Como é o perfil de um bom vendedor?

É comum ouvirmos por aí que um bom vendedor é reconhecido pela sua “lábia”, isto é, seu talento para comunicação e convencimento. Mas, na realidade, o que antes era considerado como um dom, hoje em dia é visto como uma habilidade adquirida através de conhecimento e treinamento.

Tornar-se um bom vendedor não é uma questão de extroversão, mas de técnica. Obviamente, as habilidades da comunicação estão envolvidas, mas não é necessário ser uma pessoa falante demais. De fato, o vendedor inteligente é aquele que mescla um bom discurso argumentativo com uma audição apurada. Conheça a história das vendas e evolua na arte de aprender!

Como é o perfil de um bom vendedor?
Como é o perfil de um bom vendedor?

Esses dois elementos podem ser tidos como a espinha dorsal do que faz um bom vendedor: alguém capaz de ouvir o cliente, a fim de compreender suas dores e de ser cirúrgico ao entregar uma solução.

É por isso que as empresas buscam pessoas com alta capacidade de aprendizado, escuta e proatividade, pois todas essas características são requisitadas para que um vendedor traga resultados.

Conheça a seguir, em detalhes, as qualidades de um bom vendedor e quais delas são necessárias para alcançar a excelência nessa função. Veja também: como desenvolver um bom perfil de vendedor, na prática, e preparar-se para mudar completamente o seu jeito de fazer vendas!

O que é um bom vendedor?

Um bom vendedor é caracterizado como uma pessoa que reúne as seguintes características: curiosidade, determinação, proatividade e adaptabilidade. Afinal, sem esse perfil, dificilmente será possível se tornar um vendedor que atinge grandes resultados.

Essas características são necessárias para que o vendedor possa superar os obstáculos comuns à toda venda, e que se concentram, majoritariamente, nas objeções dos clientes.

Você pode gostar:  Estratégias para você melhorar o marketing digital na sua empresa

Um bom vendedor é habilidoso para planejar suas vendas, conhecer cada cliente, ouvi-lo, adaptar seus argumentos, demonstrar conhecimento e autoridade e para negociar. Além disso, um bom vendedor anda sempre com o seu portfólio de vendas para exemplificar o seu trabalho no dia a dia.

Mas, tudo isso requer uma forma dinâmica de trabalho, no qual o vendedor nunca estagna na mesma coisa, pois sempre desbrava novos caminhos para alcançar seus objetivos. Em suma, todo bom vendedor é capaz de se tornar um grande empreendedor.

Quais qualidades necessárias para um bom vendedor?

Hoje em dia, as empresas, em geral, investem pesado em treinamento para vendedores, de forma que eles possam se adequar à cultura da empresa que representam e ao produto que desejam vender. São novas técnicas e inspirações que servem para aumentar o grau de conhecimento deste profissional.

Técnicas de comunicação, escuta ativa, vendas e marketing: tudo isso pode ser ensinado para que um bom vendedor aprimore o seu trabalho. Existem qualidades que o profissional simplesmente deve ter, ou desenvolver, porque elas têm mais a ver com o perfil do vendedor.

Dentre essas qualidades, destacamos a adaptabilidade e a empatia, pois mesmo que a venda seja uma conversa rápida, a habilidade da empatia faz com que o vendedor não apenas identifique a dor do cliente, mas humanize a jornada de compra.

Além da comunicação e da habilidade de ouvir e compreender, um bom vendedor deve ser, em iguais medidas, um bom planejador e executor. Ele precisa saber traçar metas e ser capaz de chegar até ao fim, através de ações meticulosamente planejadas.

Aquele estereótipo do “falastrão”, que convence a todos no “talento”, ficou para trás há muito tempo. De fato, o vendedor deve saber se relacionar, criar networking e ser agradável, mas isso também deve fazer parte do seu arsenal de técnicas. Dentre muitas qualidades, o bom vendedor é um profissional contumaz.

Você pode gostar:  Como vender pelo Instagram

Como desenvolver perfil de um bom vendedor?

Claro, por mais talentosa que uma pessoa seja, ninguém nasce plenamente capacitado para exercer uma função, e com o vendedor esse princípio não seria diferente. A simples ideia de “desenvolver um perfil” já implica que o bom vendedor é construído, formado, através de aprendizado e muita prática no seu cargo.

O desenvolvimento do perfil de um bom vendedor pode ser observado por dois vieses: profissional e pessoal, afinal, um complementa o outro, já que algumas características profissionais sobressaem de acordo com a personalidade e vice-versa.

Ainda que você não seja o melhor vendedor hoje, é essencial cultivar a disciplina para transformar o nível de sua própria capacidade. Então, podemos elencar as seguintes habilidades como o início do desenvolvimento:

  • Planejamento;
  • Disciplina;
  • Aprendizado constante;
  • Treino contumaz;
  • Resiliência;
  • Bom humor.

Cada um desses aspectos entra na personalidade e na forma de operar de um bom vendedor. Dessa forma, é possível desenvolver as seguintes habilidades:

  • Comunicação entusiasmada;
  • Escuta ativa;
  • Capacidade para travar bons relacionamentos;
  • Organização das ações;
  • Foco nos objetivos;
  • Aproveitamento de oportunidades;
  • Disposição para mudança;
  • Capacidade de tomar decisões;
  • Uso de gatilhos mentais para vendas.

Cada uma dessas habilidades é usada em uma venda, por isso é muito importante que um bom vendedor as refine ao máximo.

Perceba que cada elemento das listas fala sobre habilidades, não técnicas. É preciso desenvolver essas habilidades antes de entrar no mundo das táticas de vendas mais usadas e que mais trazem resultados positivos para o universo do empreendimento.

Uma vez conhecidas as habilidades e como conquistar um perfil de bom vendedor, é o momento de passar a todas as técnicas para colocar isso em prática.

Você pode gostar:  Como ter sucesso em vendas pelo Instagram?

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Marcos Mariano
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 944

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.