Tópicos para reunião de vendas: 7 sugestões de temas para conduzir diálogos produtivos e relevantes com seus vendedores

As reuniões de equipe representam uma oportunidade para alinhar expectativas, debater o desempenho coletivo, sugerir mudanças e colocar todos os colaboradores na mesma página.

4 ideias de produtos fáceis para v...
4 ideias de produtos fáceis para vender no Fiverr

No que se refere a um time de vendas, esses encontros possuem uma relevância especial, pois é a partir deles que são discutidas as melhores estratégias a serem adotadas, entre outros temas que impactam o desempenho comercial da empresa.

Tópicos para reunião de vendas
Fonte: Siteware

Neste artigo, vamos explicar por que é importante se reunir com os vendedores periodicamente e sugerir alguns tópicos de reunião de vendas para você conduzir diálogos produtivos com a sua equipe:

  1. Atualização sobre as movimentações e tendências do mercado;
  2. Indicadores de desempenho e cumprimento de metas;
  3. Feedback do time de vendas;
  4. Andamento de uma negociação importante;
  5. Comemoração de conquistas importantes;
  6. Objeções no processo de vendas;
  7. Apresentação de novas ferramentas e metodologias.

Qual a importância de realizar reuniões com o time de vendas?

Promover reuniões periódicas com a equipe de vendas é uma prática extremamente valiosa para o desempenho da empresa.

A partir desses encontros, colaboradores e gestores podem receber um feedback sobre sua atuação e apontar o que e como melhorar daqui pra frente.

As reuniões também são um momento importante para revisar as metas atuais, efetuar os ajustes necessários, alinhar expectativas, reconhecer esforços individuais e coletivos e promover um maior engajamento e motivação entre o time.

Assim, esse tipo de encontro para troca de informações é fundamental para a gestão de força de vendas.

Você sabe como fazer uma boa reunião, objetiva e que traga resultados? Veja algumas dicas práticas para reuniões produtivas:

7 tópicos para reunião de vendas: sobre o que falar nos próximos encontros?

Está sem saber sobre quais assuntos abordar nos encontros com o seu time comercial? Fique tranquilo que vamos te ajudar.

Você pode gostar:  Cardano Defi Acardex launches car NFTs, grants higher Opportunities to Its token holders

Separamos aqui 7 sugestões de tópicos para reunião de vendas. Continue a leitura e saiba o que falar nas próximas vezes que você se reunir com os seus vendedores.

1 – Atualização sobre as movimentações e tendências do mercado

É extremamente importante que o time de vendas se mantenha atento às movimentações do mercado em que a empresa atua e às tendências que surgem com cada vez mais frequência.

Nesse sentido, você pode definir como um dos tópicos para reunião de vendas justamente a atualização sobre o que há de novo no mercado e quais movimentos devem ficar no radar dos vendedores.

2 – Indicadores de desempenho e cumprimento de metas

Um dos tópicos de reunião de vendas que você pode levantar nos encontros com a sua equipe comercial se refere ao desempenho de cada vendedor e também do time como um todo.

Para isso, avalie os resultados dos indicadores de desempenho e o cumprimento das metas estabelecidas e repasse esses resultados para os colaboradores.

Para isso, prepare-se bem antes da reunião e traga todos os dados de vendas decupados em uma apresentação. Complicado fazer isso?

Veja como um software de CRM pode te ajudar nessa hora:

3 – Feedback do time de vendas

É muito comum que o gestor comercial se reúna com o seu time de vendedores para passar um feedback para eles e conversar sobre o que tem dado certo e o que pode ser melhorado.

Porém, reunir o time de vendas e criar um espaço seguro para que eles possam dar um feedback sobre a atuação do gestor é uma abordagem não muito comum, mas que pode gerar insights valiosos e contribuir para o clima e desempenho coletivo.

4 – Andamento de uma negociação importante

Quando uma empresa trabalha com vendas B2B, pode ser que apareçam potenciais clientes que representem uma receita muito grande e que seriam uma adição de extrema relevância para o portfólio da empresa.

Você pode gostar:  Quem criou o Bitcoin? Entenda a história da primeira criptomoeda!

Nesse caso, você pode definir como um dos tópicos para reunião de vendas a atualização sobre o andamento das negociações com esses clientes em potencial. Assim, é possível definir estratégias e discursos que contribuam para o fechamento dessas vendas importantes.

5 – Comemoração de conquistas importantes

Você também pode promover uma reunião de vendas simplesmente para celebrar conquistas importantes para o setor, como o fechamento de uma venda grande com a conquista de um novo cliente importante que levou muito tempo para ser convertido. 

Esses momentos de confraternização contribuem para melhorar a motivação e o engajamento da equipe e ainda promover um clima organizacional mais harmonioso.

6 – Objeções no processo de vendas

É comum que alguns vendedores enfrentem certa dificuldade para lidar com objeções colocadas por potenciais clientes durante uma negociação ou apresentação de um produto.

Sendo assim, procure se reunir com a equipe de vendas para entender de onde vêm essas dificuldades, debater alternativas para contornar melhor as objeções e até mesmo identificar a necessidade de oferecer treinamentos específicos sobre essa questão.

7 – Apresentação de novas ferramentas e metodologias

Qualquer mudança na rotina de vendas e no status quo do departamento deve ser feita com cautela.

Tendo isso em vista, um tópico interessante para reunião do time comercial é a apresentação de novas ferramentas e metodologias de trabalho.

A partir dessa apresentação, os colaboradores tendem a ficar menos resistentes às novidades.

Um sistema de CRM, por exemplo, é fundamental para qualquer área de vendas. Que tal apresentar essa ferramenta para a equipe na próxima reunião?

DICA EXTRA: Para suas reuniões deven das darem resultados, siga estas dicas do Thiago Concer:

E então, o que você achou das nossas sugestões de tópicos para reunião de vendas?

Você pode gostar:  O que é account based sales? Confira um passo a passo de como implementar esse método de vendas

Tome esses temas como referências e promova diálogos mais produtivos e relevantes com o seu time de vendedores.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

Marcos Mariano
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 944

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.