10 coisas que podemos aprender com animes


O que podemos aprender com animes?

Esse blog tem como objetivo ser uma fonte constante de aprendizado e novas experiências, sempre explorando o que animes ou jogos em específico podem nos trazer de bom.

As coisas que aprendemos com os animes por sua vez, podem ser de caráter científico, ou até mesmo aprendizados que tenham a ver com saber o que fazer em determinadas situações. Talvez você assim como eu goste de animes que tratam do dia a dia, os chamados Slice of Life, e goste de ter ideias de como lidar com novas situações ou sobre como se tornar mais maduro.

Coisas que eu já aprendi com os animes

  1. Seguir as coisas que eu gosto e procurar pessoas realmente parecidas comigo (Gamers)
  2. Princípios da física e sua aplicação na criação de coisas para facilitar o dia a dia, aka tecnologia (Dr. Stone)
  3. Elementos químicos presentes no corpo humano e sua quantidade média (Fullmetal Alchemist)
  4. Como foi o período da Lei Seca nos Estados Unidos e como a máfia de bebidas alcoólicas funcionava (91 Days)
  5. Nomes das jogadas do basquete (Kuroko no Basuke)
  6. Evolução do jogo de vôlei através do tempo (Haikyuu)
  7. Números e elementos em japonês (Naruto)
  8. Como a empatia é importante em nossas vidas (Kiznaiver)
  9. Que ser um gênio nem sempre é algo que traz apenas benefícios (Bokuben, We Never Learn)
  10. Estratégias usadas por exércitos na antiguidade (Tenkyou no Alderamin)

Eu poderia seguir com essa lista por dias, e nunca chegaria ao seu fim. Exatamente por isso, sinto a necessidade de criar esse espaço para compartilhar detalhadamente como cada anime que eu assisto tem um impacto positivo ou negativo em mim.

Gamers

Gamers!
Gamers!

“Quer ficar comigo… no Clube de Videogames?” Keita Amano é um cara isolado e medíocre sem quaisquer traços interessantes de personalidade, exceto seu amor por jogos. Um dia, ele é abordado por Karen Tendo, a garota mais bonita da escola e presidente do Clube de Videogames. Esse momento muda a vida de Keita para sempre, e o transporta para uma comédia romântica com belas garotas gamers… Pelo menos, era pra ser assim. Mas com ele, é diferente.

Gamers! nos ensina a sermos fiéis às coisas que amamos e nunca mudar nosso jeito simplesmente para agradar aos outros ou fazer parte de algum grupo. Esse animê também nos ensina como é importante saber do que gostamos e como passar o tempo livre.

Você pode gostar:  Fullmetal Alchemist - Aprendendo ciência com animes

Gamers: Resenha completa

Dr. Stone

Dr. Stone
Dr. Stone

Milhares de anos após um misterioso fenômeno transformar a humanidade inteira em pedra, desperta um garoto extraordinariamente inteligente e motivado pela ciência – Senku Ishigami. Diante de um mundo de pedra e do colapso generalizado da civilização, Senku decide usar sua mente para reconstruir o mundo. Ao lado de Taiju Oki, seu amigo de infância absurdamente forte, eles começam a reestabelecer a civilização do zero… Representando os dois milhões de anos da história da ciência, desde a Idade da Pedra até os dias atuais, esta aventura científica sem precedentes está prestes a começar!

Senju nos leva por toda uma jornada para reaprender toda a ciência perdida durante os 3600 anos que a humanidade passou transformada em pedra. Dr. Stone é uma animê bastante fiel à ciência e ao mundo real.

Dr. Stone: Resenha completa feita por um cientista

Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Fullmetal Alchemist: Brotherhood
Fullmetal Alchemist: Brotherhood

O descaso com as leis da alquimia tomou dois dos membros de Edward Elric e deixou a alma de Alphonse presa a uma armadura. Para recuperar o que perderam, os irmãos procuram a Pedra Filosofal. O exército corrupto, os homúnculos, alquimistas estrangeiros… Inimigos e aliados alterarão o curso dos irmãos Elric, mas nada conseguirá mudar seu propósito ou romper o elo entre os dois.

Fullmetal Alchemist além de ensinar diversos princípios éticos por tratar de questões relacionadas à importância da vida, também faz um ótimo trabalho ensinando as bases da química, através da alquimia. Se você gosta de química ou tem curiosidade, não pode deixar de conferir.

Fullmetal Alchemist: Qual a composição do corpo humano?

91 Days

91 Days
91 Days

Durante a Lei Seca, a lei não tinha poder e a máfia comandava a cidade. A história se passa em Lawless, uma cidade que depende da venda de bebidas ilegais no mercado negro. Avilio retorna a Lawless após algum tempo, ao saber que sua família foi assassinada em uma briga de mafiosos. Um dia, Avilio recebe uma carta de um misterioso remetente, convidando-lhe a voltar para Lawless e se vingar. Ele se infiltra na família Vanetti, os responsáveis pelo assassinato de sua família, e faz amizade com Nero, o filho do don, para iniciar sua vendetta.

91 Days é ótimo para entender como a máfia das bebidas alcoólicas funcionava nos Estados Unidos. A obra também nos leva a refletir sobre as consequências de se buscar uma vingança a qualquer custo.

Você pode gostar:  Crunchyroll: revela mais 3 animes para a próxima temporada

Kuroko no Basuke/Kuroko’s Basketball

Kuroko no Basuke
Kuroko no Basuke

O clube de basquete do Ginásio Teiko venceu três campeonatos seguidos com um grupo de cinco jogadores conhecidos como “A Geração Milagrosa”. No entanto, além desses cinco havia um outro jogador reconhecido dentre eles, um sexto jogador fantasma. Um poderoso jogador, Taiga Kagami acaba de voltar dos Estados Unidos. Quando chega ao Colégio Seirin ele se encontra com um jovem extraordinário, Tetsuya Kuroko, que participou da Geração Milagrosa. Mas Kagami fica chocado ao saber que Kuroko, além de não ser um bom jogador de basquete, é péssimo!

Assistindo Kuroko no Basuke aprendi o nome de diversas jogadas do basquete, assim como as regras básicas. Na época em que assisti também desenvolvi bastante interesse pelo esporte praticando por um tempo.

Haikyuu

Haikyuu
Haikyuu

Depois de perderem para o Aoba Jousai no intercolegial, o time de voleibol do Colégio Karasuno está se empenhando ao máximo rumo ao torneio de primavera. Por isso, foi decidido que eles irão a Tóquio para um treinamento intensivo de amistosos contra Nekoma e demais times fortes da região de Touhoku. No meio de um treino de resistência, Hinata e Kageyama acabam correndo mais do que deviam e se perdem, encontrando uma pessoa inesperada no caminho…

Assim como Kuroko no Basuke, Haukyuu me fez aprender conceitos básicos do jogo de vôlei. O animê também é responsável por me fazer ir para a quadra jogar vôlei de maneira desengonçada algumas vezes.

Naruto

Naruto
Naruto

A Vila Oculta da Folha é lar dos ninjas mais sorrateiros. Mas doze anos atrás, uma temível Raposa de Nove Caudas aterrorizou a vila, até ser derrotada e selada no corpo de um garoto recém-nascido.

Naruto é um anime cheio de aprendizados do início ao fim, com coisas como: motivação, amizade, amor e esperança. Indo um pouco além do que estamos acostumados nos animês shounens, é possível aprender um pouco de japonês através do nome das técnicas utilizadas pelos ninjas.

Kiznaiver

Kiznaiver
Kiznaiver

O anime se passa na cidade fictícia de Sugomori. Certo dia, Sonosaki diz para Katsuhira, seu colega de classe: “Você foi selecionado para ser uma Kiznaiver.” O Sistema Kizuna, que permite a Katsuhira compartilhar suas feridas, conecta ele a seus colegas, cujas vida e personalidade são totalmente diferentes das dele. O Sistema Kizuna é um sistema ainda em desenvolvimento com a premissa de estabelecer a paz mundial através do compartilhamento de feridas entre as pessoas. As pessoas conectadas pelo sistema são chamadas de Kiznaiver.

Você pode gostar:  Mangakás: vamos conferir quem são os autores mais ricos do mundo

Kiznaiver é um animê que me marcou profundamente, me fazendo pensar por muito tempo sobre me colocar no lugar do outro. Para mim, Kiznaiver é um animê sobre como praticar a empatia e a importância dos sentimentos, sejam eles bons ou ruins.

We Never Learn: BOKUBEN

We Never Learn: BOKUBEN
We Never Learn: BOKUBEN

Nariyuki Yuiga está em seu último e excruciante ano de colegial. Ele quer obter uma “recomendação especial VIP” que lhe conferirá uma bolsa integral na faculdade, e para isso ele precisa orientar seus colegas de sala em seus estudos para o vestibular. Duas de suas pupilas são Fumino Furuhashi, a “Bela Adormecida da floresta literária”, e Rizu Ogata, a “Polegarzinha computadorizada” – duas das mais belas e geniais garotas da escola! Mas embora todos as considerem academicamente impecáveis, Nariyuki logo descobre que elas são umas completas tapadas fora de suas especialidades!

We Never Learn nos ensina que nem sempre ser genial em algo é sinônimo de felicidade. A felicidade só pode ser alcançada ao fazer aquilo que você realmente gosta.

Alderamin on The Sky/Tenkyou no Alderamin

Alderamin on the Sky
Alderamin on the Sky

O vasto Império Katvana está em conflito com seus vizinhos da república Kioka. Num canto afastado do império, um jovem está prestes a ser engolido pelas chamas da guerra. Seu nome é Ikta Solork, um preguiçoso trambiqueiro que odeia lutar – o total oposto de um soldado.

Alderamin on The Sky nos mostra um panorama sobre as estratégias de guerra usadas pelos exércitos antigos. É possível aprender um pouco sobre como funciona um campo de batalha e estratégia básicas como “dividir para conquistar”.

O aprendizado nunca termina

Essa é apenas uma pequena introdução sobre o que teremos nesse espaço no futuro, eu espero sinceramente que o que discutirmos aqui possa mudar a vida de todos, incluindo a minha. Não tenha medo de vir estudar um pouco de ciência ou história tendo como base os animes, você vai no máximo, sair daqui com uma nova paixão.

Com amor em 2D
Marcos Mariano

Marcos Mariano

Tenho 28 anos de idade e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia e literatura. Atualmente estudo Análise e Desenvolvimento de Sistemas e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Postagens recentes