O que é spread no mercado financeiro

Entenda o que significa esse termo tão utilizado no mercado financeiro

Então você quer saber o que significa Spread e como ele ocorre no mercado financeiro? Começaremos pelas negociações da Bolsa de Valores. Entendendo como funciona a lógica do Spread na Bolsa de valores, você consegue entender o spread bancário, spread de renda fixa e outros spreads. Se você pretende ser um investidor deve entender o que é o spread, começaremos pelo seu conceito.

O que é spread no mercado financeiro
O que é spread no mercado financeiro

Conceito

Refere-se a diferença entre o preço de compra e venda de um ativo. Por exemplo, um amigo quer vender a sua ação a 12 reais. Porém não tem muitos interessados nesse nível de preço, o único comprador que apareceu, está oferecendo apelação, portanto essa diferença de 2 reais entre o preço de compra e o preço de venda é denominado Spread.

Mas como isso afeta as negociações na bolsa de valores? Vamos ver outro conceito que é o de liquidez. Liquidez é a facilidade de um ativo é transformado em um recurso econômico, ou em outras palavras, dinheiro.

Assim como no exemplo anterior o nosso amigo quer vender na sua firma ações que ele tem ele quer 20 reais na mesma hora que ele oferece, já aparece um comprador aceitando pagar o preço que ele pediu.

Assim, eles fecham o negócio rapidamente e ele conseguiu converter a sua ação em dinheiro, isso porque essas são diferentes. A outra é mais líquida, então podemos dizer que quanto mais liquidez o ativo negociado tiver, quanto mais negociações, mais interessados em comprar ou vender, quanto maior o volume das negociações, menor vai ser o spread.

Na prática

Trata-se de um indicador utilizado para quem trabalha com mercado financeiro para representar os ganhos de quem realiza o day trade, usado como indicação de lucro obtido com negociações perante os investimentos como ações ou criptomoedas.

Este indicador não considera como relevantes discursos com taxas, impostos observando apenas o lucro produto do ativo obtido através da receita, ele é um termo muito utilizado em diferentes situações, mas com um único propósito que é indicar o preço na compra e o preço da venda do ativo.

Todavia, contudo, há uma diferença entre spread do mercado financeiro e o spread do mercado bancário. O Spread do mercado financeiro tem como propósito principal saber o lucro obtido com aquele determinado ativo.

Já o Spread bancário é a diferença entre os juros que são pagos através do banco há um investidor e os juros cobrados em um empréstimo.

No mercado de criptomoedas o spread também quer dizer a diferença do preço na hora de compra e venda das criptomoedas, o que difere tudo isso é quanto envolve a arbitragem, podendo investir em diferentes Exchanges.

Mercado Financeiro

O mercado das criptomoedas torna-se fundamental quando envolve a chamada arbitragem, como comentamos anteriormente, pois é assim que as oportunidades de compra e venda aparecem para o investidor. É de suma importância observar o spread, pois ele avalia se vai valer a pena ou não realizar todas as negociações envolvidas.

Porém o spread do mercado financeiro é uma maneira de definição para a diferença de valores e do lucro, em uma transação então por exemplo se você faz a compra de um ativo por 20 reais e o vende por 30 reais.

Nesta ocasião, o Spread será no valor total de 10 reais, o qual foi o lucro obtido com esta operação em especial. Há diversos fatores que podem influenciar os preços de um ativo no mercado financeiro, tanto como pressão na compra e venda e na arbitragem.

Liquidez

A liquidez também é um ponto que muda toda a jogada para se ter uma noção do lucro bruto do ativo. Como vimos anteriormente, quanto mais liquidez o ativo tiver, menor será o spread entre o preço de compra e o seu preço de venda tendo como foco principal a facilitação da negociação de ambas partes .

Outro aspecto interessante é o volume ou a quantidade negociada sobre as operações a curto, médio e longo prazo, com foco nas operações de curto prazo. Investidores que utilizam day trade como estratégia para investimento, tem como foco lucrar com pequenas operações, dessa maneira aproveitam as variações diárias do ativo ao longo do dia e obtém um lucro maior sobre elas, resultando em um maior spread.

Volatilidade

Neste caso, a volatilidade do spread será maior. Voltando ao exemplo das criptomoedas, o preço costuma oscilar diversas vezes ao longo do dia, permitindo que o investidor tenha uma vantagem e consequentemente o lucro maior em relação a essa oscilação.

Alguns casos de ações também sofrem a volatilidade, mas com as criptomoedas isso ocorre de uma forma elevada, fazendo com que investidores utilizem diversas estratégias, para ter um lucro ainda maior. Algumas delas utilizam o spread no momento da compra e venda do ativo, é um monitorar o preço mais baixo e dar como vendido aquele ativo.

Qual a melhor estratégia?

Com tanto conteúdo você deve estar se perguntando qual a melhor estratégia, e a verdade é que não há receita ou fórmula mágica, apenas você vai precisar definir quais são as suas estratégias.

Manter-se atualizado e muito bem informado é um requisito para ter bons investimentos, se você busca por este tipo de conteúdo, significa que você sabe o que quer e seguir por este caminho ele fará a tomar as melhores decisões para os investimentos que você busca.

Faça cursos de educação financeira e sempre mantenha-se informado de como está o mercado financeiro e fique de olho nos seus planos, sejam eles de curto, médio ou de longo prazo.

O mercado de ativos digitais está em constante evolução e demanda muito estudo, justamente por ser um mercado volátil. Dessa forma, considere analisar o spread antes de fazer a venda daquele determinado ativo.

É muito importante que através de uma análise fundamentalista e uma técnica, o investidor tome as decisões mais conscientes sobre o investimento e acima de tudo, que não passe problemas perdendo dinheiro ou invista em um negócio que irá lhe trazer frutos a longo prazo.

Carinhosamente
Marcos Mariano

O que é spread no mercado financeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/