Naruto: Quem seria aprovado no Exame Chunin?

O que aconteceria se o Exame Chunin não fosse interrompido?

O Exame Chunin é um arco bastante marcante e importante no Universo de Naruto, tanto pela violência e quantidade de mortes, quanto pelos eventos que mudariam completamente o rumo da trama.

A prova fez com que vários ninjas tivessem contato e muitos deles aumentaram muito seu poder, como foi o caso de Uzumaki Naruto e Uchiha Sasuke. Sasuke, recebeu a “marca da maldição”, o que consequentemente o levou a abandonar a vila e procurar Orochimaru em busca de poder.

Caso queira assistir Naruto pulando os fillers, clique aqui.

A reflexão de hoje é a seguinte: “quem seria aprovado no Exame Chunin se o mesmo não tivesse sido interrompido pelo ataque de Orochimaru para assassinar o Terceiro Hokage, Hiruzen Sarutobi?

Eu tenho meus palpites sobres quais ninjas, além de Nara Shikamaru, que passaria pelo exame. Seja por sua força ou por suas habilidades analíticas.

Por quê Shikamaru foi aprovado no Exame Chunin mesmo perdendo?

Primeiramente precisamos falar sobre os motivos que levaram Shikamaru a ser aprovado mesmo sendo derrotado. Pode não ser nada intuitivo para quem ainda não assistiu toda a obra, mas ser forte nem sempre é o suficiente em uma situação mais complexa.

Sikamaru usando Kage Mane no Jutsu
Sikamaru usando Kage Mane no Jutsu

A luta contra Temari foi o suficiente para que nosso ninja preguiçoso mostrasse suas habilidades de estratégia e adaptação, impressionando todos os avaliadores presentes. Nas palavras da Kurenai, caso fosse uma missão, o sucesso teria sido garantido quando a Possessão das Sombras funcionou, e isso é algo que poucos ninjas seriam capazes de fazer.

Algo que também contou muitos pontos a favor de Shikamaru foi o fato de ele ter desistido da luta quando seu chakra estava acabando. Em uma missão é extremamente importante saber reconhecer quando continuar em frente e quando fugir.

Se pensarmos que o papel de Chunin é um papel de liderança, e não de força bruta, faz todo sentido que Shikamaru seja aprovado no Exame Chunin.

Naruto não seria aprovado mesmo vencendo todas as lutas

Uma das coisas mais inesperadas de todo o arco do Exame Chunin foi a derrota de Neji para Naruto. Neji era tido como o grande gênio do clã Hyuuga e, provavelmente, o genin mais forte inscrito no início do exame.

Uzumaki Naruto derrota Hyuuga Neji
Uzumaki Naruto derrota Hyuuga Neji

Após uma longa e intensa batalha, Naruto conseguiu derrotar Neji controlando o chakra da “nove caudas”, e isso impressionou toda vila. Infelizmente esse feito estava longe de ser o suficiente para afastar Naruto do nível genin.

O pensamento do protagonista de sempre lutar até a morte e confiar que tudo vai dar certo não seria nada eficaz na hora de liderar um grupo de ninjas menos experientes e habilidosos. O máximo que Naruto conseguiria nesse ponto como Chunin nesse ponto seria morrer lutando pelo seu esquadrão em uma missão mais complicada.

Pela falta das habilidades estratégicas e de reconhecimento de situações e terrenos, acredito que mesmo vencendo todas as lutas subsequentes, Naruto não se tornaria chunin, mesmo provando a sua força.

Sasuke tinha chances reais de se tornar Chunin

Após treinar taijutsu com Kakashi por um mês inteiro, Sasuke se tornou extremamente poderoso. Sua velocidade se tornou comparável à de Rock Lee, e com todos os movimentos que ele já havia copiado do mesmo, seu taijutsu é algo assustador.

Uchiha Sasuke utilizando os movimentos copiados de Rock Lee
Uchiha Sasuke utilizando os movimentos copiados de Rock Lee

As habilidades de combate de Sasuke estão no nível chunin na segunda fase do exame, como o próprio examinador reconheceu. O fato dele ter dito isso me faz pensar que Sasuke também possuía as habilidades analíticas e estratégicas para liderar um pequeno grupo de ninjas.

Podemos ter mais certeza das habilidades estratégicas do nosso futuro ninja renegado ao analisarmos suas batalhas contra Orochimaru na Floresta da Morte e contra Temari durante a perseguição que o mesmo realizou durante o ataque à Konoha.

Fato é que se o Exame Chunin continuasse, eu não acredito que Uchiha Sasuke venceria todas as lutas subsequentes, porém acredito fortemente que ele seria aprovado e promovido, assim como Nara Shikamaru foi.

Aburame Shino foi injustiçado por não pode mostrar suas habilidades

Acredito que de todos os participantes do Chunin Shiken, Aburame Shino foi o mais injustiçado. Como Kankuro desistiu de sua luta, ele não teve sequer a chance de mostrar suas habilidades.

Shino x Kankuro
Shino x Kankuro

Em mais das batalhas da areia contra a folha, infelizmente, não temos ninguém para assistir e avaliar as habilidades de Shino. Acredio muito que pela maneira que ele analisou a situação e criou uma estratégia, ele seria facilmente aprovado.

Mostrar suas habilidades no meio de uma floresta isolado com seu inimigo foi uma grande injustiça com nosso membro do clã Aburame.

Minha lista de ninjas que se tornariam chunins

Na minha opinião três ninjas realmente mereciam ser promovidos para chunin, e apenas um deles foi. São eles: Aburame Shino, Nara Shikamaru e Uchiha Sasuke.

Todos os participantes da segunda fase eram realmente fortes, porém sabemos que não era uma prova sobre força, mas sim sobre analisar bem as situações e tomar boas decisões.

Até logo, eu sou apenas um kage bunshin

Minha reflexão sobre esse arco de Naruto fica por aqui. Já falamos anteriormente dos melhores espachins de Naruto e sobre como assistir pulando os fillers. Fique de olho na Pousada Nerd que logo teremos mais coias sobre o animê. Te vejo em breve meu querido shinobi.

Desesperadamente
Marcos Mariano

Deixe uma resposta