Há vários estúdios de animes que produzem algumas das animações japonesas mais icônicas para seus espectadores, porém um dos maiores nomes desta indústria seria o estúdio Mappa e suas várias obras baseadas em mangás extremamente populares. Mesmo que você nunca tenha visto nenhuma produção do estúdio Mappa, é bem possível que já tenha ouvido falar sobre um de seus animes. Se você quer conhecer quais os melhores e mais famosos animes já produzidos pelo estúdio Mappa, então continue lendo para conhecer um pouco mais sobre as origens desse estúdio de animação incrível e quais os principais animes criados por ele.
Quem é o estúdio Mappa?
Mappa antes era pouco conhecido por otakus, sendo um estúdio de porte menor até 2020 e sua explosão nas redes sociais e plataformas de streaming de anime. O estúdio foi nomeado como o melhor de 2020 por fãs, apesar de, antes disso, nunca nem ter sido reconhecido por fãs de animes. A grande razão por trás de sua popularidade súbita foi que Mappa se tornou responsável pela tão esperada quarta temporada de um dos maiores animes de todos os tempos: Attack On Titan. Porém, fora a quarta temporada do anime, outras produções de alta qualidade saíram de dentro do estúdio Mappa, o que levou a ele se tornar um dos estúdios mais conhecidos e falados do mundo dos animes.
Mas qual seria sua origem? O estúdio foi originalmente fundado em 2011 pelo ex-fundador de um dos maiores estúdios de animação do Japão, Masao Maruyama, o ex-fundador de Madhouse. Em abril de 2016, Maruyama renunciou ao seu cargo no estúdio e fundou um novo estúdio, o Studio M2. Isso, porém, não impediu que o estúdio seguisse com criações fantásticas para a indústria de animações japonesas.
Alguns dos títulos mais populares do estúdio seriam Yuri On Ice, Banana Fish e Zombieland Saga. O estúdio não foca em apenas um gênero, como já é possível ver com seus títulos, e pode agradar fãs de várias categorias diferentes de anime.
Quais animes mais famosos produzidos pelo estúdio Mappa?
Sabendo sobre suas origens, vale mencionar alguns dos animes mais famosos que o estúdio Mappa já produziu. O estúdio produz filmes, além de animes em forma episódica e também produções do estilo OVA, feitas exclusivamente para o consumo dentro de casa. Alguns dos animes mais conhecidos da última década foram produzidos dentro desse estúdio de animações no Japão.
Kakegurui

Quem é fã de anime certamente já viu uma das personagens de Kakegurui ou já ouviu falar sobre o anime. Ele retrata uma escola onde os adolescentes permitidos são apenas filhos de famílias ricas e reais, sendo um local que permite jogos de azar para que as crianças estejam preparadas para a realidade das atrocidades do mundo real. Apesar disso, a maioria dos estudantes decide focar em suas notas e não nos jogos de azar. Isso muda quando uma nova estudante chega, obcecada por jogos de azar e manipulação. Os temas de Kakegurui deixam qualquer um preso em sua trama, cheia de momentos sensuais e dramáticos.
In This Corner of the World

Uma animação do estúdio Mappa que passa despercebida é Neste Canto do Mundo, um filme que retrata a vida de uma jovem chamada Suzu durante a Segunda Guerra Mundial. O filme retrata cenas fortes e baseadas em acontecimentos reais durante esse tempo no Japão. A primeira parte do filme, aliás um filme muito longo de quase 3 horas de animação, mostra acontecimentos extremamente tristes de sua vida. Esse filme foi ignorado por ter sido lançado em 2016 ao mesmo tempo que Your Name, portanto é um filme que vale ser consumido para compreender mais sobre a dor do povo japonês durante a Segunda Guerra.
Yuri On Ice

Primeiramente apresentado como um anime de esportes, focado na patinação profissional, Yuri On Ice se tornou um dos animes mais revolucionários para a comunidade LGBT, apresentando um casal abertamente gay, realista e que era o foco da trama de forma que não tornava sua relação em um fetiche. Yuri On Ice é um anime que, ao contrário de vários animes do gênero Yaoi, luta para mostrar um lado humano e sentimental que a relação entre dois homens pode trazer para a tela.
Hajime no Ippo

Esse anime foi a parceria entre Madhouse e Mappa para produzir um anime de esportes focados no boxe com uma variedade de personagens coloridos, criativos e determinados a fazer seu nome lutando boxe. Graças a esse anime, o boxe se tornou mais reconhecido nacionalmente e se tornou a paixão de muitos meninos. O anime possui um foco mais infanto juvenil, sendo diferente da maioria de suas obras que contém violência, cenas sugestivas e sangue.
Teekyuu

Quem gosta do gênero de anime que possui, em grande parte, apenas garotas, vai amar Teekyuu. O anime mostra um grupo de amigas que não sabe nada sobre tênis, porém estão determinadas em aprender o esporte para jogar e vencer por sua escola. Esse anime foca na comédia dessa situação e possui vários momentos Ecchi para quem gosta dessa categoria.
Attack On Titan: A temporada final

Não há como deixar de mencionar o envolvimento de Mappa com a temporada final de Attack On Titan. A dedicação do estúdio com as partes finais desse anime acabou até mesmo causando uma grande controvérsia no ano de 2020. Apesar de ter sido nomeado o melhor estúdio do ano, Mappa sofreu algumas acusações sérias sobre como tratou os animadores e produtores de Attack On Titan. Haveriam vários relatos que o estúdio fez com que muitos trabalhadores passassem dias em seu espaço de trabalho, sem nem mesmo voltar para suas casas, apenas para finalizar um episódio. O estúdio falou mais sobre isso em suas redes sociais e negou que algo do tipo tenha ocorrido. Seja qual for a verdade, é preciso notar que a dedicação mostrada na animação da última temporada desse anime é óbvia, sendo extremamente fluida e bem feita. A quarta e última parte da última temporada do anime está marcada para sair em 2023.