Animês Shoujo: Muito mais do que histórias de romance escolar
A expressão animê Shoujo é bastante comum no meio otaku, e assim como fizemos com a demografia Shounen, acredito que essa também mereça uma atenção especial.
Por ser um conteúdo normalmente associado aos romances escolares, existem diversas ideias erradas sobre o que significa Shoujo. Vou aproveitar também para fazer algumas comparações com os outros gêneros mais comuns e dar algumas indicações de animês Shoujo que você vai amar.

Qual o significado de animê Shoujo?
Shoujo se refere basicamente a uma demografia, que engloba mulheres entre 12 e 18 anos. A tradução direta seria algo como “mulher jovem” ou “menina”.
O gênero Shoujo frequentemente tem foco em relacionamentos, amorosos ou de amizade. Talvez até por uma questão cultural que coloca o homem como menos sensível, essa temática seja tratada nesse gênero com um público alvo feminino e jovem.
Porém, não se engane, o Shoujo pode ter ação e aventura também, como no caso de Sakura Card Captors. Temos também Kaichou Wa Maid-Sama que vai completamente na contramão do que estamos acostumados e mostra uma protagonista forte, independente e até mesmo arisca boa parte do tempo.

É comum que a protagonista seja mulher para gerar maior identificação com as obras, o que funciona extremamente bem. Em outros gêneros é incomum que as mulheres apareçam na história com grande importância.
Comparação: Shoujo x Shounen
Antes de comparar os dois, precisamos falar sobre o que significa animê shounen, e como ele se tornou tão famoso em todo o mundo.
Shounen é uma demografia que tem como público alvo homens entre 12 e 18 anos, ou seja, as obras são produzidas pensando especialmente nessas pessoas.

Claro que existem pessoas que assistem durante toda sua vida, como é o meu caso e de muitos leitores do blog e até mesmo dos outros escritores que trabalham na Pousada Nerd.
No animê Shounen o protagonista costuma ser um jovem extremamente motivado que continua avançando independente dos obstáculos que surjam.
Enquanto nos animê Shoujo o foco é nas relações e desenvolvimento pessoal, nos shounen o foco é em batalhas e superação de limites. Quem já assistiu qualquer animê desse gênero tem em suas memórias alguma luta em que os personagens ultrapassaram seus limites e foram além. Plus Ultra!
Algo péssimo de alguns animês shounen é que em poucos casos as mulheres aparecem com grande impacto na história e frequentemente são usadas como alívio cômico.
Existem alguns animês que fogem a esse padrão e trazem as mulheres como protagonistas poderosas, mas não é algo tão comum. Nada me da mais desespero do que ver uma personagem feminina que só serve para mostrar seios grandes e ficar ao redor do protagonista.
Comparação: Shoujo x Josei
Quando comparamos os animês Shoujo com os Josei, temos uma diferença na maturidade da história. O próprio termo Josei significa mulher adulta, então temos como público alvo mulheres maiores de 18 anos, e que podem lidar com assuntos mais complexos.
No geral o Josei trata de relacionamentos mais adultos, romances reais, problemas familiares e rotina de trabalho. Então no geral, a diferença entre os dois é a complexidade dos dilemas enfrentados pelas personagens.
Esclarecendo uma confusão: Bishoujo não é um gênero
Existe uma confusão em torno desse termo, e que pode levar algumas pessoas a pensarem que Bishoujo se trata de uma demografia ou um gênero de animês, o que não é verdade.
Bishoujo significa literalmente “garota bonita” e é usado para se referir a uma garota bonita e jovem. Personagens Bishoujo aparecem em quase todos os gêneros de animês, jogos e mangás, sendo frequente em Dating Sims e Visual Novels.

Um jogo feito apenas com o intuito de exibir personagens Bishoujo é frequentemente chamado de Visual Novel, e tem em especial o público masculino como alvo.
Talvez a existência de jogos e obras explorando esse apelo por mulheres jovens e bonitas criou essa confusão na terminologia. Shoujo se refere a uma demografia, Bishoujo se refere a um traço da personagem que ele descreve.
Mudanças nos animês Shounen e Shoujo com o passar do tempo
Com o passar do tempo, os animês Shounen e Shoujo foram mudando para se adequar ao público crescente de animês e mangás. Com isso tivemos mudanças nos traços e nas tramas, e algumas características.
É muito bom ver essas mudanças acontecendo, já que isso indiretamente alimenta aqueles pensamentos super conservadores do que existem coisas que são para homens e coisas que são para mulheres.
Ficarei feliz em ver os animês Shoujo fazendo mais sucesso pelo mundo como fazem no Japão. Infelizmente a maneira que a mídia japonesa foi exportada para o mundo favoreceu a predominância dos Shounens.

Com as plataformas de streaming como Crunchyroll, Netflix, Funimation e outras aumentando seu catálogo, lentamente começamos a ver mais fãs desse tipo de obra. Agora é só uma questão de tempo até tudo se equilibrar.
Melhores animês Shoujo
Vou deixar aqui algumas indicações de mangás e animês Shoujo caso você queira mergulhar de vez nesse mundo. Todas as obras são muito tocantes e vão mudar sua visão sobre animês.
- Sailor Moon
- Sakura Card Captors
- Akatsuki no Yona
- Kaichou wa Maid-sama!
- Kamisama Hajimemashita
- Kimi ni Todoke
- Ao Haru Ride,
- Boys Over Flowers
- Candy Candy
- Fruits Basket
- Ouran High School Host Club
- Pretty Cure, Princess Ai
- Princess Tutu
- Revolutionary Girl Utena
- Shugo Chara!
- Tokyo Mew Mew
- Rose of Versailles
- Vampire Knight
- Special A
- Nana
- Itazura na Kiss
- Banana Fish
Isso é tudo pessoal
Espero que esse texto tenha explicado o significado de Shoujo e também esclarecido algumas confusões sobre o termo Bishoujo. Se inscreva na nossa lista de e-mails e fique por dentro de todas as novidades do Universo Otaku.
Carinhosamente
Marcos Mariano