singulares.

A grande sacada do anime está em apresentar a lógica do universo, uma espécie de “troca equivalente”, como em FullMetal. Quanto maior a restrição de um dado poder, mais focado e poderoso ele se torna, tudo isso, seguindo o talento nato do lutador, e é claro, o seu treinamento, esse poder é chamado de “Nen”, e pode ser manifestado de diversas formas.

Meruem x Netero
Meruem x Netero

Tudo isso nos leva a entender a complexidade do combate entre os dois combatentes mais habilidosos do universo do anime, o presidente da associação Hunter, Isaac Netero, e o rei das poderosas formigas quimeras, Meruem. Sendo um, o Hunter mais poderoso de toda a associação, e o outro, um monstro de habilidades praticamente infinitas.

Motivos pelo combate ser tão bom

Netero ataca a Meruem
Netero ataca a Meruem

Preparação

Tudo começa com a preparação, Netero percebe que ele é o único capaz de desafiar a formiga rei, e se prepara para isso, todo um clima é criado precedendo o embate dos dois personagens, o que aumenta muito o Hype de quem está acompanhando o anime. E tudo isso é elevado ao máximo com a cena da invasão do castelo de Meruem por Netero.

Você pode gostar:  9 animes parecidos com Mairimashita! Iruma-kun (2019)

Quando o combate se inicia, os dois lutadores de “nen” começão a se admirar, é muito bacana por parte do anime mostrar, através de uma narração, que é um recurso muito bem utilizado pela obra, os pensamentos e sentimentos dos combatentes durante a ação, isso deixa a luta ainda mais expressiva, dando ainda mais ênfase a cada golpe.

Animação

Meruem ataca a Netero
Meruem ataca a Netero

Nada contra o mangá, que também tem o traço muito bem feito durante a luta, mas o anime acaba conseguindo explorar um pouco mais da emoção das cenas de ação, obviamente,  por conseguir mostrar a ação propriamente dita, mas, além disso, a qualidade do anime, dos quadros de cena e movimentações estão impecáveis durante a luta.

Um bom exemplo disso são os cortes de cena, que geralmente tiram todo o clima de um bom combate, mostrando o que está acontecendo em outros núcleos da história. Pode se dizer que isso praticamente não acontece, pois, por se tratar de uma guerra, todos os núcleos estão parcialmente participando da luta também, o que deixa tudo muito dinâmico e envolvente.

Trilha Sonora

O coração de Netero
O coração de Netero

A trilha sonora é marcante em todo o anime, e durante a luta entre Netero e Meruem, isso não difere, muitas vezes é utilizado a sequência em silêncio, mostrando a gravidade da situação, e muitas vezes uma música com uma batida pesada, mostrando o quão feroz o embate está sendo, porém, o que mais chama a atenção, são momentos em que uma música dramática aparece.

Destaque para a cena em que Netero mostra seu coração, e diz que luta utilizando o mesmo, enquanto o episódio começa a entrar em seu encerramento uma música bem dramática e em oposição ao que está acontecendo em cena começa, mostrando toda a importância e bondade que se acumula mesmo em meio a uma guerra.

Você pode gostar:  9 melhores animes Shoujo 2021

Personagens

Netero é o presidente da Associação de Hunters, e treinou durante décadas para chegar ao nível que chegou, se consagrando como o Hunter mais poderoso de todos os apresentados durante a história até ali. Ele aparece como o último recurso da humanidade para impedir a supremacia das terríveis e poderosas formigas quimeras.

Meruem é o resultado de tudo o que é mais poderoso da linhagem de formigas, sendo um monstro capaz de utilizar Nen desde o seu nascimento, possui intelecto e força em um nível totalmente acima a de qualquer humano. E apesar de se alimentar de humanos, começa a admirá-los, e durante a luta, chega a prometer para Netero que não mataria mais humanos como ele.

Foge do Clichê

Fugindo totalmente do clichê de anime Shounen, a luta final não é um teste para ver quem dentre os dois é o mais poderoso, e sim, qual dos dois poderes conseguirá quebrar a estratégia do outro, enquanto Meruem tem uma resistência absurda, Netero o supera imensamente em velocidade, o que faz com que se torne uma batalha de quem cederá primeiro.

Netero defende todos os golpes de Meruem, que seriam mortais, o golpeando fortemente, causando, porém, pouco dano devido a grande resistência do rei. A batalha fica dramática, sem um vencedor aparente, não sendo apenas uma batalha de forças, e sim de estratégias, o que nos leva ao último tópico.

O Final

O xeque-mate de Netero
O xeque-mate de Netero

O final é diferente de tudo que se imaginaria até ali. Meruem se mostrou mais resistente que Netero, e capaz de ferí-lo gravemente, Netero, por sua vez, revida usando o seu golpe mais forte, e surpreendentemente, Meruem resiste, mesmo saindo machucado. Neste instante, Netero já derrotado, se apoiando fragilmente no chão, ele próprio admite a derrota.

Você pode gostar:  Shingeki no Kyojin: diretor da última temporada pode estar com problemas de saúde

Mas é aí que tudo muda, mesmo sendo praticamente derrotado, Netero sorri de um jeito macabro, dizendo que Meruem não entende nada sobre os humanos, neste momento o sentimento da formiga foi algo que ele nunca havia antes sentido: medo!

É mostrado que Netero tinha uma bomba dentro de si, programada para explodir depois de sua morte, bomba essa responsável pela morte de Meruem. Netero não fora até ali para vencer uma luta, mas sim defender a humanidade, e nisso, ele foi vitorioso, até mesmo fazendo Meruem admitir que naquele jogo de xadrez, o xeque-mate já havia sido dado por Netero, antes mesmo que ele percebesse.

Conhece mais alguma luta épica de anime que poderia ser analisado aqui? Ou acredita que existam outros combates que sejam ainda melhores do que esse? Comente aqui e continue acompanhando o Pousada Nerd, e quem sabe podemos ter mais análises de lutas como essa!

Atenciosamente
Júlio Bernardes

1 comentário em “Melhor Luta dos Animes: Netero vs Meruem”

  1. Pingback: Jujutsu Kaisen: O estado da arte dos animês Shounen – Pousada Nerd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.