O que significa Josei?

Muitas vezes, animes e mangá são vistos como algo feito apenas para homens e garotos, sem pensar muito nas mulheres e seus interesses. Quem pensa desse jeito pode estar muito enganado, pois existem categorias inteiramente feitas pensando nas mulheres e meninas que assistem anime e consomem mangás. Um dos gêneros que podemos mencionar seria o Josei, um gênero feito pensando nas mulheres maiores de idade, entre seus 20 e 40 anos. Essa categoria de animes e mangás é uma espécie de evolução ao Shoujo, outra categoria feita pensando no sexo feminino, porém muito mais juvenil e até infantil, enquanto o Josei apresenta temas maduros, sexuais e até violentos. Entenderemos mais sobre essa categoria de animes e mangás para mulheres adultas hoje mesmo.

Wotaku ni Koi wa Muzukashii (2018)
Wotaku ni Koi wa Muzukashii (2018)

Entenda esse gênero de animes para mulheres adultas

Josei seria o oposto do gênero Seinen, porém a base de seu conceito é a mesma: oferecer animações e ilustrações japonesas que são maduras e feitas para o público adulto, com temas mais complexos, contínuos e que apenas maiores de idade deveriam ter acesso, como violência e sexo. O Josei se diferencia, porém, em sua apresentação e como ele é produzido, pois o Josei foca nas emoções femininas de forma mais realista e apresenta histórias do cotidiano das mulheres de forma real, sendo que, muitas vezes, homens podem ter dificuldade de relacionar com as histórias e enredos apresentados por serem feitos especialmente pensando nas situações que apenas mulheres passam na sociedade.

Josei possui muitas características, sendo uma delas a liberdade que o criador possui de incluir algumas cenas mais sensuais ou de sexo explícito ou não na tela, sem serem consideradas pornografia ou hentai. A grande parte dos animes e mangás dessa categoria apresentam histórias de romance realistas, onde nem sempre há um final feliz e nem tudo é perfeito, o que é diferente do que o Shoujo apresenta para garotas mais jovens. Os animes e mangás desse gênero costumam a ter protagonistas adultas que já trabalham ou já estudam sua faculdade e apresentam personalidade realista e madura.

Por serem animes e mangás muito realistas e com personagens bem trabalhados, os animes da categoria Josei costumam a ganhar vários live actions, filmes e também J-dramas, ou seja, séries japonesas de drama. É raro que Josei realmente se torne em um anime, porém existem algumas exceções para essa regra. Mas de onde veio a necessidade de contar essas histórias mais realistas e sentimentalistas para o público feminino adulto?

Pode-se dizer que a inspiração óbvia veio do gênero Shoujo, originalmente criado nos anos 50 para meninas entre seus 11 e 18 anos de idade assistirem e lerem, pois eram histórias que continham temas de romance e do cotidiano das garotas, normalmente dentro de escolas, e onde o amor era algo perfeito, sem nenhum defeito ou problemas. Josei foi criado nos meados dos anos 80 com base no Shoujo, porém inspirado também nos vários movimentos feministas dessa era.

Josei virou um marco para o movimento feminista do Japão, pois mulheres começaram a ser representadas de forma realista, respeitosa e verdadeira para o público geral e, a partir daquele momento, mulheres que consumiam animes e mangás poderiam ter um gênero feito só para elas, assim como homens já tinham ganhado inúmeros gêneros focados em seus interesses. Josei também foi feito por muitas autoras que queriam desconstruir a visão sobre a mulher na sociedade japonesa, além de mudar a visão das pessoas sobre sexo, procriação e deveres da mulher, sendo que o Japão, na época, ainda possuia muitas visões conservacionistas e tradicionais.

Quais os melhores animes Josei?

Como já mencionado, é muito mais fácil encontrar live action, filmes e séries japonesas com base em mangás do gênero Josei, por conta de seu foco nos sentimentos e realidade da mulher. Porém, existem algumas obras que se tornaram ótimos animes que podemos mencionar.

Paradise Kiss

Paradise Kiss
Paradise Kiss

Com um mangá criado por Ai Yazawa, Paradise Kiss pode ser chamado de ParaKiss e foi um mangá publicado em uma revista de moda japonesa que ganhou também uma adaptação de anime em 2003. O anime foca em Yukari, uma menina de 17 anos que vai prestar vestibular por conta da pressão de sua família. Um dia, ela é abordada por um punk e acha que vai ser roubada, então foge e acaba se esbarrando com uma menina estranha, então desmaia e acorda em um local completamente diferente, o ateliê de um grupo de formandos da Yazawa Gakuen.

Shirokuma Café

Shirokuma Café
Shirokuma Café

Se você busca por um anime descontraído que não precisa de muita atenção e pode ser ótimo para levantar seu ânimo, Shirokuma Café pode ser a resposta perfeita. Esse anime Josei retrata a vida de pinguins e ursos pandas e outros animais administrando um café e as situações inusitadas que ocorrem dentro de seu estabelecimento. Por ser uma metáfora para a sociedade japonesa e a jornada de trabalho das mulheres no Japão, Shirokuma Café é considerado um Josei, por mais estranho que pareça.

Sakamichi no Aporon / Kids On The Slope

Kids On The Slope
Kids On The Slope

Kids On The Slope é um anime de gênero Josei que retrata uma história de amor, amizade e superação. O enredo mostra um menino recluso, Kaoru, que acaba se mudando de sua cidade natal na Prefeitura de Nagasaki no final dos anos 70. Ele é forçado a ir para uma escola secundária local de sua nova cidade e se sente excluído até conhecer um garoto rebelde, Sentaro, e uma menina, Ritsuko.

Usagi Drop

Usagi Drop
Usagi Drop

Depois do funeral de seu avô, Daikichi, um homem irresponsável de 30 anos, descobre que o velho teve um relacionamento com uma mulher muito mais jovem, recentemente, e teve uma filha. O resto de sua família nega ajuda para a pequena Rin, uma garota quieta e sensível. A partir daí, Daikichi se vê responsável por cuidar de Rin, uma menina abandonada por todos de sua família, inclusive por sua mãe. Daikichi rapidamente muda com a chegada de Rin em sua vida e começa a amadurecer cada vez mais graças a situação que o destino jogou para ele.

O que significa Josei?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/