Por que animes ecchi e harém fazem tanto sucesso?

No meio das produções de animações japonesas, ou animes, existem muitas categorias apropriadas para cada público específico. Há uma quantidade imensa para se escolher quando o assunto são gêneros de animes. Dois exemplos de animes que falaremos hoje fazem sucesso entre otakus. Estamos falando sobre os animes ecchi e de harém. Afinal, do que se tratam esses gêneros e por que existem tantos animes dentro dessas categorias? Seriam eles realmente tão populares assim? Entenderemos tudo isso e ver quais as produções de animes ecchi e harém que vale a pena conferir.

O que são animes de ecchi e harém?

Cada categoria de anime é feita pensando em um público alvo. Dessa forma, os estúdios de animação sempre mantém em mente aquilo que já fez sucesso entre seus fãs e também as críticas recebidas ou sugestões para aplicar novos conceitos em suas obras dos mesmos gêneros. Assim, as categorias vão sendo lentamente aprimoradas e os fãs recebem um conteúdo cada vez mais voltado para seus interesses. Duas categorias notáveis dos animes seriam harém e ecchi, porém muitos não sabem do que se trata animes que usam esses termos para os descreverem. A seguir, compreenda um pouco mais sobre a especificação por trás de ambas categorias.

O que é Ecchi?

Um anime de categoria ecchi, ou エッチ em japonês, é um tipo de gíria utilizada no país para determinar brincadeiras sensuais ou sexuais. Ou seja, esses animes possuem temática sensual, sugestiva e toca em temas sexuais, além de possuir várias cenas com menção de sexo ou até mostrando acontecimentos mais picantes. O ecchi não chega a ser tão explícito quanto um anime de hentai ou alguns animes de yaoi, porém eles são feitos pensando com um público maior de idade em mente. Existem vários títulos desse gênero muito populares entre otakus e ele frequentemente é apresentado como um romance de comédia, porém pode ter também outros temas. Além disso, o ecchi costuma a ser cheio de cenas fan service para agradar os fãs com momentos sensuais envolvendo as personagens do sexo feminino. A palavra ecchi em si significa sujo, safado ou impuro na gíria japonesa.

Você pode gostar:  Todas as obras isekai publicadas no Brasil até o momento—mangás e Light Novels

O que é harém?

O termo harém nos animes é utilizado para descrever uma categoria específica de animações japonesas. Os animes de harém apresentam um garoto ou uma garota que se tornam o centro das atenções e afeições de mais de uma pessoa ao mesmo tempo, sendo que essas pessoas são, na maioria das vezes, do sexo oposto. Até então não existem animes de harém com temática de yuri ou boys love, mas já há mangás com temas LGBT com esse mesmo conceito, porém com o mesmo sexo. Esses animes apresentam vários personagens tentando obter a atenção do protagonista. Vários desses animes apresentam situações de comédia mas também mostram cenas mais picantes e sugestivas. Como já é de se esperar, esses animes focam no romance.

Por que animes ecchi e harém fazem tanto sucesso?

Sabendo do que se trata esses gêneros, podemos entender mais sobre a popularidade deles. Ambas categorias já são antigas nos animes, sendo que o ecchi foi um termo sempre utilizado no Japão e o primeiro anime de harém foi criado nos anos 90. Ambos gêneros caminham juntos e são utilizados nos animes de forma que combinam muito, por isso é comum que fãs de ecchi gostem de animes de harém e vice versa. Esses animes são muito adorados por conta da comédia romântica apresentada por eles, além de, claro, as cenas picantes e sugestivas que contém um dos maiores clichês de animes dessas categorias: o fan service, ou seja, conteúdo sugestivo apenas feito para agradar os fãs.

Confira os melhores animes de ecchi e harém

Se você leu até aqui e nunca assistiu um anime dessas categorias, é bom saber sobre alguns dos melhores animes desses gêneros. Confira a seguir as melhores obras contendo essas temáticas.

Você pode gostar:  5 animes que o protagonista esconde seu poder

Trinity Seven

Trinity Seven (2014)
Trinity Seven (2014)

Esse anime possui um protagonista diferenciado da maioria dos personagens principais de animes ecchi e harém. Ao contrário de muitos, Arata Kasuga gosta de todas as sete garotas que o amam e ele está totalmente ciente das intenções delas, ao contrário de muitos protagonistas que são inocentes ou reagem mal quando recebem a afeição das personagens.

Saenai Heroine no Sodatekata

Saenai Heroine No Sodatekata (2015)
Saenai Heroine No Sodatekata (2015)

Saenai Heroine no Sodatekata é um dos animes de gênero harém mais recentes, focando bastante na comédia romântica. O anime possui seis garotas e cada uma delas é única. O conceito é extremamente interessante, apresentando o protagonista conhecendo a menina mais bonita de toda sua escola e decidindo usar suas habilidades de criação de jogos para representar o momento em que a conheceu. Ele pede ajuda de duas outras garotas para terminar seu projeto, mas as coisas saem do controle.

Nisekoi

Nisekoi (2014)
Nisekoi (2014)

Nisekoi é um dos títulos mais bem avaliados dessas categorias, pois coloca todos os clichês já conhecidos dessas categorias em um conceito interessante, bem executado e com ótimos personagens. O enredo foca no protagonista, Raku Ichijou, que prometeu retornar para uma amiga de infância quando ainda era uma criança. Anos depois, Raku ainda guarda o colar que sua amiga lhe deu. Ele já está no ensino médio e gosta de uma menina de sua escola quando ele forçado em uma relação com uma garota, Chitoge, por ser o herdeiro da yakuza. Agora, Raku deve lidar com um namoro de mentira e seus sentimentos em relação à Sasaki, a garota da escola.

Podemos aprender ciência com anim...
Podemos aprender ciência com animês? Análise de Fullmetal Alchemist

To Love-Ru!

To Love-Ru (2008)
To Love-Ru (2008)

Quando o assunto são animes de ecchi e harém, esse é um dos nomes mais comentados. O protagonista recebe atenção e amor até mesmo de meninas alienígenas. A maioria dos episódios foca em situações engraçadas, picantes e estranhas que acontecem na vida de Rito Yuuki por ser o centro das atenções de tantas meninas. To Love-Ru é uma obra com seu próprio tipo de comédia que deve ser considerada um marco dos animes de harém, por isso é considerado o melhor para quem nunca viu nada dessas categorias e deseja começar com algo leve, engraçado e engajante.

Você pode gostar:  Funimation: Animes exclusivos

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Imagem padrão
Camille Paoleschi

Me chamo Camille, tenho 19 anos e escrevo desde minha infância. Atuo como redatora de conteúdo e sou apaixonada em animes de vários gêneros, desenhos animadoa e video games. Tenho um interesse enorme por idols, Vtubers e suas seiyuus.

Artigos: 56

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.