As tecnologias que mudarão o futuro da humanidade

Muitas mudanças de tecnologias já estão dando início em dos setores de P/D e entrando nas nossas vidas, mas às seguintes, nós consideramos que irão ter os maiores impactos em nossa sociedade e na humanidade.

As tecnologias que mudarão o futuro da humanidade
As tecnologias que mudarão o futuro da humanidade

A tecnologia sempre esteve presente no nosso cotidiano e a cada dia se renova e nos surpreende. Veja abaixo algumas tecnologias que mudarão o futuro da humanidade que foram apresentadas em um site de Notícias de Portugal.

Tecnologia genética

A genômica é um campo interdisciplinar da biologia que se concentra na compreensão e manipulação do DNA e genomas de organismos vivos. A edição genética é um grupo de tecnologias que permite a engenharia genética para alterar o DNA e a estrutura genética dos organismos vivos.

A biotecnologia está avançando ao ponto de ser viável alterar o DNA codificado dentro de uma célula; isso influenciará as características ou traços que seus descendentes terão. Nas plantas, isso pode afetar o número de folhas ou sua coloração, enquanto nos humanos, pode afetar a altura, a cor dos olhos ou a probabilidade de desenvolver doenças. Isso abre um leque de possibilidades quase ilimitadas, pois significa que qualquer característica herdada de um organismo vivo pode teoricamente ser alterada.

Grande parte do trabalho que está sendo feito com edição de genes é no campo da saúde. Entre os projetos atuais mais empolgantes está a correção de mutações no DNA que podem levar a doenças graves, como câncer ou doenças cardíacas. Mas, talvez mais do que com qualquer outra tecnologia, há um grande número de preocupações éticas e legais, bem como questões “e se” quando se trata de manipulação e edição genética. Atualmente, a edição de genoma em humanos é proibida em muitos países, incluindo grande parte da Europa, pois seus resultados a longo prazo não são compreendidos.

Interfaces homem-computador

As interfaces de “homem-computador” criam dispositivos vestíveis e tecnologia que ajudam a melhorar o desempenho físico e potencialmente mental dos humanos e nos ajudam a levar uma vida mais saudável e melhor. Talvez os exemplos mais prevalentes de wearables hoje sejam pulseiras de monitoramento de fitness e smartwatches: dispositivos pequenos e fáceis de usar que normalmente monitoram nossa atividade e fornecem informações que nos ajudam a levar uma vida mais saudável, melhor e mais produtiva.

No entanto, o termo wearable não significa necessariamente algo que você prende no pulso ou em qualquer outro lugar do corpo; também se estende a roupas inteligentes, como tênis de corrida que podem medir sua marcha e desempenho, avanços como próteses robóticas e tecnologia robótica vestível usada em ambientes industriais.

À medida que a tecnologia fica menor e mais inteligente, a grande variedade de wearables se expandirá e novos produtos menores e mais inteligentes surgiram para substituir os wearables com os quais estamos familiarizados hoje. Por exemplo, já temos óculos inteligentes, mas provavelmente serão substituídos por lentes de contato inteligentes. Depois disso, as lentes de contato inteligentes provavelmente serão substituídas por implantes de olhos inteligentes.

Avanços como esse levam muitos a acreditar que humanos e máquinas acabaram se fundindo para criar humanos verdadeiramente aumentados, trans-humanos ou humanos 2.0, onde o corpo humano é aprimorado como um carro esportivo para obter desempenho físico e mental aprimorado. Isso transformaria o mundo da medicina e, eventualmente, talvez até desafiasse nossa compreensão do que significa ser humano.

Em um nível social, poderíamos estar caminhando para uma divisão ainda maior entre ricos e pobres, entre os que têm e os que não têm. A tecnologia promete nos ajudar a viver vidas mais longas e saudáveis, talvez até oferecendo a chance de viver para sempre, mas provavelmente apenas para aqueles que podem pagar. Imagine uma sociedade em que os ricos são efetivamente super-humanos que vivem para sempre, e todos os outros são normais e desfavorecidos. Há também uma questão ética mais ampla sobre se devemos querer viver vidas excessivamente longas, dada a enorme tensão que colocaria em nosso planeta .

Realidade Estendida (XR)

A realidade estendida, (ou XR para abreviar), engloba realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista e refere-se ao uso da tecnologia para criar experiências digitais mais imersivas.

Na prática, o XR está sendo usado para aumentar o engajamento da marca, permitir que os clientes experimentem antes de comprar, aprimorar o atendimento ao cliente, tornar o aprendizado no local de trabalho mais eficaz e melhorar outros processos organizacionais.

A XR Technologies oferece maneiras empolgantes e totalmente novas para as pessoas experimentarem o mundo ao seu redor. A tecnologia XR já está encontrando aplicações muito reais em nosso mundo e provavelmente mudará drasticamente a maneira como interagimos com a tecnologia. De fato, experiências de AR baseadas em dispositivos móveis, como o aplicativo Pokémon Go, geraram mais de US$3 bilhões em receita global em 2018. XR também é a interface do usuário no metaverso, a ideia de um universo virtual onde podemos ser quem ou o que quisermos, enquanto explora o mundo digital dos jogos, encontrando-se, indo a eventos ou qualquer coisa nos moldes do filme ‘Ready Player One’.

Mas acessibilidade e disponibilidade são obstáculos óbvios a serem superados, já que os headsets XR podem ser caros, volumosos e desajeitados. Mas a tecnologia se tornará mais comum, acessível e confortável de usar, o que só aumentará a chance de uso generalizado. Os maiores desafios incluirão a privacidade e os potenciais impactos mentais e físicos de tecnologias altamente imersivas.

Carinhosamente
Marcos Mariano

As tecnologias que mudarão o futuro da humanidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/