Qual o significado de Shoujo?


Animês Shoujo: Muito mais do que histórias de romance escolar

A expressão animê Shoujo é bastante comum no meio otaku, e assim como fizemos com a demografia Shounen, acredito que essa também mereça uma atenção especial.

Por ser um conteúdo normalmente associado aos romances escolares, existem diversas ideias erradas sobre o que significa Shoujo. Vou aproveitar também para fazer algumas comparações com os outros gêneros mais comuns e dar algumas indicações de animês Shoujo que você vai amar.

Mas afinal, o que significa Shoujo?
Mas afinal, o que significa Shoujo?

Qual o significado de animê Shoujo?

Shoujo se refere basicamente a uma demografia, que engloba mulheres entre 12 e 18 anos. A tradução direta seria algo como “mulher jovem” ou “menina”.

O gênero Shoujo frequentemente tem foco em relacionamentos, amorosos ou de amizade. Talvez até por uma questão cultural que coloca o homem como menos sensível, essa temática seja tratada nesse gênero com um público alvo feminino e jovem.

Porém, não se engane, o Shoujo pode ter ação e aventura também, como no caso de Sakura Card Captors. Temos também Kaichou Wa Maid-Sama que vai completamente na contramão do que estamos acostumados e mostra uma protagonista forte, independente e até mesmo arisca boa parte do tempo.

Kaichou Wa Maid-Sama
Kaichou Wa Maid-Sama

É comum que a protagonista seja mulher para gerar maior identificação com as obras, o que funciona extremamente bem. Em outros gêneros é incomum que as mulheres apareçam na história com grande importância.

Comparação: Shoujo x Shounen

Antes de comparar os dois, precisamos falar sobre o que significa animê shounen, e como ele se tornou tão famoso em todo o mundo.

Shounen é uma demografia que tem como público alvo homens entre 12 e 18 anos, ou seja, as obras são produzidas pensando especialmente nessas pessoas.

Você pode gostar:  A lenda do fio vermelho do destino
Boruto: Naruto Next Generations
Boruto: Naruto Next Generations

Claro que existem pessoas que assistem durante toda sua vida, como é o meu caso e de muitos leitores do blog e até mesmo dos outros escritores que trabalham na Pousada Nerd.

No animê Shounen o protagonista costuma ser um jovem extremamente motivado que continua avançando independente dos obstáculos que surjam.

Enquanto nos animê Shoujo o foco é nas relações e desenvolvimento pessoal, nos shounen o foco é em batalhas e superação de limites. Quem já assistiu qualquer animê desse gênero tem em suas memórias alguma luta em que os personagens ultrapassaram seus limites e foram além. Plus Ultra!

Algo péssimo de alguns animês shounen é que em poucos casos as mulheres aparecem com grande impacto na história e frequentemente são usadas como alívio cômico.

Existem alguns animês que fogem a esse padrão e trazem as mulheres como protagonistas poderosas, mas não é algo tão comum. Nada me da mais desespero do que ver uma personagem feminina que só serve para mostrar seios grandes e ficar ao redor do protagonista.

Comparação: Shoujo x Josei

Quando comparamos os animês Shoujo com os Josei, temos uma diferença na maturidade da história. O próprio termo Josei significa mulher adulta, então temos como público alvo mulheres maiores de 18 anos, e que podem lidar com assuntos mais complexos.

No geral o Josei trata de relacionamentos mais adultos, romances reais, problemas familiares e rotina de trabalho. Então no geral, a diferença entre os dois é a complexidade dos dilemas enfrentados pelas personagens.

Esclarecendo uma confusão: Bishoujo não é um gênero

Existe uma confusão em torno desse termo, e que pode levar algumas pessoas a pensarem que Bishoujo se trata de uma demografia ou um gênero de animês, o que não é verdade.

Você pode gostar:  Gêneros de animes e seus significados

Bishoujo significa literalmente “garota bonita” e é usado para se referir a uma garota bonita e jovem. Personagens Bishoujo aparecem em quase todos os gêneros de animês, jogos e mangás, sendo frequente em Dating Sims e Visual Novels.

Exemplo de Visual Novel
Exemplo de Visual Novel

Um jogo feito apenas com o intuito de exibir personagens Bishoujo é frequentemente chamado de Visual Novel, e tem em especial o público masculino como alvo.

Talvez a existência de jogos e obras explorando esse apelo por mulheres jovens e bonitas criou essa confusão na terminologia. Shoujo se refere a uma demografia, Bishoujo se refere a um traço da personagem que ele descreve.

Mudanças nos animês Shounen e Shoujo com o passar do tempo

Com o passar do tempo, os animês Shounen e Shoujo foram mudando para se adequar ao público crescente de animês e mangás. Com isso tivemos mudanças nos traços e nas tramas, e algumas características.

É muito bom ver essas mudanças acontecendo, já que isso indiretamente alimenta aqueles pensamentos super conservadores do que existem coisas que são para homens e coisas que são para mulheres.

Ficarei feliz em ver os animês Shoujo fazendo mais sucesso pelo mundo como fazem no Japão. Infelizmente a maneira que a mídia japonesa foi exportada para o mundo favoreceu a predominância dos Shounens.

A perfeição de Tendou Karen
A perfeição de Tendou Karen

Com as plataformas de streaming como Crunchyroll, Netflix, Funimation e outras aumentando seu catálogo, lentamente começamos a ver mais fãs desse tipo de obra. Agora é só uma questão de tempo até tudo se equilibrar.

Melhores animês Shoujo

Vou deixar aqui algumas indicações de mangás e animês Shoujo caso você queira mergulhar de vez nesse mundo. Todas as obras são muito tocantes e vão mudar sua visão sobre animês.

  • Sailor Moon
  • Sakura Card Captors
  • Akatsuki no Yona
  • Kaichou wa Maid-sama!
  • Kamisama Hajimemashita
  • Kimi ni Todoke
  • Ao Haru Ride,
  • Boys Over Flowers
  • Candy Candy
  • Fruits Basket
  • Ouran High School Host Club
  • Pretty Cure, Princess Ai
  • Princess Tutu
  • Revolutionary Girl Utena
  • Shugo Chara!
  • Tokyo Mew Mew
  • Rose of Versailles
  • Vampire Knight
  • Special A
  • Nana
  • Itazura na Kiss
  • Banana Fish
Você pode gostar:  9 animes parecidos com Kakegurui (2017)

Isso é tudo pessoal

Espero que esse texto tenha explicado o significado de Shoujo e também esclarecido algumas confusões sobre o termo Bishoujo. Se inscreva na nossa lista de e-mails e fique por dentro de todas as novidades do Universo Otaku.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Marcos Mariano

Tenho 28 anos de idade e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia e literatura. Atualmente estudo Análise e Desenvolvimento de Sistemas e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Postagens recentes