16 curiosidades sobre o Japão

Coisas sobre o Japão que todo otaku precisa saber

Não há dúvidas de que a cultura no Japão é muito diferente da nossa! Os próprios japoneses costumam dividir o mundo em dois: eles e os ocidentais. Se você também gosta da cultura japonesa – que vai além dos mangás que já são tão citados aqui no blog – você com certeza vai gostar do nosso post sobre curiosidades do Japão!

Um país coberto por florestas e montanhas
Um país coberto por florestas e montanhas

Os Japoneses são muito práticos

Isso inclui a praticidade com as frutas. No Japão você só encontrará melancias quadradas. Eles criaram uma caixa de vidro, e colocam a melancia ali dentro, conforme ela cresce, ela mantém a forma quadrada. Qual o motivo dessa invenção? Facilitar o transporte!

O Salmão não era comum na culinária

Eu sei que se você adora a culinária japonesa, provavelmente também adora o salmão. Mas a verdade é que até os anos 80 o Japão não consumia salmão. Isso tudo aconteceu porque na década de 70 o Japão e a Noruega fizeram um acordo e a Noruega começou a exportar peixes – inclusive o salmão – para o japão. Como o salmão ficou disponível com certa facilidade, eles começaram a incluir na alimentação! Uma pena para Noruega, já que eu duvido que alguém pense neles ao pensar num delicioso salmão!

Não tem uma casa? Durma no McDonald’s

O Japão tem alto índice de desemprego e os aluguéis costumam ser bem caros. Como os McDonald ‘s ficam abertos 24 horas por dia, alguns desabrigados costumam dormir ali mesmo.

E eles já tem até um nome: são os McRefugees (McRefugiados). Será que tem vagas de McRefugiados para turistas brasileiros?

Sushi de cavalo

Achou que só o salmão virava sushi? Achou errado. Eles também tem costume de comer carne de cavalo crua. Esse prato também é chamado de sakura ou sakuraninki, que também pode ser traduzido como “carne de flor de cerejeira”.

Achou o nome estranho? O nome se deve a cor rosada da carne. Confesso que sabendo o que é, talvez eu não coma. Mas a carne é tão bonita, que se estivesse a minha disposição, sem identificação, eu comeria tranquilamente!

Meio Japonês, meio Brasileiro

Adivinhem só onde fica a maior comunidade japonesa fora do Japão? Aqui mesmo, no Brasil. Mais especificamente em São Paulo. Isso se deve ao fato de no século 20 muitos japoneses terem vindo do Japão para trabalhar em fazendas no interior. Eles já somam mais de 1,5 milhões de descendentes!

Você pode gostar:  9 animes parecidos com 100-man no Inochi no Ue ni Ore wa Tatteiru (2020)

Atrasos por suicídios

Infelizmente não é novidade que a população japonesa tenha uma alta taxa de suicídio. Mas o que talvez você não saiba é que na grande maioria das vezes que um trem ou metrô se atrasa, é por algum suicídio.

Pessoas se matam no trilho do trem no Japão
Pessoas se matam no trilho do trem no Japão

Isso porque grande parte das pessoas que cometem esse ato de desespero acabam se jogando no trilho do trem!

O pior de tudo é que quando isso ocorre, as companhias acabam cobrando uma taxa de atraso da família do falecido!

Mas tem mais um motivo comum por atrasos: terremotos!

Acelerando a rotação da terra

E já que estamos falando em terremotos, o Japão tem cerca de 1.500 terremotos todos os anos! Isso devido à sua localização, que fica entre placas tectônicas e também devido aos vários vulcões que existem no país!

Um dos maiores terremotos já vistos foi em 2011, e ele foi tão forte que acelerou a rotação da terra diminuindo o dia em 1,8 microsegundos

Ilhas e vulcões

O Japão é formado por 6.700 ilhas e mais de 70% do seu território são montanhas. Dentre essas montanhas existem mais de 200 vulcões, sendo que pelo menos metade deles estão ativos.

Como apenas 30% do território é habitável, os japoneses acabam um pouco empilhados e sem muita privacidade, já que um sempre esta muito perto do outro. Por isso que eles dão tanto valor ao silêncio e às regras de etiqueta.

Não me toque

Ao contrário daqui do Brasil onde vivemos todos nos abraçando e dando beijinhos no rosto, andar de mãos dadas no Japão é considerado contato íntimo, e por isso é muito mal visto por todos!

Caso você esteja pretendendo ir ao Japão em casal, fique atento, dar as mãos é visto como algo ruim por todos os conservadores.

Pagando as contas

No Japão você não deve entregar o dinheiro nas mãos dos atendentes – eles realmente não gostam de contato – um dos motivos é evitar o contato e também para manter a higiene.

E já que estamos falando de curiosidades sobre o Japão quando o assunto são as contas, sabe aquela nossa mania brasileira de ir pagar algo e ficar batendo papo com o atendente enquanto isso? Isso é considerado falta de respeito no Japão!

Você pode gostar:  Editora Panini: confira 5 dos melhores mangás da editora brasileira

Lá eles dão muito valor para a pontualidade por isso acabam precisando que tudo seja muito rápido, inclusive pagar! Por isso, ao fazer uma visita, não se esqueça de já ir separando o seu dinheiro na fila e tentar ser o mais rápido possível ao realizar o pagamento.

E para aumentar ainda mais as curiosidades Japonesas quando o assunto é dinheiro, saiba que lá eles não têm o nosso costume de pagar as contas de restaurante direto na mesa.

Se você estiver jantando, vai precisar se levantar e ir até o caixa pagar a conta. Isso é para evitar o contato com dinheiro e também para evitar que o dinheiro toque a mesa, sendo assim mais higiênico.

Japoneses são limpinhos

Já reparou que eles prezam muito pela higiene, não é mesmo? Qualquer japonês que esteja gripado ou resfriado vai andar na rua usando máscara cirúrgica para evitar contaminar outras pessoas. Em tempos de pandemia por Covid-19 isso já está virando costume em todo o mundo.

Mas, não é só com as doenças que eles tomam cuidado.

Quando você chegar na casa de alguém, deverá deixar seus sapatos para o lado de fora. Na maioria das famílias existem alguns chinelos que devem ser colocados para entrar na casa, e que não saem de dentro da casa de forma alguma.

Além disso, eles também tem costume de ter alguns chinelos exclusivos para serem usados no banheiro!

Pedestres atentos

No Japão todos os pedestres esperam abrir o semáforo para atravessar a rua. Não importa se a rua está deserta sem carros ou se está no horário de pico. Nenhum pedestre irá atravessar a rua se o sinal estiver fechado. E é claro que seguindo essa mesma linha, eles também só atravessam na faixa!

Os pedestres do Japão são bastante organizados
Os pedestres do Japão são bastante organizados

Tudo ao contrário

Se até os mangás são lidos ao contrário – de trás para frente – imagine só o trânsito! Eles dirigem na mão inglesa, ou seja, o trânsito também é todo invertido.

Além disso, na escada rolante a mão também é invertida. Se você está parado, deve ficar à esquerda, enquanto que quem pretende subir andando deve ir pela direita, ou seja, ao contrário do que fazemos por aqui.

Você pode gostar:  9 animes parecidos com Kengan Ashura (2019)

Mangás

Eu sei que vocês amam mangás e animês assim como eu… Se alguém te perguntasse: vocês acham que os japoneses usam mais papel para produzir papel higiênico ou mangás, o que você responderia?

Espero que Mangás! Porque é exatamente isso que eles fazem! Os mangás representam ⅓ de tudo o que é publicado no país e cada revistinha custa em média U$3,50, ou seja, é uma indústria bilionária.

Para você ter uma ideia, a indústria dos mangás é mais influente do que a televisão e os jornais

99% alfabetizados

Os japoneses têm fama de serem muito disciplinados, e isso se reflete em tudo! A taxa de alfabetização deles é de 99%! Uma das maiores do mundo! Também, com tantos mangás maravilhosos acaba até valendo a pena todo o esforço para aprender a ler e escrever.

E olhe que o idioma deles é um dos mais difíceis. Eles possuem 4 alfabetos e todos são usados juntos e misturados em uma mesma frase!

E se você está pensando em turistar no Japão, saiba que grande parte da população não fala inglês. Eles até entendem, mas não conseguem responder em inglês. Então, caso você não saiba nada de japonês, prepare-se para perguntar na língua do Tio Sam e ter a resposta em Japonês.

A parte boa disso tudo é que a população costuma ser bem simpática e tentar ajudar de todas as formas, até chamando outras pessoas para traduzir ou tirar dúvidas caso seja necessário!

Pratos banhados em prata

O Japão tem a maior população idosa do mundo, e eles também têm mais de 60.000 pessoas com mais de 100 anos!

Era uma tradição japonesa o governo presentear quem completava 100 anos com um prato banhado em prata. Mas em 2014 o governo gastou U$2,1 milhões com essa tradição e resolveram procurar uma alternativa mais barata! E foi bem na hora, já que em 2017 o Japão bateu o recorde de mais centenários, tendo 67.824 centenários vivos!

Isso é tudo sobre o Japão

Você já conhecia todas essas curiosidades sobre o Japão? Se você conhece mais alguma coisa legal sobre o Japão, deixe um comentário abaixo! E não se esqueça de compartilhar esse texto com os seus amigos, tenho certeza que eles vão adorar saber tudo sobre o universo japonês!

Desesperadamente
Marcos Mariano

3 comentários em “16 curiosidades sobre o Japão”

  1. Pingback: O que é OVA anime – Pousada Nerd

  2. Pingback: As duas lendas coreanas mais legais – Pousada Nerd

  3. Pingback: Como trabalhar e estudar no Japão – Pousada Nerd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.