Ainda vale a pena criar um blog em 2022?

Os blogs dominaram o mercado de marketing por anos e muita gente ainda se pergunta se é válido ter uma estratégia dessas ainda em 2022. E a resposta é simples… VALE SIM!

Um blog é uma estratégia importante de criação de conteúdo, que levam visibilidade e audiência até você. Isso porque ele é a forma mais simples de produzir conteúdo de qualidade.

Você não precisa saber muito sobre marketing digital para ter um blog de sucesso. Basta entender que é preciso criar conteúdo de qualidade e que realmente tire as dúvidas do seu nicho.

Se conseguir fazer isso, já vai estar na frente de milhares de pessoas que acabam criando um blog apenas para gerar conteúdo superficial e sem valor.

Quais os benefícios de criar um blog em 2022?

Como já falamos acima, desde que seja com o intuito de criar conteúdo realmente relevante, o Blog pode ser um dos pilares da sua estratégia de marketing digital, já que ele vai te ajudar com tráfego orgânico, autoridade no Google e etc, como vamos falar mais detalhadamente abaixo:

Conexão com seu nicho de mercado

O engajamento com o público deve ser o principal objetivo do seu blog. Por isso existe a necessidade de se construir um conteúdo qualificado, que realmente ajude sua audiência a resolver um problema.

Por exemplo, digamos que você tenha uma empresa de Redes de Proteção. Criar um blog com conteúdo explicativo sobre a importância de ter esse item de segurança em janelas, sacadas e demais áreas que tenham um risco de queda eminente é essencial.

Muitas vezes a pessoa ainda não sabe que precisa daquele item. E uma postagem informativa pode fazer a pessoa entender que ela deve ter aquele item em sua residência. E se o conteúdo da notícia passou segurança, é óbvio que ela já vai orçar ali mesmo.

Você pode gostar:  Betsoft Gaming e Play'n Go fecham novos contratos com a NetBet Itália

E mesmo quando a pessoa já tem essa consciência da necessidade de compra do produto, quando ela está pesquisando por isso no Google e se depara com uma notícia informativa e útil, é da mesma forma, uma porta de entrada para fazer o orçamento ali mesmo.

Autoridade da marca

Então, evidentemente, a empresa em questão só tem a ganhar, independente de onde o cliente se encontra no funil de vendas, dentro da jornada de compra.

Com isso, a autoridade digital dessa empresa aumentou exponencialmente, concordam? Indiretamente a empresa se apresentou para quem procura pelos produtos e serviços dela, oferecendo informações relevantes e conquistando a confiança do cliente sem precisar de cara oferecer o produto em si.

Posicionamento no Google

Quanto mais você conseguir fazer com que sua notícia seja lida, maior é a chance do Google entender que seu conteúdo é rico a ponto de posicioná-lo nas primeiras posições dos buscadores.

Aqui, devemos deixar claro que quanto maior o número de postagens de qualidade você tiver, maior são suas chances, porque o algoritmo prioriza o E-A-T (Expertise, Authoritativeness and Trust) ou, em português Expertise, Autoridade e Confiabilidade.

E um blog com informações recorrentes sobre um assunto nichado é uma excelente ferramenta para isso. Mostre para seu público alvo que você é realmente um especialista no assunto. Com certeza você vai colher os frutos disso.

Tráfego maior, conversões maiores

Se você conseguir posicionar seu conteúdo no Google (e aqui devemos esclarecer que uma agência de marketing digital pode beneficiar muito sua empresa nesse sentido), com certeza você vai ter mais tráfego.

E com mais tráfego, é maior a sua chance de conversão! Ter um Blog em 2022 vai fazer com que você potencialize suas vendas, aumentando seus leads através de uma fonte orgânica de tráfego.

Você pode gostar:  Como estudar para provas: dicas para se organizar

Seu investimento será apenas na criação de conteúdo de qualidade e a divulgação disso nas redes sociais.

Dicas essenciais para criar um Blog de sucesso em 2022

Agora que você já entendeu porque ainda é altamente relevante ter um blog, vamos explicar uma estratégia básica para que ele tenha maiores chances de alcançar bons resultados. Anota ai:

  1. Tenha um Planejamento
  2. Crie Conteúdos de Valor
  3. Otimize as páginas com SEO
  4. Use formulários e call to actions
  5. Se for colocar anúncios, utilize com moderação
  6. Integre seu blog a outros canais de marketing digital
  7. Monitore os resultados de perto

Escolha uma boa plataforma para hospedar seu blog. Domínios profissionais (minhaempresa.com.br/blog por exemplo) tendem a passar maior segurança do que blogs simples.

A escrita do conteúdo é algo mais simples, já que provavelmente você vai falar sobre sua área de atuação. Se escrever não for o seu forte, considere pedir ajuda a um redator.

A parte técnica, como otimização, chamadas de ação, integração com mídias sociais e etc., podem ser mais difíceis para quem não tem nenhum conhecimento de Marketing Digital. Mas, para isso, você pode sempre contar com a ajuda de uma empresa especializada.

Instale o Google Search Console e o Analytics em seu projeto para avaliar os resultados. Com essas ferramentas gratuitas, você vai conseguir analisar o perfil do seu público alvo, e com isso, ir adaptando suas estratégias para melhorar cada vez mais.

Viu como ainda é extremamente importante ter um Blog em 2022? Você tem alguma dica especial que faltou? Deixe nos comentários. Tem muita gente precisando de inspiração para começar no empreendedorismo digital. Deixe sua colaboração!

Você pode gostar:  O que significa perícia grafotécnica?

Assim, vamos gradativamente melhorando o conteúdo geral da internet e fazendo do mundo virtual um local cada dia mais bacana de se navegar. Até a próxima.

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Imagem padrão
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 930

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.