Por que os animes não são finalizados?

Quer algo mais frustrante do que começar um anime ou mangá e finalizar ele e, por curiosidade, buscar saber sobre novos episódios ou uma nova temporada e simplesmente descobrir que ele foi cancelado? É uma experiência terrível, afinal várias ideias incríveis são desperdiçadas dessa forma. Apesar de ser uma ocorrência mais rara, existem vários casos de obras incríveis, com mangás até mesmo completas, que foram simplesmente canceladas do nada. Mas seriam esses cancelamentos do nada mesmo? Nesse artigo entenderemos mais sobre a razão por trás de tantos animes não serem finalizados.

Noragami (2014)
Noragami (2014)

Apesar do que muitos pensam, os estúdios possuem várias razões por trás do cancelamento de algumas de suas obras. Com certeza todos se sentem mal sobre essa notícia, afinal, mais que uma perda de entretenimento para o fã, também é uma ideia que não deve ser utilizada novamente por esse estúdio e o trabalho colocado nos episódios que foram ao ar se torna obsoleto. 

Por isso, é válido buscar saber as melhores obras que foram canceladas e nunca finalizadas. Pode parecer bobeira, porém oferecer feedback positivo para esses animes, assistir episódios deles diretamente em plataformas de streaming de anime e dar apoio em geral para essas sagas pode até mesmo resultar em coisas boas. Vários animes ganharam remakes, como foi o caso de Fullmetal Alchemist e Higurashi, por conta do apoio e suporte enorme vindo dos fãs ao longo dos anos.

Entenda por que, às vezes, os animes não são finalizados

Podemos dizer que existe uma série de razões por trás do cancelamento de uma série, um anime, um filme em produção ou outros meios de mídia para entretenimento. Para os fãs ávidos de algumas sagas, vários animes já foram cancelados em seu momento mais crucial, quando ele iria estar apresentando suas maiores reviravoltas na próxima temporada ou finalmente solucionando um ponto do enredo que não era mencionado há vários episódios. Isso pode ser extremamente frustrante, mas existem razões racionais para que essa decisão seja tomada. Veja a seguir as principais razões citadas por estúdios de animações japonesas como a razão por trás do cancelamento de seus projetos.

Falta de dinheiro para o investimento

O investimento feito na produção de um anime é muito alto. Na equipe de produção devemos encontrar escritores, designers de personagens, coloristas, desenhistas, animadores, desenhistas de fundo, diretores e até mesmo autores, pois vários animes são baseados em mangás existentes e recebem a supervisão de seus autores. 

Portanto, o investimento para pagar cada um desses talentos é enorme, além de outro ponto: investimento na publicidade e propaganda do anime. Se o anime não alcançar o ouvido dos fãs, é capaz que os otakus nem liguem para ele. Não podemos dizer que todo mangá por aí possui uma base de fãs enorme, pois vários estão ligados a um nicho muito específico e nem todo mundo consome mangás, pois preferem consumir animações. Por isso, o marketing feito para algumas séries de animes pode mudar completamente a decisão de continuar ou não com o anime.

Recepção ruim

Quando o anime recebe avaliações muito baixas e desagradáveis, especialmente se o próprio público japonês for a fonte dessas avaliações, é possível que o estúdio desista de sua ideia depois de apenas uma temporada de seu projeto.

Animes que foram cancelados, mas continuaram nos mangás

A melhor opção para buscar obras canceladas seriam aquelas que continuaram seus enredos nos mangás. Apesar do que muitos pensam, vários animes já foram abruptamente cancelados, às vezes por motivos bizarros e outras vezes por conta da falta de orçamento dos estúdios ou até mesmo o fechamento dos estúdios que produzem o anime. Confira abaixo os melhores animes que foram cancelados, porém continuam disponíveis para leitura através dos mangás.

Bleach

Bleach (2004)
Bleach (2004)

Com certeza um dos casos mais famosos do cancelamento repentino, Bleach é um dos animes mais populares de todos os tempos que recebeu esse tratamento. Infelizmente, o anime foi cancelado e o mangá fracassou no final. A razão por trás de seu cancelamento foi a falta de orçamento e o impasse entre seus criadores.

Ranma

Ranma ½ (1989)
Ranma ½ (1989)

Ranma é um dos animes mais conhecidos no mundo, porém foi cancelado por conta de seu estúdio se cansar de seu enredo após 143 episódios produzidos e lançados. Apesar de ter bastante conteúdo, é possível continuar a história do anime através de seu mangá. Por ser tão popular, a maioria das pessoas já viu seu personagem principal em algum lugar, mesmo sem assistir Ranma.

Rave Master

Rave Master
Rave Master

Rave Master é o mangá criado pelo mesmo criador de Fairy Tail, Hiro Mashima. O mangá em si já foi finalizado e possui um ótimo começo, meio e fim, porém isso não pode ser dito de seu anime. O anime possui um total de 51 episódios, porém foi cancelado no meio do enredo por conta da falta de audiência e também a baixa venda de DVDs. No Japão, há uma grande expectativa para a venda de CDs e DVDs de animes ainda, por isso o gênero OVA ainda é feito pensando naqueles que querem consumir anime em casa. Infelizmente, essa expectativa matou vários animes como Rave Master.

Gantz

Gantz (2004)
Gantz (2004)

Esse anime era baseado na série do mangaká Hiroya Oku e acabou sendo um fracasso nas telas. Gantz, em sua versão de mangá, é uma leitura que começa simples e fraca, porém ganha vários personagens interessantes em sua trama e se ramifica em vários pontos de seu enredo que o tornam em um mangá muito interessante. O anime se tornou o oposto disso, pois adicionou seus próprios personagens originais e foram totalmente contra os pontos principais e mais valiosos da trama do mangá. 

Por ser feito de forma mal pensada e com pouco planejamento, os fãs não tiveram grande engajamento com Gantz em forma de anime. Por isso, seu cancelamento foi inevitável, porém a obra segue firme e forte com suas diversas tramas em forma de mangá. Porém, para a felicidade dos fãs, uma adaptação para animação 3D foi feita recentemente com o título de Gantz O contando uma história fiel ao mangá.

Por que os animes não são finalizados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/