Tecnologia: Aliada das profissões e propulsora do mercado de trabalho

Para que os impactos e restrições fossem amenizados, a tecnologia foi priorizada para explorar os melhores recursos que ela oferece.

Durante a pandemia, empresas, comércios e profissionais precisaram se aproximar de seus clientes e captar novos digitalmente. Fazer lives, produzir conteúdos e prestar serviços por meio de videoconferências ou outros meios digitais se tornaram cada vez mais comuns na rotina de trabalho de muitos profissionais.

Tecnologia: Aliada das profissões e propulsora do mercado de trabalho
Tecnologia: Aliada das profissões e propulsora do mercado de trabalho

As empresas do ramo de tecnologia buscaram soluções para a demanda do mercado e garantiram a eficiência na criação/atualização de sistemas, aplicativos e plataformas visando praticidade e segurança.

Com os bons resultados por meio de experiência positivas, o trabalho remoto se fortaleceu e foi adotado definitivamente por algumas empresas para funcionários que realizam atividades que se qualificam com essa proposta.

Profissões no setor de tecnologia que você pode seguir carreira profissional

A área de tecnologia é líder com o maior número de vagas voltadas para profissionais recém-formados. As profissões ligadas à tecnologia cresceram e expandiram os negócios que se beneficiaram com inovações oferecidas por esse setor.

Por trás da inovação apresentada por sites/aplicativos e outros sistemas, existem profissionais capacitados responsáveis pela criação ao analisar e desenvolver as melhores soluções.

Os usuários podem até desconhecer algumas dessas profissões, por serem mais recentes no mercado de trabalho, mas serão muito faladas daqui para frente, pois são ótimas opções para carreira profissional, confira!

  1. Analista de cibersegurança

Um profissional desse ramo atua no setor de segurança cibernética das empresas e tem como principal objetivo proteger dados e informações de empresas, computadores, servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos de ataques e roubos na internet.

  1. Especialista em nuvem

O especialista desse tipo de armazenamento assegura que as soluções em nuvem funcionem totalmente online sem deixar a desejar em relação à segurança, disponibilidade e desempenho.

Você pode gostar:  Veja como iniciar na robótica de modo simples e rápido

O profissional de cloud computing faz análise de indicadores do ambiente computacional, verificação da evolução da infraestrutura e otimização destes recursos.

  1. Analista/ Especialista de Infraestrutura e Redes

Para atuar nessa carreira profissional é ideal ter o curso superior em Tecnologia em Rede de Computadores para desenvolver conhecimentos e habilidades para projetar, implantar, gerenciar e integrar redes de computadores.

  1. Profissional de Data Science

Profissional com capacidade de juntar e interpretar dados relevantes, como modelos estatísticos, comportamento de clientes, concorrência e tendências do mercado, em prol do desenvolvimento e melhor tomada de decisões da empresa.

Existem múltiplas graduações, cursos técnicos e especializações voltadas para a área, mas, além disso, são necessárias habilidades adquiridas com experiência, a exemplo da interpretação e tradução dos dados, boa comunicação, pensamento analítico e bom gerenciamento do tempo.

  1. Designer gráfico

Profissional responsável pelo desenvolvimento de projetos gráficos de identidade visual e comunicação da marca com o cliente, auxiliando no desenvolvimento de banners, logotipo, panfleto e cartões da marca.

Para implementação, o designer considera sempre o público-alvo, o objetivo do contratante, as variadas restrições que todo projeto tem e utiliza as suas competências criativas, técnicas e artísticas.

  1. Engenheiro de Software

São responsáveis pelo desenvolvimento, teste, manutenção e revisão de aplicativos, plataformas digitais, sistemas, jogos, entre outros, conforme a demanda.

  1. Administrador de Sistemas

Profissionais da área de TI que possuem como atribuição manter e operar a rede utilizada pela empresa, dar suporte técnico aos usuários quanto ao uso de equipamentos e programas computacionais, além de configurar, instalar recursos e sistemas.

  1. Administrador do Banco de Dados (DBA)

É comum encontrarmos profissionais de DBA graduados em Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Processamento de Dados e cursos específicos para banco de dados.

Você pode gostar:  O que significa FOMO

O profissional dessa área é responsável pela programação e manutenção dos bancos de dados no ambiente de homologação e produção, aleám da instalação e execução dos sistemas gerenciadores do banco

  1. Programador de jogos digitais

A carreira de desenvolvedor de games está em alta e pertence à área de videogame e TI, quem atua neste meio fica responsável por desenvolve o código base do jogo e consequentemente toda a parte visual, mecânica e de jogabilidade.

  1. Especialista em e-commerce

Ele identifica oportunidades para aumento de visitas e vendas, analisa concorrentes, implanta plano de ação e tomada de decisão para o desenvolvimento do negócio.

Imagem padrão
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 915

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.