Profissões mais buscadas: quais são os cursos de graduação mais procurados pelos estudantes brasileiros

Cursos tradicionais x cursos inovadores

O número de opções de cursos de graduação no Brasil está cada vez maior. Existem diversas opções para quem deseja se aprimorar profissionalmente. Desde profissões tradicionais e milenares como medicina, enfermagem e direito, até cursos inovadores mais ligados à tecnologia e à informática como design de games, cibersegurança, engenharia genética, internet das coisas e engenharia biomédica, não faltam alternativas para os alunos brasileiros.

Influência da pandemia na educação brasileira

A demanda por mais serviços digitais acelerou a necessidade de profissionais do ramo da tecnologia, levando a criação de muitas vagas de emprego para programação, web design, marketing digital, suporte online, criação de conteúdo digital, entre outros. E isso impactou a geração atual de jovens que estão em processo de decisão sobre a profissão, levando cursos como ciências da computação, engenharia da computação, tecnologia da informação e design digital para cima nos rankings de cursos procurados.

Profissões mais buscadas: quais são os cursos de graduação mais procurados pelos estudantes brasileiros
Photo by Pixabay on Pexels.com

Outro resultado do isolamento social no período de pandemia é o setor de cursinho pré-vestibular online que viu seu público expandir rapidamente, pois muitos jovens descobriram que poderiam se preparar para o ENEM e para o vestibular no formato à distância, com aulas online pré-gravadas ou mesmo aulas ao vivo com os professores.

Além do setor de curso de informática grátis, pois muitos alunos e, inclusive, professores, precisaram aprender a utilizar melhor os recursos do computador para as aulas à distância.

Lista de cursos de graduação mais buscados pelos brasileiros

As opções são diversas, contudo, existem cursos que são sempre muito buscados pelos alunos. Listamos abaixo os 10 cursos de graduação mais procurados pelos jovens brasileiros, estes estão listados em ordem decrescente por número de matrículas, veja abaixo.

1. Direito

Com duração de pelo menos 5 anos, o curso de direito é a graduação com mais matrículas no Brasil. Além de trabalhar como advogado, muitas pessoas cursam o bacharelado em Direito como base formativa para sua profissão e depois seguem carreiras públicas ou privadas em outros ramos. As carreiras públicas e os concursos mais cobiçados dentre os formados em Direito são para a Magistratura Federal, Defensoria Pública, Tribunais Regionais Federais, Tribunal de Contas da União e Agência Nacional de Inteligência.

2. Administração

A graduação em administração é a segunda com maior número de matrículas, devido ao fato de que o curso permite que o aluno formado desempenhe diversas funções em diferentes áreas de uma empresa ou mesmo no setor público, entre elas: financeiro, recursos humanos, departamento de pessoal, logística, produção e marketing. É um curso voltado para pessoas que gostam de organização, planejamento, trabalho em equipe e tem duração de pelo menos 4 anos de curso.

3. Pedagogia

A duração de um curso de graduação em pedagogia é de pelo menos 4 anos. O trabalho do pedagogo foca em melhorar a qualidade da educação nas instituições de ensino, podendo ser desde o ensino infantil até o ensino superior, nos setores privados ou públicos. O profissional formado em pedagogia pode dar aulas para alunos até o quinto ano em instituições públicas ou privadas, além da profissão também permitir atuar como coordenador pedagógico, supervisor, orientador, gestor, diretor escolar e também pode trabalhar com educação especial ou na educação de jovens e adultos (EJA).

4. Engenharia Civil

O curso de engenharia civil dura ao menos 5 anos e o aluno sai do curso com capacidade para planejar e supervisionar obras. O engenheiro civil pode atuar como responsável por projetar, gerenciar e executar obras de diversos tipos, como casas, prédios e pontes. A figura de liderança é importante nesta profissão, pois o profissional muitas vezes chefia as equipes de trabalho e supervisiona prazos, custos e padrões de qualidade e de segurança das obras em execução.

5. Ciências Contábeis

Uma profissão que sempre possui demanda no mercado de trabalho é a de contador. Para se tornar contador, o estudante deve estudar ao menos 4 anos no curso de ciências contábeis e se atentar a sempre estudar as novas leis, pois a profissão exige que o profissional esteja sempre atento às mudanças para deixar os relatórios e cobranças de impostos de acordo com as leis vigentes.

6. Enfermagem

Para quem gosta de cuidar de pessoas, a profissão de enfermeiro é uma opção válida para profissionais com afinidade à área da saúde. O que muitos jovens não sabem é que a profissão de enfermeiro muitas vezes necessita de perfil de liderança, pois, nos hospitais, os enfermeiros, além de cuidarem dos pacientes, ficam responsáveis por coordenar as equipes de técnicos de enfermagem. O curso possui duração de pelo menos 5 anos.

7. Psicologia

O curso de graduação em psicologia possui duração de pelo menos 5 anos e o aluno aprende sobre psicologia do desenvolvimento humano, saúde mental, psicologia da personalidade, clínica psicanalítica, psicodiagnóstico, teorias e técnicas psicoterápicas, psicologia escolar, psicologia jurídica, psicopatologia infantil, neuropsicologia.

8. Educação Física

Com duração entre 3 e 4 anos, o curso de graduação em educação física é indicado para os alunos que possuem afinidade com esportes, com atividades físicas e com a saúde. Podendo atuar como professor, profissional trainer, treinador ou mesmo como atleta, as opções são diversas para o profissional de educação física.

9. Arquitetura e Urbanismo

A faculdade de arquitetura e urbanismo dura 5 anos e permite que o aluno aprenda sobre desenho arquitetônico; história da arte; história da arquitetura; maquetes; paisagismo; topografia; urbanismo; infraestrutura; tecnologia das construções; sistemas estruturais; projeto e instalações prediais; planejamento urbano.

10. Engenharia de Produção

Em décimo lugar, o curso de graduação em engenharia de produção possui duração de pelo menos 5 anos e capacita o aluno a coordenar projetos, gerir empresas e indústrias, organizar equipes, encontrar gargalos na produção e otimizar processos.

Quais as vantagens de fazer um curso de graduação?

Os principais benefícios de fazer uma graduação no Brasil atualmente são aprender conteúdos sobre a profissão de maneira mais aprofundada, com professores experientes no mercado. Além disso, a convivência com colegas, a troca de ideias, de experiências e a vida universitária agrega à carreira e ao networking do profissional.

E aí, aprendeu quais as profissões mais buscadas no Brasil? Agora você já sabe se as áreas mais procuradas combinam ou não com você. O importante é pesquisar bastante sobre as profissões que mais interessam e saber, de fato, como pode ser o dia-a-dia de trabalho em cada uma das profissões. Se gostou do artigo, compartilhe com seus amigos.

Profissões mais buscadas: quais são os cursos de graduação mais procurados pelos estudantes brasileiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/