O estresse é uma emoção que todos os seres humanos experimentam e é tanto uma resposta psicológica quanto física funcional para situações onde existem estímulos externos que podem gerar uma percepção ameaçadora. Para administrar esta reação, a respiração pode ser um grande aliado.

Dados sobre o estresse
No ambiente organizacional, o estresse é um termo comum nas conversas dos colegas de escritório. Em um estudo com mais de 2.000 trabalhadores dos setores público e privado, 41% relataram altos níveis de estresse relacionado ao trabalho. Entre as causas possíveis, duas em cada três pessoas mencionaram sentir o estresse como consequência de um aumento significativo da carga de trabalho, e 36% mencionaram o pouco apoio de colegas e supervisores como motivo.
Por outro lado, do total da população, um em cada cinco funcionários não comunicou seu alto nível de estresse aos colegas ou líderes da empresa, e 48% não se permitiam tirar dias de folga devido a doenças, em ambas as situações por medo de serem demitidos.
Toda esta realidade dos trabalhadores fez do bem-estar no local de trabalho de hoje um fator fundamental para a saúde de todo o pessoal, bem como um suporte fundamental para a produtividade da empresa.
Respiração consciente para a gestão do estresse
Pessoas com altos níveis de estresse são mais propensas a ter maior risco de hipertensão, risco de ataque cardíaco e outros distúrbios, como insônia. O estresse a longo prazo pode levar a problemas sérios, como problemas de coluna, distúrbios musculoesqueléticos, problemas psicológicos e até doenças cardiovasculares, que podem desencadear problemas de ereção no indivíduo do sexo masculino – aliás, há artigos que respondem se realmente o viagra faz mal para a saúde.
Embora o estresse possa afetar fisicamente os que sofrem, também há maneiras de administrá-lo. Quando experimentamos episódios de estresse, a última coisa que podemos pensar é em respirar, pois o corpo se concentra em liberar certos hormônios que podem regular estes sintomas. Mas muitas vezes tudo o que você precisa fazer é concentrar sua atenção neste exercício e você será capaz de se acalmar.
Respiração profunda para reduzir o estresse
Muitas pessoas, quando se sentem estressadas, têm a respiração muito superficial, e o oxigênio que podemos acumular respirando profundamente é ideal para administrar esta emoção. Não basta inalar profundamente, o que também é uma prática comum, mas também é ideal exalar profundamente.
- Sente-se confortavelmente, de preferência de costas retas, ou seja, encostado a uma cadeira ou a uma parede.
- Outra opção é deitar-se de costas, com uma confortável almofada na cabeça e outra embaixo dos joelhos.
- Inspire pelo nariz, permitindo que sua barriga se encha de ar.
- Conte até 3 e expire pelo nariz também de forma controlada, não deixe o ar sair muito rápido.
- Faça-o novamente, mas desta vez prenda a respiração para uma contagem mental de cinco segundos e expire. Você pode fazer o ciclo cerca de cinco vezes, aumentando o tempo que você prende a respiração.
Respiração e projeção positiva
Quando o episódio de estresse é desencadeado por uma situação negativa ou chocante, este exercício pode ajudá-lo a lidar com ele. O ideal é que você possa se isolar por cinco minutos, seja indo ao banheiro ou a um quarto ou sala onde você possa estar longe de interrupções.
- Você pode fazer isso sentado ou de pé, idealmente você deve se sentir confortável. Você também pode se sentar no chão sobre um tapete ou almofada.
- Comece com algumas respirações profundas.
- Agora feche os olhos e, a cada respiração, você pensará em uma imagem que seja agradável para você, pode ser uma memória, uma frase ou um lugar.
- A ideia é que, quando você exala, deve visualizar essa situação negativa e senti-la “deixar seu corpo”.
- Faça isso novamente e reforce a cada respiração a sensação de calma e bondade daqueles momentos felizes que você visualizou desde o início.
Por fim, tente inserir à sua dieta mais alimentos naturais e que estimulam o seu organismo: gengibre, tribulus terrestris, alho, verduras, frutas são alguns bons exemplos.
Relaxamento muscular com respiração controlada
Normalmente acontece que, quando o estresse está presente, ele é perceptível pelo desconforto nas costas, pescoço e ombros. Portanto, se este for o seu caso, este exercício pode ajudá-lo a descontrair um pouco seu corpo e retornar à calma através da respiração. A consciência muscular junto com a respiração progressiva ajuda você a relaxar física e mentalmente.
- Deite-se confortavelmente no chão. Você pode usar um tapete de ioga para se sentir confortável. Comece com algumas respirações profundas no mesmo ritmo, inalando e exalando.
- Agora comece pela parte superior do seu corpo e, ao inalar profundamente, mova um pouco o pescoço para que você esteja ciente desta parte do seu corpo.
- Expire e relaxe todo o seu corpo o máximo possível, concentrando-se em seu pescoço.
- Inspire novamente e agora inale focalizando suas costas. Expire e relaxe.
- Faça este mesmo ciclo com cada parte do corpo, inalando e tensionando os músculos dos braços, pernas e pés. Ao exalar, relaxe cada uma dessas partes.