O que é Shadowban no Instagram e exemplos de hashtags proibidas

Quais atividades podem gerar um Shadowban no Instagram?

Algumas práticas no Instagram podem levar a retaliações e até mesmo a eventuais bloqueios de contas. O Instagram preza pelas interações feitas entre seus usuários de maneira honesta e respeitosa.

Shadowban é o nome dado às restrições de interação do Instagram em um perfil que teve atividade suspeita, podendo haver diminuição na entrega de conteúdos para a sua audiência sem aviso por parte do aplicativo.

O que é Shadowban no Instagram e exemplos de hashtags proibidas
O que é Shadowban no Instagram e exemplos de hashtags proibidas

Automação de interações

Colocar robôs para criar interações automatizadas com os seus seguidores pode levar ao bloqueio ou restrições da sua conta. Robôs costumam realizar interações mais rápido do que é considerado normal pelo sistema do Instagram.

Curtidas automáticas, seguir e deixar de seguir públicos específicos e comentar em vários posts ao mesmo tempo podem ser tidas como atitudes suspeitas, já que os robôs costumam comentar nos mais diversos horários e em grande quantidade.

O Instagram é uma rede social que trabalha com uma plataforma de anúncios própria, por isso não é relevante para a empresa ter seus seguidores utilizando ferramentas automatizadas de interação com seu público alvo.

Ao invés de utilizar os robôs de automação de interações, pode ser interessante promover publicações para alcançar um público maior. Os anúncios do Instagram podem ser facilmente configurados para atingir um público maior.

Uso de Hashtags proibidas

Existe uma lista no Instagram de Hashtags que levam automaticamente ao Shadowban. A #medicina é uma das principais Hashtags que muitas pessoas desconhecem a relação com o Shadowban.

Hashtags que sugerem troca de interações também são bastante penalizadas. #likeforlike, #follow4follow e #sigodevolta são algumas das principais Hashtags utilizadas para trocar interações no aplicativo.

Você pode gostar:  Como ser verificado no TikTok: 10 dicas

Hashtags genéricas e que não representam valor significativo, apesar de trazerem uma enxurrada de interações com perfis pouco segmentados como #bomdia, #boatarde e #boanoite também são proibidas pela plataforma.

O objetivo do uso de Hashtags é auxiliar o Instagram a entregar o seu conteúdo para as pessoas certas e ao utilizar Hashtags genéricas não é possível facilitar o trabalho de indexação dos bots do Instagram. Hashtags devem ser utilizadas com cautela e no máximo 5 Hashtags por post.

O uso de Hashtags deve variar em cada postagem, pois o Instagram entende que cada conteúdo precisa ser segmentado de acordo com a palavra-chave principal e Palavras-chave secundárias qu ajudem na identificação do tema que será abordado em uma publicação em específico.

Respostas automáticas no Direct

Responder automaticamente as suas mensagens no Instagram é uma prática altamente penalizada pelo aplicativo, pois o foco está na produção de interações reais entre os usuários da plataforma de conteúdo.

Envio de mensagens automáticas para novos seguidores agradecendo por seguir o perfil também são pouco recomendadas. Essa é uma atividade altamente suspeita e pode ser facilmente detectada pelo sistema do aplicativo.

O Direct do Instagram é um espaço de interação secundária com a sua audiência, devendo ser usado exclusivamente para interações que são necessárias para negociação de parcerias ou vendas de produtos.

Compra de seguidores

Querer crescer seu Instagram de forma rápida pode gerar problemas com a plataforma. Comprar seguidores é uma péssima forma de gerir seu Instagram. Ao invés disso, tente seguir uma estratégia de marketing de conteúdo que possibilite a entrega de conteúdos de valor para a sua audiência.

Seguidores reais geram resultados reais. Ter muitos seguidores que não interagem com o seu conteúdo também prejudica as taxas de entrega dele. A taxa de interação com os conteúdos postados em seu perfil também depende do número de seguidores que interagem com o seu conteúdo.

Você pode gostar:  A importância de uma página no Facebook para seu blog

Promover publicações através do Instagram Ads é uma forma bem mais eficaz de atingir mais seguidores que interagem com suas postagens e estão interessados no seu nicho de mercado.

Lista com as principais Hashtags que dão Shadowban no Instagram:

  1. #sextou
  1. #followforfollow
  1. #follow4follow
  1. #like4like
  1. #bomdia
  1. #boatarde
  1. #boanoite
  1. #medicina
  1. #Iphone
  1. #italiano
  1. #skype
  1. #whatsapp

Como evitar o Shadowban

Produza conteúdos relevantes para a sua audiência

Uma estratégia de marketing de conteúdo otimizada para SEO pode ajudar o seu cliente a ter mais informações sobre a sua área de atuação. O gatilho mental da reciprocidade é ativado a partir de iscas digitais.

Sempre coloque itens bônus em seus posts e capriche no design, pois o Instagram é uma rede social focada em imagens. Uma paleta de cores é fundamental para criar uma identidade visual para a sua marca.

Utilize apenas 5 Hashtags

Hashtags apesar de terem um limite de 30 por postagem devem ser usadas com moderação. Editar as Hashtags para que elas incluam Palavras-chave de determinado conteúdo ajuda a melhor rankeá-lo.

Evitar a lista de Hashtags que levam ao Shadowban ajuda a não sofrer retaliações por parte do Instagram. É importante pesquisar as Hashtags presentes no seu nicho.

Dicas para otimizar o Instagram do seu negócio

Trabalhe o seu branding

Criar uma identidade visual para a sua marca e um código de cores para posts de diferentes assuntos ajuda o seu público a identificar postagens relevantes.

Utilizar sua logo nas postagens da sua marca com uma tipografia atraente e ilustrações relacionadas ao seu nicho faz o seu conteúdo ter um melhor design.

Biografia do Instagram

Aproveite cada um dos espaços customizáveis do Instagram. A sua Bio serve para apresentar a sua marca ao seu cliente. Existem templates padrões para a biografia.

Você pode gostar:  Aha Moment: como encantar o seu cliente?

Utilizar emojis ajuda a criar uma aparência mais atraente para o seu perfil. A combinação dos emojis certos pode auxiliar a aumentar a conversão de seus clientes em leads.

Exemplo de Template:

[Código do conselho da sua profissão]

Te ajudo a fazer X

Nome do método

Call to Action

Utilize o linktree para customizar os links e ter mais espaços clicáveis com botões para direcionar o seu público para outros sites e conteúdos produzidos por você.

O Bit.ly é um encurtador de links que pode ser utilizado para criar links fisicamente atraentes e com menos caracteres. Existem opções para monitorar a quantidade de clicks no seu link.

As estatísticas do Bit.ly te ajudam a monitorar os seus resultados com o seu tráfego e otimizar seus links clicáveis.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Marcos Mariano
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 944

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.