Melhores animes com protagonistas femininas

O protagonismo nos animes tem cada vez mais apresentado várias personagens do sexo feminino como fortes, inteligentes, talentosas e sem precisar da inclusão de um interesse romântico em um garoto ou qualquer ajuda de personagens do sexo masculino. Os gêneros que apresentam essas personagens incríveis variam muito, mas é certo que vale a pena conferir quais os melhores animes com protagonistas femininas. Existem várias obras clássicas com o protagonismo de garotas e mulheres incríveis nas animações japonesas.

Por meio de dados coletados em um estudo de 2020, no Japão, foi demonstrado que mulheres do país passam pelo menos 20% de seu tempo livre assistindo animes ou lendo mangás. Portanto, o público feminino é gigante no país e também fora dele. Afinal, as histórias dos animes não são apenas voltadas para homens. Existem categorias inteiras dedicadas para mostrar o que as mulheres mais gostam. Alguns exemplos são o Josei, para mulheres adultas, o Shoujo, para garotas adolescentes e várias outras categorias feitas para o público feminino como seu público alvo.

Por isso, vamos conferir hoje quais os gêneros de anime que mais contam com a presença do protagonismo feminino e quais os melhores animes com meninas como as personagens principais. Podemos até mesmo dizer que existem anime inteiramente focados em garotas, sem a presença de nenhum personagem do sexo masculino. A grande maioria dos animes que fazem isso tendem a ter tema de yuri e implicações sobre a sexualidade de suas personagens.

Quais gêneros de animes contam com protagonistas mulheres?

Existem muitas categorias de animes feitas pensando nas mulheres ou levando em conta aquilo que mais atrai ou é mais interessante para o público feminino. Afinal, é muito importante que as garotas possam se ver representadas nas telas. Podemos mencionar, por exemplo, os animes e mangás de categoria Shoujo. Essa categoria foi feita pensando em garotas mais jovens, menores de idade, e foca nos temas de romance adolescente, comédia e situações que ocorrem durante a adolescência de qualquer menina.

Você pode gostar:  Os mangás mais populares de acordo com a TV Asahi

Outro gênero é o Josei, focado em apresentar situações mais realísticas, talvez violência ou até romances mais complexos e sensuais. O Josei possui um grande foco no sentimentalismo e em retratar algo real para o público feminino adulto. Enquanto isso, podemos também dizer que algumas categorias priorizam mostrar mulheres e garotas em seus animes. Os animes que incluem ídolos, por exemplo, são um tipo de animação japonesa que, na maioria das vezes, possuem apenas personagens completamente compostos por meninas do colegial.

Existem várias séries completamente focadas em garotas. Um dos exemplos é uma das franquias mais populares no Japão. Love Live é extremamente popular dentro e fora do país, sempre estando presente nos tópicos do momento no Twitter. Com quatro séries de animes focadas em gerações diferentes, Love Live apresenta apenas personagens femininas com várias personalidade, ambições e talentos diferentes. 

Mesmo que não seja um anime exclusivo para meninas, possui um foco claramente voltado para mulheres e garotas jovens que gostam de animes de música e ídolos. Ainda assim, podemos dizer que qualquer categoria de anime contém protagonistas femininas, basta buscar o ideal para você assistir.

Veja os melhores animes com protagonistas femininas

Sabendo mais sobre a popularidade desses animes e em quais categorias podemos encontrar as protagonistas femininas. A seguir, vamos citar os melhores animes de várias categorias com protagonistas femininas para que qualquer um possa conferir.

Love Live!! Sunshine

Love Live! Sunshine!! (2016)
Love Live! Sunshine!! (2016)

Love Live!! Sunshine é a segunda geração da franquia que lucra mais de 10 milhões de yens mensais no Japão. O anime possui a protagonista Chika Takami, uma garota com um sonho: se tornar uma idol e participar da maior competição de ídolos do Japão, Love Live. Chika vive em uma pequena cidade na costa do Japão, por isso precisa começar seu próprio grupo lentamente, conhecendo várias amigas em sua jornada e superando vários problemas ao longo do caminho. Sua história de superação e determinação motiva qualquer um a continuar.

Podemos aprender ciência com anim...
Podemos aprender ciência com animês? Análise de Fullmetal Alchemist
Você pode gostar:  Naruto x Boruto: 6 coisas que não fazem sentido

Revue Starlight

Shoujo☆Kageki Revue Starlight (2018)
Shoujo☆Kageki Revue Starlight (2018)

Revue Starlight é um anime de drama focado muito em metáforas. O anime é teatral, porém mostra várias lutas incríveis e sessões musicais focadas na jornada de cada personagem. O elenco é totalmente composto por garotas que querem ser as melhores em competições teatrais dentro de sua escola. O foco é nas duas protagonistas: Hikari e Karen, amigas de infância que se reencontram anos depois dentro dessa escola.

Puella Magi Madoka Magica

Magia Record: Mahou Shoujo Madoka Magica (2020)
Magia Record: Mahou Shoujo Madoka Magica (2020)

Um dos animes mais conhecidos do mundo com uma protagonista feminina seria Puella Magi Madoka Magica. Madoka é um anime que conquista qualquer um com suas temáticas, enredo e elenco composto por garotas. O anime foi aclamado pela crítica e é um dos animes com melhor avaliação do mundo. Madoka é a protagonista desse anime de garotas mágicas, mostrando um grupo de meninas do ensino médio que escolhem batalhar contra bruxas. Além de seu anime, Puella Magi Madoka Magica recebeu uma série de filmes que também adicionaram ao enredo da série principal. O anime é fácil de digerir, pois possui apenas 12 episódios em seu total, porém a história é engajante e diferente de qualquer anime com garotas mágicas que você encontra por aí. 

Michiko e Hatchin 

Michiko e Hatchin 
Michiko e Hatchin 

Esse anime surpreende todos brasileiros ao começar a assistir. Michiko e Hatchin é o anime mais conhecido por sua representação quase que perfeita de nosso país. A história mostra um drama com vários temas culturais, romance, violência e animação incrível focando em duas personagens protagonistas femininas: Michiko e a jovem Hatchin. Michiko é uma criminosa que acaba descobrindo que seu marido desaparecido por anos tem uma filha e, tentando saber onde seu parceiro está, ela acaba salvando Hatchin de uma família abusiva que a adotou. A história mostra cenários variados do Brasil, desde Rio de Janeiro até São Paulo e também Pantanal.

Você pode gostar:  Top 5 Isekai com Maior Harém.— Apenas um Fã de Animes Isekai.

Princesa Mononoke

Um dos filmes de maior sucesso do estúdio Ghibli. O nome já apresenta a sua protagonista. Mononoke é uma garota criada por lobos que é uma protagonista extremamente forte, fechada e que tem como seu objetivo proteger a floresta que mora dos avanços da sociedade.

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Imagem padrão
Camille Paoleschi

Me chamo Camille, tenho 19 anos e escrevo desde minha infância. Atuo como redatora de conteúdo e sou apaixonada em animes de vários gêneros, desenhos animadoa e video games. Tenho um interesse enorme por idols, Vtubers e suas seiyuus.

Artigos: 56

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.