Como aprender a desenhar personagens de anime?

Arte é um meio muito subjetivo e popular dentro e fora da internet. Quem possui o talento de desenhar pode criar aquilo que quiser usando sua imaginação, criatividade e técnicas. Acima de tudo, aprender técnicas e macetes por tutoriais é essencial para saber dominar o ato de desenhar. Seja digital ou tradicionalmente, a arte é um meio que atrai muitos. Inclusive, os animes e mangás são uma forma de arte aclamada fora e dentro do Japão. 

Love Live! Sunshine!! (2016)
Love Live! Sunshine!! (2016)

Aprender a desenhar personagens de animes pode ser não apenas divertido ou um hobby, isso pode oferecer muito lucro para o artista. Por isso, nesse artigo falaremos mais sobre por onde começar a aprender como desenhar personagens de anime, quais tipos de desenhos você pode fazer e também explicar como essas artes podem trazer lucro para você.

Por que aprender a desenhar personagens de anime?

Primeiramente, vamos entender as vantagens por trás dessa habilidade. A arte é algo que pode ganhar muitos likes, compartilhamentos e visualizações nas redes sociais. Porém, há outros detalhes benéficos em investir no aprendizado artístico, especialmente começando por algo que você gosta.

Permite lhe expressar melhor

A arte sempre foi um meio de expressão dos seres humanos, sendo que existem artes de homens pré-históricos nas cavernas ao redor do mundo. Ela é um meio de mostrar seus sentimentos, falar sobre seu dia-a-dia, relatar algo do cotidiano ou mostrar interesse em algo. Por isso, existem tantas pessoas que fazem a chamada fan art ou arte de fã para retratar os seus personagens favoritos por meio de sua arte.

Oferece experiência para uma carreira

Saber desenhar pode ser o meio de descobrir sua vocação ou entender qual carreira você quer seguir. Várias carreiras incluem a arte, como design gráfico, estilista, arquiteto, engenheiro, desenhista profissional, mangaká e mais.

Você pode criar seu próprio mangá

Com prática e determinação, é possível que você possa iniciar a produção de seu próprio mangá online. Existem vários sites focados na postagem de trabalhos originais de artistas que produzem seus mangás e quadrinhos com enredo, personagens e arte original. É um serviço trabalhoso, mas muitos faturam muito com isso e acabam sendo publicados por editoras oficiais.

Você pode vender sua arte

Muitos buscam por estampas para camisetas, ideias para tatuagens, estampas para capas de celular e mais relacionadas com seus personagens favoritos. Alguns simplesmente querem ver os personagens em situações específicas, como o elenco de Naruto na praia, por exemplo. Dessa forma, essas pessoas buscam artistas que fazem encomendas online ou físicas para produzir a arte desejada. Eles procuram por artistas nas redes sociais e sites de freelancing, por isso é importante apostar nessas plataformas e oferecer seus serviços, além de construir um portfólio.

Qual tipo de arte escolher: digital ou tradicional?

Quando as pessoas são novatas em relação à arte, é possível que elas tenham muitas dúvidas. Uma delas seria a escolha entre a arte digital e a arte tradicional. Muitos não entendem as diferenças entre esses conceitos, por isso é importante definir eles.

A arte digital é feita por meio do computador ou celular, usando programas de artes gráficas como Photoshop, Paint Tool Sai, Corel Draw e Clip Studio Paint. A arte digital depende de uma mesa de desenho gráfico, sendo essa uma espécie de tablet que detecta os movimentos da caneta e, assim, faz com que rabiscos apareçam na tela do computador. Existem aplicativos para desenhar por meio do celular, sem uso de uma mesa de desenho, porém eles precisam que o usuário use seus dedos para desenhar e isso pode levar muito tempo para que a pessoa tenha precisão ao fazer suas artes.

A arte tradicional é aquela que fazemos desde criança. Ela é feita no papel, com caneta, lápis, tinta e outros materiais que são físicos e palpáveis. A vantagem dela acima da digital seria o custo dos materiais para começar a aprender, porém uma mesa de desenho custa a partir de 100 reais, por isso ainda é acessível para iniciantes. O meio de desenho fica por escolha da pessoa, pois ambos são divertidos e podem também oferecer lucros.

Entenda como aprender a desenhar personagens de anime

Sabendo quais tipos de arte existem e a razão para começar a aprender, vamos finalmente entender como aprender a desenhar personagens de animes que você assiste e ama.

Procure tutoriais no Youtube

Para aprender qualquer habilidade nova, o Youtube pode ser a chave para o primeiro passo. Vários canais focam no estudo dos desenhos e em mostrar técnicas de dimensões, poses, cores e mais detalhes das artes.

Você vai DESENHAR COMO SEMPRE QUIS! | Desenhando do Zero #1
Desenhando do Zero

Busque um curso online

Existem vários cursos online focados em aprender a desenhar animes, alguns sendo pagos, outros baratos e outros caros. Porém, existem várias opções gratuitas para você escolher também. Você pode encontrar vários cursos em plataformas online, sendo a distância. Além disso, no Youtube existem cursos por meio de vídeos que, apesar de básicos e não conterem certificado, são perfeitos para os iniciantes.

Clique aqui para acessar o curso! Esse é um link de afiliado e eu posso receber uma comissão caso você compre o produto.

Acompanhe artistas

Siga artistas nas redes sociais como Twitter e Instagram e tire alguma parte de seu tempo para analisar os desenhos que você mais gosta. A análise é importante para entender como artistas fazem a anatomia, poses e etc.

Busque imagens de passo a passo

Enquanto desenha, não tenha medo de buscar por passo a passos criados por outros artistas para desenhar algo específico como a base de um corpo, roupas, olhos, cabelo e mais.

Use referências

Nunca copie uma imagem ou desenhe por cima dela, porém sempre busque utilizar referências, especialmente com fotos de pessoas reais. Isso ajuda a aumentar a dinâmica de sua arte e também aumenta o realismo das anatomias apresentadas. O desenho não precisa conter zero erros e ser 100% realista, mas noções de anatomia são extremamente necessárias para obter sucesso. Vários grandes artistas investem também na compra de pequenos manequins de madeira para fazer referências de poses para seus desenhos ou usam programas de arte em 3D para modelar as poses e fundos de seus desenhos, deixando eles mais profissionais.

Como aprender a desenhar personagens de anime?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/