Exercícios de respiração para administrar o estresse no trabalho

O estresse é uma emoção que todos os seres humanos experimentam e é tanto uma resposta psicológica quanto física funcional para situações onde existem estímulos externos que podem gerar uma percepção ameaçadora. Para administrar esta reação, a respiração pode ser um grande aliado.

Exercícios de respiração para administrar o estresse no trabalho
Exercícios de respiração para administrar o estresse no trabalho

Dados sobre o estresse

No ambiente organizacional, o estresse é um termo comum nas conversas dos colegas de escritório. Em um estudo com mais de 2.000 trabalhadores dos setores público e privado, 41% relataram altos níveis de estresse relacionado ao trabalho. Entre as causas possíveis, duas em cada três pessoas mencionaram sentir o estresse como consequência de um aumento significativo da carga de trabalho, e 36% mencionaram o pouco apoio de colegas e supervisores como motivo.

Por outro lado, do total da população, um em cada cinco funcionários não comunicou seu alto nível de estresse aos colegas ou líderes da empresa, e 48% não se permitiam tirar dias de folga devido a doenças, em ambas as situações por medo de serem demitidos.

Toda esta realidade dos trabalhadores fez do bem-estar no local de trabalho de hoje um fator fundamental para a saúde de todo o pessoal, bem como um suporte fundamental para a produtividade da empresa.

Respiração consciente para a gestão do estresse

Pessoas com altos níveis de estresse são mais propensas a ter maior risco de hipertensão, risco de ataque cardíaco e outros distúrbios, como insônia. O estresse a longo prazo pode levar a problemas sérios, como problemas de coluna, distúrbios musculoesqueléticos, problemas psicológicos e até doenças cardiovasculares, que podem desencadear problemas de ereção no indivíduo do sexo masculino – aliás, há artigos que respondem se realmente o viagra faz mal para a saúde.

Você pode gostar:  Melhores bicicletas ergométricas para se exercitar em casa sendo um otaku

Embora o estresse possa afetar fisicamente os que sofrem, também há maneiras de administrá-lo. Quando experimentamos episódios de estresse, a última coisa que podemos pensar é em respirar, pois o corpo se concentra em liberar certos hormônios que podem regular estes sintomas. Mas muitas vezes tudo o que você precisa fazer é concentrar sua atenção neste exercício e você será capaz de se acalmar.

Respiração profunda para reduzir o estresse

Muitas pessoas, quando se sentem estressadas, têm a respiração muito superficial, e o oxigênio que podemos acumular respirando profundamente é ideal para administrar esta emoção. Não basta inalar profundamente, o que também é uma prática comum, mas também é ideal exalar profundamente.

  1. Sente-se confortavelmente, de preferência de costas retas, ou seja, encostado a uma cadeira ou a uma parede.
  2. Outra opção é deitar-se de costas, com uma confortável almofada na cabeça e outra embaixo dos joelhos.
  3. Inspire pelo nariz, permitindo que sua barriga se encha de ar.
  4. Conte até 3 e expire pelo nariz também de forma controlada, não deixe o ar sair muito rápido.
  5. Faça-o novamente, mas desta vez prenda a respiração para uma contagem mental de cinco segundos e expire. Você pode fazer o ciclo cerca de cinco vezes, aumentando o tempo que você prende a respiração.

Respiração e projeção positiva

Quando o episódio de estresse é desencadeado por uma situação negativa ou chocante, este exercício pode ajudá-lo a lidar com ele. O ideal é que você possa se isolar por cinco minutos, seja indo ao banheiro ou a um quarto ou sala onde você possa estar longe de interrupções.

  1. Você pode fazer isso sentado ou de pé, idealmente você deve se sentir confortável. Você também pode se sentar no chão sobre um tapete ou almofada.
  2. Comece com algumas respirações profundas.
  3. Agora feche os olhos e, a cada respiração, você pensará em uma imagem que seja agradável para você, pode ser uma memória, uma frase ou um lugar.
  4. A ideia é que, quando você exala, deve visualizar essa situação negativa e senti-la “deixar seu corpo”.
  5. Faça isso novamente e reforce a cada respiração a sensação de calma e bondade daqueles momentos felizes que você visualizou desde o início.
Você pode gostar:  Primeira Habilitação: Saiba como tirar a sua carteira de motorista

Por fim, tente inserir à sua dieta mais alimentos naturais e que estimulam o seu organismo: gengibre, tribulus terrestris, alho, verduras, frutas são alguns bons exemplos.

Relaxamento muscular com respiração controlada

Normalmente acontece que, quando o estresse está presente, ele é perceptível pelo desconforto nas costas, pescoço e ombros. Portanto, se este for o seu caso, este exercício pode ajudá-lo a descontrair um pouco seu corpo e retornar à calma através da respiração. A consciência muscular junto com a respiração progressiva ajuda você a relaxar física e mentalmente.

  1. Deite-se confortavelmente no chão. Você pode usar um tapete de ioga para se sentir confortável. Comece com algumas respirações profundas no mesmo ritmo, inalando e exalando.
  2. Agora comece pela parte superior do seu corpo e, ao inalar profundamente, mova um pouco o pescoço para que você esteja ciente desta parte do seu corpo.
  3. Expire e relaxe todo o seu corpo o máximo possível, concentrando-se em seu pescoço.
  4. Inspire novamente e agora inale focalizando suas costas. Expire e relaxe.
  5. Faça este mesmo ciclo com cada parte do corpo, inalando e tensionando os músculos dos braços, pernas e pés. Ao exalar, relaxe cada uma dessas partes.

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Imagem padrão
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 934

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.