Como criar seu próprio Vtuber? Veja 2 opções para começar!

Um dos maiores fenômenos atuais seriam os Vtubers e seu sucesso repentino que começou a crescer desde 2020. Não há como negar seus efeitos na Internet, mesmo que você não seja um fã. É possível que já tenha visto uma ou mais Vtubers por meio de memes e arte espalhadas por aí. Quando você começa a entender mais sobre o que é esse mundo de Vtubers, se torna cada vez mais curioso sobre como tudo isso funciona. Afinal, como essas pessoas fazem para se tornar um Vtuber? Qual é o processo de criação de um modelo de Vtuber? E, além disso, como alguns Vtuber alcançam milhões de inscritos.

Como criar seu próprio Vtuber? Veja 2 opções para começar!
Como criar seu próprio Vtuber? Veja 2 opções para começar!

São algumas das principais questões que pessoas leigas ao assunto possuem. O fato é que, com uma só transmissão ao vivo, alguns desses Vtuber faturam 11 mil dólares. Um dos exemplos seria Mori Calliope, que faturou mais de 12 mil dólares em apenas uma stream após seus fãs terem uma pequena “guerra” de doações, ou superchats, em sua live. Tendo em conta que algumas Vtubers fazem lives quase todos os dias do mês, se elas são streamers grandes é possível dizer que seu sustento pode vir exclusivamente desse trabalho.

Atualmente existem até mesmo diversas agências de talentos que ajudam Vtubers ou pessoas que queiram se tornar Vtubers a crescer, ganhar uma comunidade e até fazer seu próprio avatar. Mas como é possível criar seu próprio Vtuber? Será que é muito difícil? Nesse artigo iremos citar alguns exemplos para você entender. A criação pode, de fato, levar alguns meses e várias etapas. No entanto, o resultado final faz tudo valer a pena. Vamos entender mais sobre esse processo.

Você pode gostar:  9 animes parecidos com Tokyo Ghoul (2014)

O que é o modelo de um Vtuber?

O avatar virtual de um Vtuber é a parte mais importante de sua personalidade online. Apenas com esse avatar ele pode ser um Vtuber, seja ele 2D ou 3D ou até mesmo uma imagem PNG em transparente. O tipo de modelo não importa e pode ser de escolha pessoal, pois existem várias pessoas com modelos diferenciados que ganham muita atenção nesse meio.

No entanto, algo que interessa mais quem assiste o Vtuber em si, seria a qualidade desse modelo. Enquanto alguns modelos são apenas modelos de busto para cima, outros são modelos de corpo completo, ou seja, caso seja necessário, o Vtuber pode utilizar o modelo como um corpo real. Por exemplo, ele pode dançar caso desejar, pois seu modelo possui todo o corpo para seguir seus movimentos.

Outro fator que atrai mais os telespectadores seria a qualidade do ‘tracking’. Ou seja, os movimentos do outro lado da tela sendo acompanhados. Quanto melhor for a qualidade do tracking, mais fiel e real a experiência dos inscritos se torna. Isso por conta do fato que, mesmo que o avatar seja virtual, ele começa a se sentir cada vez mais real com movimentos reais. Atualmente, é comum ver as Vtubers da grande empresa Hololive usando seus avatares de corpo inteiro para jogar jogos em VR ou dançar durante seus shows ao vivo.

Quanto custa criar um avatar virtual?

Esse é um dos fatores que pode afastar muitas pessoas da ideia de se tornar um Vtuber. Em geral, os valores de um avatar podem mudar dependendo de seus detalhes. Por exemplo, um avatar em 3D, de corpo inteiro, com um tracking no modelo todo, dois tipos de looks, ou seja, roupas diferentes e outros pequenos detalhes poderia custar quase ou até mais de mil reais. Apesar de ser um investimento alto, devemos lembrar que alguns desses Vtubers faturam muito com suas streams. Mas, em geral, os preços a seguir são a média do mercado atual para criar um avatar virtual com a ajuda de um modelador, um artista e um animador que possa produzir o tracking de seu modelo:

  • Modelo 3D com maiores detalhes, corpo inteiro e design complicado: Entre 1 até 2 mil reais;
  • Modelo 3D com menor detalhe, apenas busto para cima e design normal: Entre 500 até 900 reais;
  • Modelo em 2D com alto detalhe, tracking aceitável e design complicado: Na faixa de 450 até 800 reais;
  • Modelo em PNG transparente: Entre 50 até 200 reais, sendo a opção mais barata dessa lista.
Você pode gostar:  Shows do Hololive: Onde ver, quanto custa e como funciona?

Como os preços já podem mostrar, começar como um PNGTuber é uma opção ideal para novatos. Sendo assim, pense bem em qual opção você vai escolher. Além disso, um PNGTuber é mais acessível no Brasil e é mais fácil encontrar artistas ou meios de produzir o seu modelo de graça na Internet. Alguns exemplos seriam o Picrew ou o Doll Maker.

Afinal, como criar seu próprio Vtuber? Veja 4 opções viáveis!

Sabendo sobre esses detalhes mínimos, podemos ir até o assunto principal. Como uma pessoa pode criar seu próprio Vtuber? A verdade é que será muito difícil uma pessoa criar seu modelo por conta própria. O ideal é pagar pessoas para montar seu personagem, caso você esteja fazendo um modelo 3D ou 2D do zero. Sendo assim, vamos entender onde você pode encontrar esse tipo de serviço abaixo!

Top 4 melhores Vtubers independentes
Top 4 melhores Vtubers independentes

Fiverr

A plataforma Fiverr está cada vez mais popular para artistas independentes que desejam vender seus pacotes de arte e encomendas personalizadas. No site é possível encontrar pessoas que fazem modelos de Vtubers em 3D ou 2D e até PNGTubers do zero. Os valores tendem a variar de acordo com a experiência, o traço e a dificuldade de seu design.

Twitter

Uma das redes sociais mais conhecidas do mundo seria o Twitter. Não há como negar que a grande parte dos Vtubers utiliza essa rede social. Os melhores exemplos seriam a equipe inteira de Hololive, presente na plataforma com mais de um milhão de seguidores em suas contas. 

Além de ser um ótimo local para conhecer outros Vtubers, é um local para conhecer artistas que podem produzir seu modelo virtual. Pesquise ‘encomendas abertas’ na barra de pesquisa e procure alguém que possa fazer o design de seu modelo, o próprio modelo ou seu PNGTuber do zero. E aí, o que achou dessas opções? Se você fosse uma estrela virtual, como seria seu avatar? Conte-nos abaixo!

Você pode gostar:  Quanto custa para criar um avatar de Vtuber?

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Imagem padrão
Camille Paoleschi

Me chamo Camille, tenho 19 anos e escrevo desde minha infância. Atuo como redatora de conteúdo e sou apaixonada em animes de vários gêneros, desenhos animadoa e video games. Tenho um interesse enorme por idols, Vtubers e suas seiyuus.

Artigos: 57

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.